metropoles.com

Confira 8 vegetais para diminuir a inflamação, segundo nutricionistas

Além de frutas, peixes e temperos, como açafrão, alecrim, gengibre, canela e alho; que tal apostar, também, nos vegetais coloridos?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels
Diferentes vegetais, como pimentão, tomate, alho e cebola em uma mesa - Metrópoles
1 de 1 Diferentes vegetais, como pimentão, tomate, alho e cebola em uma mesa - Metrópoles - Foto: Pexels

Estresse, álcool, poluição, noites mal dormidas, tabagismo e o consumo de alimentos ultraprocessados são as principais causas da inflamação crônica, que, diferentemente da inflamação aguda, não se resolve após um período de tempo — e pode desencadear doenças.

Ter uma dieta anti-inflamatória, portanto, é uma excelente forma de se combater o quadro, principalmente ao incluir frutas, peixes e temperos, como açafrão, alecrim, gengibre, canela e alho, na dieta. Mas que tal apostar, também, nos vegetais coloridos?

Ao portal Real Simple, as nutricionistas Janice Chow e Annie Zappulla explicaram que os ingredientes anti-inflamatórios contém antioxidantes e fibras, que ajudam a desenvolver um sistema imunológico saudável, bem como a saúde intestinal, entre outros benefícios. Elas revelaram oito vegetais que podem contribuir — e muito — com esse objetivo.

Confira:

1 – Folhas verdes escuras

As folhas verdes escuras são uma fonte abundante de fibras e antioxidantes, o que inclui vitamina C e A; carotenóides, como luteína e beta-caroteno; e polifenóis, como a quercetina.

Espinafre, couve e acelga são exemplos desses alimentos.

2 – Tomates

Tecnicamente, o tomate é uma fruta, mas de acordo com Janice Chow, esse pode ser “o único vegetal que contém todos os três tipos de carotenóides: licopeno, alfa e beta-carotenos e luteína”.

Ambas as profissionais sugeriram ingerir o ingrediente cozido, visto que o licopeno se torna mais disponível para ser absorvido pelo organismo no momento que se cozinha o alimento em óleo.

Tomates
Tomate é um alimento antiinflamatório

3 – Cogumelos

Cogumelos portobello, shiitake ou champignon são aliados para quem almeja desinflamar, em razão da presença de antioxidantes como selênio, vitaminas B2 e B3, ácido fenólico e flavonóides. Eles também são ricos em fibras.

4 – Cebola e alho

Adorada por muitos, essa dupla de ingredientes é muito mais que saborosa: é benéfica para a saúde. Ambos fornecem fibras, vitamina A e C, além de ácido fenólico. “O alho também contém componentes de enxofre, que pode reduzir a inflamação”, disse Annie Zappulla.

Alhos e cebolas
Alho e cebola são benéficos para a saúde

5 – Pimentas

Outro tipo de vegetal que vale o investimento é a pimenta ou pimentão, seja qual for a variedade. No alimento, há antioxidantes, como a vitamina C, e polifenol, no caso a quercetina. “Os pimentões vermelhos, verdes, laranjas e amarelos também fornecem outros antioxidantes, como vitamina E, B2 e o carotenóide chamado beta-caroteno, e são ricos em fibras”, ressaltou Janice Chow.

6 – Chuchu

O chuchu é rico em fibras e antioxidantes, como vitamina C, B2 e B3, e flavonóides.

Chuchu
O chuchu pode diminuir a inflamação

7 – Vegetais crucíferos

Brócolis, couve-flor, couve, repolho, kale, rúcula, agrião, entre outras verduras, são exemplos de vegetais crucíferos, da família de plantas Brassicaceae.

De acordo com as especialistas, todos eles têm fibras e antioxidantes, como vitaminas C, E e A; flavonóides e sulforafano. “O sulforafano pode ajudar a diminuir a inflamação, reduzindo os níveis de citocinas inflamatórias no corpo”, lembrou Zappulla.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?