Confira 9 dicas testadas e aprovadas para manter o cabelo brilhoso
Restaurar o brilho do cabelo não é uma missão impossível. Veja as táticas e coloque o quanto antes em prática para ter fios radiantes
atualizado
Compartilhar notícia
Cabelo opaco, seco e sem vida é motivo de desespero. Quem passa maus bocados com a situação, fique tranquilo, dá para reverter o quadro com hábitos simples, testados e aprovados por profissionais que comandam o serviço de assinatura de beleza norte-americano Birch Box. Os experts ficam por dentro dos maiores avanços no universo capilar e avisam: “Restaurar o brilho dos fios não é uma missão impossível”. Aos interessados em ter madeixas saudáveis e radiantes, confira as nove dicas surpreendentes.
A seguir, a coluna Claudia Meireles te conta tintim por tintim!
Xampu clarificante
Quando aplicado em exagero, o xampu pode prejudicar a vitalidade dos fios. Por exemplo, remover a oleosidade natural das madeixas que ajuda a mantê-las fortes e saudáveis. De acordo com os profissionais de beleza do Birch Box, quando precisar trocar o produto ou ter usado bastante um xampu a seco, vale apostar em um com função clarificante. A fórmula tende a livrar o cabelo do acúmulo de excesso de resíduos, capaz de bloquear o brilho.
Para quem tiver cabelo crespo ou cacheado, a alternativa é passar um óleo de tratamento em modo de espuma. Além de nutrir e embelezar, a fórmula de “mousse” não sobrecarrega as madeixas. Ao comprar o produto, busque embalagens com ponta de bico a fim de atingir o couro cabeludo na hora da aplicação. Momentos depois, verá ao vivo o brilho impecável nos fios.
Cuidado com o couro cabeludo
O couro cabeludo também é pele, por isso, o acúmulo de impurezas, produtos e células mortas podem te impedir de desfilar por aí com as madeixas radiantes. Aos interessados em evitar o problema fica a dica de usar um esfoliante capilar com açúcar e aplicá-lo um vez por semana no lugar do xampu. Passe nos fios úmidos, fazendo o movimento desde o couro cabeludo às pontas. O produto ajuda a restaurar a região e mantê-la saudável.
Umidade
Não é só a pele que fica luminosa ao passar o hidratante favorito, as madeixas seguem pelo mesmo caminho quando aplicado o produto adequado. Na próxima lavagem dos fios, adicione ao ritual um condicionador leve. Na composição, o produto deverá ter óleos ricos em nutrientes, como abacate ou azeite de oliva. A dupla auxilia na retenção de umidade e proporciona brilho. Os ingredientes contribuem para reduzir as pequenas rachaduras no folículo capilar, capazes de gerar os temíveis frizz e opacidade.
“Uma haste de cabelo menos porosa e cutícula mais lisa aumenta o brilho”, explicou Daniel Belkin, médico do Centro de Cirurgia a Laser e Pele de Nova York. No caso de fios tingidos, vale optar por uma máscara hidratante e passá-la uma vez por semana — ou quando necessário. Os experts recomendam fórmulas específicas ao tipo de madeixas. Mas, quando exigir um controle extra contra danos, fórmulas capilares capazes de reter a umidade são a alternativa ideal por oferecerem tratamento restaurador contra queda e quebra.
Água fria
Nas últimas semanas, a temperatura no Brasil despencou. O frio abre brechas para banhos com a água “pelando”. Entretanto, as madeixas não gostam da atitude. Especialistas atestam que um jato de água fria pode ajudar a selar o brilho e minimizar o excesso de frizz. Proprietário do Davide Hair Studio, em Nova York, o cabeleireiro Davide Marinelli compartilhou uma dica importante que te fará mudar de ideia na hora de molhar os fios.
“Da próxima vez que você lavar as mãos com sabão, enxágue com água quente e preste atenção, pois sentirá-las secas depois. Em seguida, lave-as novamente e enxágue com água fria. Veja como permanecem macias. É a mesma ideia com o cabelo”, orientou o profissional. Ao Birch Box, Davide continuou: “Água fria sela as cutículas capilares, o que mantém a haste do fio firme para baixo, resultando em maior brilho. Bônus: também mantém a cor por mais tempo”.
Investimento
Reparar e hidratar as madeixas de fora para dentro requer uma fórmula leve, por exemplo, produtos compostos por óleo de argan. A substância dá ao cabelo o efeito poderoso de brilho sem deixar o aspecto gorduroso e pesado. Quem tiver pontas duplas ou fios secos, deve investir em itens com o ingrediente e aplicar de uma a três vezes por semana sem passar no couro cabeludo.
Escova e pente corretos
Desembaraçar os fios nem sempre é uma tarefa das mais agradáveis, mas é importante. A atividade permite minimizar a quebra das madeixas e garante que os produtos sejam aplicados de maneira adequada. Antes de utilizar a escova, prefira começar com um pente de dentes largos. Lembrete. Trabalhe da raiz às pontas, instruiu o cabeleireiro Davide Marinelli: “As cerdas de javali são ótimas para distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo da raiz às pontas”.
De acordo com o expert, as escovas redondas proporcionam maior tensão ao secar o cabelo, o que significa maior brilho. Davide aproveitou para compartilhar uma tática preciosa: “Quanto mais longo for o cabelo, maior o diâmetro da escova”.
Secador
“Quando se trata de secar o cabelo, esfriar vale a pena”, avisou o especialista e dono do Davide Hair Studio. Sempre que possível, tente “enxugar” as madeixas ao ar livre para prevenir os fios delicados e melhorar a textura natural. “Seque o 80% do cabelo em alta temperatura, depois com o nível médio, escove para alisar e modelar. Uma escova não deve tocar no cabelo molhado, porque é quando está mais vulnerável a quebras e frizz”, alegou o especialista.
Segue mais um conselho importante de Davide: em vez do secador, primeiramente use as mãos com uma toalha macia, pois a técnica não rompe a cutícula capilar.
Sono
Em tempos de clima seco, o umidificador integra o arsenal para ajudar a dormir bem. Poucos sabem, mas o aparelho contribui com a saúde capilar ao adicionar umidade extra aos fios ressecados na hora do sono e, consequentemente, um dose de brilho. “Adicione gotas de óleo de menta, jasmim ou lavanda no dispositivo enquanto dorme, especialmente em climas frios, quando o cabelo fica crespo e seco. Não só tem um cheiro incrível, mas também combate a secura do ar”, indicou Davide Marinelli.
Alimentação
Máscaras, xampus, condicionadores e óleos não terão eficácia se tiver uma alimentação pobre de nutrientes. Segundo o médico Daniel Belkin, desfilar com madeixas saudáveis e radiantes depende “de dentro”, ou seja, do plano alimentar seguido. Lembre-se de comer ingredientes ricos em ferro, como feijão, beterraba, carne e peixes. “Leve em consideração uma dieta rica em vitamina A e C, ômega 3 e outros ácidos graxos para auxiliar o crescimento do cabelo brilhante”, aconselhou o expert.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.