Confira 9 chás poderosos que impulsionam o processo de emagrecimento
Andrezza Botelho lista nove chás que contribuem com o processo de emagrecimento. A nutricionista atende em uma clínica homônima em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
O desejo de conquistar os quilos desejados na balança requer adotar algumas táticas eficazes, a exemplo de praticar atividade física, optar por uma alimentação balanceada e ter uma boa noite de sono. Não só isso. Existe uma estratégia simples que pode ser de grande valia para o processo de emagrecimento. De acordo com a nutricionista Andrezza Botelho, tomar determinados chás tende a colaborar com a perda de peso.
Tradição milenar no tratamento de doenças, os chás somam poderosas propriedades. Em relação ao processo de emagrecimento, há infusões capazes de ajudar a digestão e até a diminuir a absorção de carboidratos por parte do intestino. Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, Andrezza fez uma lista de nove bebidas naturais que podem contribuir com a redução de medidas.
Idealizadora da Clínica Andrezza Botelho Nutrição Inteligente, fixada em São Paulo, a especialista em saúde começa o rol de indicações com o chá verde, conhecido por ser um termogênico. Segundo a expert, essa infusão acelera a biogênege mitocondrial, ou seja, estimula a oferta de energia por meio de antioxidantes presentes na bebida.
Outro chá que a nutricionista recomenda é o de canela em pau. “Aumenta e melhora a sensibilidade insulínica, grande vilã no processo de emagrecimento”, explica. Entre os benefícios da infusão, estão a diminuição da absorção de carboidratos e o estímulo da termogênese, processo metabólico em que o corpo produz calor para queimar gordura, conforme elenca Andrezza.
Classificado como um superalimento, o gengibre dispõe de um leque de nutrientes. No caso do chá da raiz, as substâncias gengirol e o shogaol auxiliam com o aumento da taxa metabólica basal (TMB), em outras palavras, significa a quantidade de energia necessária para a manutenção das funções vitais do organismo ao longo de 24 horas. A infusão impulsiona a redução de peso e de gordura corporal.
A bebida à base de hibisco carrega propriedades anti-inflamatórias e diuréticas. Com efeito “calmante e relaxante”, o chá de melissa combate a insônia, destaca Andrezza. Estudos mostram que não ter uma boa noite de sono atrapalha o processo de emagrecimento. Dormir mal altera a produção de grelina, hormônio com função de aumentar a sensação de fome. A infusão de mulungu, uma casca de árvore, também ajuda na qualidade do repouso noturno.
A nutricionista ressalta que os chás de hortelã e alecrim oferecem benefícios para o sistema digestivo. O primeiro traz propriedades antiparasitárias e é excelente para dores abdominais, enquanto o segundo detém o título de “omeprazol natural”, sustenta a expert. Ela finaliza a lista com a infusão de espinheira-santa. “Recomendada para dores gástricas e cicatrizações estomacais”, conclui Andrezza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram