Confira as oportunidades e o futuro da tecnologia Blockchain
A tecnologia Blockchain é uma das ferramentas mais revolucionárias dos últimos tempos e tem ganhado espaço nas empresas
atualizado
Compartilhar notícia
A tecnologia Blockchain é uma das ferramentas mais discutidas e revolucionárias do nosso tempo e tem ganhado amplo destaque entre as empresas que desejam estar um passo à frente do mercado de tecnologias emergentes. É a espinha dorsal das criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, mas tem o potencial para muito mais.
A indústria do mecanismo está desbravando novas fronteiras com o tempo. Ela é uma das principais inovações do setor financeiro e mantém a promessa de reduzir fraudes, garantir transações, negociações rápidas e seguras e, finalmente, ajudar a gerenciar o risco dentro do sistema financeiro global interconectado.
O Blockchain consegue isso por meio de criptografia avançada, projetada para ser resistente ao hacking, adicionando confiança ao ecossistema de transações. Atualmente, a criptomoeda é uma das principais vitrines da tecnologia no sistema financeiro.
O uso dessa ferramenta permite que os usuários de dados troquem informações com segurança sem intermediários e também oferece uma infinidade de benefícios para as organizações. Estima-se que as empresas financeiras possam economizar até US$ 12 bilhões por ano.
A demanda por profissionais existe em todos os setores, como o de serviços financeiros, saúde e cadeia de suprimentos. Um dos requisitos básicos para se tornar um desenvolvedor de Blockchain é uma base sólida de programação, matemática e algoritmos, juntamente com uma compreensão dos fundamentos por trás da tecnologia.
Casos de uso da tecnologia Blockchain
Gerenciamento da cadeia de suprimentos: elas estão se tornando mais transparentes e rastreáveis graças ao mecanismo. O Walmart Canada, por exemplo, usou o Blockchain para desenvolver um sistema automatizado para controlar pagamentos e faturas de seus 70 provedores de frete terceirizados. A empresa atualmente usa o sistema para rastrear a origem de mais de 25 produtos, de 5 fornecedores diferentes. Isso ajuda a empresa a garantir a segurança e aumentar a confiança do cliente.
Bancos e Finanças: as transações financeiras estão sendo mais eficientes, e os serviços bancários estão ficando menos caros. A J.P. Morgan, uma empresa multinacional de serviços financeiros, emprega a tecnologia para facilitar pagamentos entre bancos internacionais. Isso inclui transferências feitas para bancos beneficiários em outros mercados por bancos de Taiwan. A JPMorgan Chase & Co. declarou a adoção da Blockchain para acordos colaterais no ano passado.
Indústria da música: a distribuição de royalties aos músicos está sendo mais justa e transparente. Para gerenciar milhões de pontos de dados crowdsourced e obter recursos ou informações de pessoas através da internet com classificações e perfis em tempo real, por exemplo, o Viberate — um ecossistema descentralizado para talentos da música — emprega o Blockchain.
Os tokens VIB — que a empresa vê como o dinheiro digital preferido na indústria musical — são usados para recompensar os membros da comunidade. Isso simplifica a obtenção de royalties de serviços de streaming e garante que os artistas sejam compensados de forma justa por seu trabalho.
Mercado Imobiliário: as transações imobiliárias estão se tornando mais eficazes por causa desse mecanismo. Por exemplo, a empresa ATLANT criou um ecossistema baseado em Blockchain que permite o aluguel de imóveis alugados usando a tecnologia. Ela foi projetada para resolver o problema de fraude no mercado imobiliário registrando a propriedade em um livro distribuído. Os imóveis podem ser tokenizados e, depois disso, podem ser trocados on-line, como ações em uma bolsa de valores.
No Brasil, existem inúmeras empresas implementado essa tecnologia inovadora, entre elas, posso citar a empresa Verifygram que é uma plataforma que oferece serviços de verificação e autenticação de contas de redes sociais, especialmente no Instagram. Através da criação de NFTs, a empresa garante a autenticidade e integridade das informações fornecidas. Isso é especialmente importante para influenciadores digitais, artistas, empresas e outras pessoas que desejam ter a sua conta verificada no Instagram e aumentar a confiança dos seus seguidores.
Estima-se que a indústria de Blockchain valerá US$163,83 bilhões até 2029, e que venha com uma taxa de crescimento anual composta de 56,3%. O futuro dessa tecnologia é brilhante e novas oportunidades em todos os setores estão se abrindo neste campo todos os dias.
(*) Caroline Kalil é consultora de direito digital, investidora de criptomoedas, colecionadora de NFTs com certificação em KYC Blockchain Professional pela Blockchain Council, e blockchain development pela Consensys, além de autora do e-book O Metaverso Simplificado