metropoles.com

Confira 6 alimentos que devem ser evitados por “atacar” a dermatite

As nutricionistas elencaram seis alimentos que devem ser “cortados” das refeições de quem recebeu o diagnóstico de dermatite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kinga Krzeminska/Getty Images
Foto colorida de mulher de casaco verde-claro se coçando - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher de casaco verde-claro se coçando - Metrópoles - Foto: Kinga Krzeminska/Getty Images

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de eczema, principalmente na infância, embora alguns casos possam ter início na vida adulta. Estima-se que até 20% das crianças brasileiras apresentem a condição, que pode resultar em desconforto físico e emocional.

Entre os principais sintomas está a pele seca com prurido constante, conforme elenca a SBD. O indício faz com que o paciente tenha ferimentos devido ao ato de se coçar. Recorrer ao dermatologista para saber como tratar deve ser a primeira atitude do indivíduo. No rol de novos hábitos a serem adotados, consta também evitar determinados alimentos.

Imagem de mulher negra coçando o braço - Metrópoles
Os primeiros sintomas da dermatite costumam surgir na infância e continuam na fase adulta

De acordo com a nutricionista Ana Paula Arantes, do Instituto Nutrindo Ideias, pode haver associação entre dermatite atópica e alergia alimentar. “A exclusão de determinados alimentos pode reduzir as manifestações dermatológicas”, argumenta a profissional pós-graduada em nutrição esportiva e estética.

A coluna Claudia Meireles também conversou com a nutricionista Veridiana Sass, pós-graduanda em gastroenterologia e especializada em modulação intestinal. A dupla de experts elege seis alimentos que devem ser “cortados” das refeições de quem recebeu o diagnóstico de dermatite.

pessoa servindo um copo de leite
O leite e derivados ocupam a primeira posição das listagens das duas nutricionistas

Leite de vaca e derivados

Unanimidade, o topo das listas elaboradas pelas duas nutricionistas traz o leite e derivados como os principais alimentos a serem evitados pelos pacientes que enfrentam a condição dermatológica. “Os produtos lácteos podem desencadear reações alérgicas e inflamatórias em indivíduos suscetíveis”, aponta Ana Paula.

Veridiana, por sua vez, faz a seguinte explicação: “Indivíduos alérgicos a proteína do leite, principalmente à caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina, o consumo de lácteos pode comprometer o sistema imunológico contribuindo para a instalação de inflamações sistêmicas, liberação de histaminas e, consequentemente, o surgimento de reações alérgicas, incluindo as dermatites.”

Imagem colorida de crianças com o braço manchado. Ela está vestida de rosa enquanto se coça - Metrópoles
As coceiras da dermatite podem ser mais intensas nas dobras do corpo, como atrás do joelho e braço

A especialista em modulação intestinal ressalta que a intolerância e a má digestão da lactose — ou seja, o açúcar presente no leite e derivados — também tende a contribuir com a inflamação da pele e dermatites.

Glúten

Enquanto para Ana Paula o glúten é o segundo alimento a ser cortado da dieta, Veridiana Sass o numera como quarto. “Encontrado no trigo, cevada e centeio, pode causar inflamações em pessoas sensíveis e intolerantes”, esclarece a pós-graduada em nutrição esportiva e estética.

Ana Paula acrescenta que o consumo de glúten tende a agravar os sintomas dos pacientes com dermatite. Pós-graduanda em gastroenterologia, Veridiana frisa sobre existir muitos indivíduos com dificuldade em digerir a proteína do trigo.

“Associado a má digestão, a alta frequência e quantidade de consumo [do glúten] podem gerar uma quebra da tolerância imunológica ocasionando uma resposta inflamatória da pele e outros sintomas alérgicos”, sustenta Veridiana Sass.

doença celíaca celiacos intolerância ao glúten
Algumas pessoas têm intolerância ao glúten, composto de proteínas encontrado no trigo

Alimentos processados e ricos em açúcar

Na terceira colocação do rol de Ana Paula Arantes aparecem os alimentos industrializados e com alto índice glicêmico. Essas opções tendem a aumentar a inflamação no organismo, conforme endossa a nutricionista: “A ingestão excessiva de açúcar pode elevar os níveis de insulina, resultando em inflamações e erupções cutâneas”.

Ovos

Veridiana Sass salienta o motivo dos ovos oferecerem “perigo” para quem tem dermatite atópica. “As proteínas presentes principalmente na clara — como albumina, ovomucoide e ovoalbumina — também desencadeiam sintomas alérgicos em indivíduos que apresentam hipersensibilidade aos componentes do alimento quando consumido”, elucida. A nutricionista evidencia que isso tende a afetar a pele.

Foto mostra um ovo cozido cortado ao meio, com temperos em pó - Metrópoles
Proteínas presentes no alimento tendem a desencadear sintomas alérgicos em quem tem hipersensibilidade

Amendoim

Especialista em modulação intestinal, Veridiana enfatiza sobre o amendoim ser um dos alimentos prejudiciais aos pacientes de dermatite. “Em sua composição, há um grupo de proteínas, sendo as mais importantes Ara H 2 e Ara H 8, que também pode desencadear sensibilidades, alergias e reações sistêmicas”, menciona.

A nutricionista explana que o alimento favorece “além da sensibilidade proteica”. “Existe um alto índice de contaminação do amendoim por aflotoxinas, substância tóxica produzida por fungos, que quando ingeridos também tendem a manifestar reações alérgicas, incluindo dermatites”, declara. Veridiana complementa sobre esses compostos serem encontrados no trigo, nozes e milho.

Frutos do mar

A nutricionista Ana Paula Arantes finaliza com frutos do mar o rol de alimentos a serem evitados pelos pacientes com dermatite. Comê-los favorece o surgimento de reações alérgicas em algumas pessoas, o que leva a erupções cutâneas e a piora da condição dermatológica. “A histamina liberada durante essas reações causam prurido e inflamação na pele”, finaliza a especialista.

Foto colorida de variedade dos frutos do mar - Metrópoles
Os frutos do mar podem ser um “perigo” para os indivíduos diagnosticados com dermatite

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?