Confira 6 benefícios surpreendentes da pimenta para a saúde
À Coluna Claudia Meireles, a nutricionista Andrezza Botelho revelou o composto da pimenta que oferece benefícios para a saúde
atualizado
Compartilhar notícia
A pimenta é conhecida pela capacidade de deixar as refeições mais saborosas, mas as suas vantagens vão muito além da essência picante. E o composto responsável por oferecer benefícios à saúde é a capsaicina, que causa a sensação de ardência.
Essa substância presente na fruta apresenta propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas, o que a torna benéfica para a saúde”, conta Andrezza Botelho, nutricionista com especialidade clínica funcional e integrativa.
À coluna, a profissional listou seis benefícios surpreendentes da pimenta para a saúde. Confira!
Estimula a digestão
“A capsaicina estimula a produção de sucos gástricos e enzimas digestivas, o que pode melhorar a digestão e reduzir o risco de indigestão”, afirma a expert.
Ação anti-inflamatória
O composto da pimenta tem propriedades que ajudar a reduzir a inflamação no corpo, aliviando sintomas de condições como artrite e dores musculares.
Auxilia na perda de peso
“A pimenta auxilia no emagrecimento, pois a capsaicina pode aumentar o metabolismo, promover a queima de gordura e suprimir o apetite, resultando em um maior gasto energético”, enuncia.
Melhora a circulação sanguínea
A capsaicina age dilatando os vasos e reduzindo a formação de coágulos. “Isso pode contribuir para a saúde cardiovascular e prevenir doenças como aterosclerose”, explica Andrezza.
Propriedades antioxidantes
A fruta contém antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a combater os radicais livres no organismo, protegendo as células contra danos oxidativos e reduzindo o risco de doenças crônicas.
Alívio da dor
A capsaicina tem propriedades analgésicas. “Quando aplicada topicamente, pode ajudar a aliviar a dor muscular e articular. Além disso, pode ser utilizada em produtos para aliviar dores neuropáticas”, esclarece
Mas, em conversa com à Coluna Claudia Meireles, a profissional ressalta que pessoas com condições específicas, como gastrite, úlceras ou doença inflamatória intestinal e sensibilidade à pimenta, devem ter cuidado para não consumi-la em grande quantidade.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.