Confira 5 formas de eliminar rugas e linhas de expressão sem agulhas
Esses tratamentos alternativos atuam na produção de colágeno da pele, proteína que garante firmeza e elasticidade ao tecido
atualizado
Compartilhar notícia
Diante de tantos tratamentos de beleza disponíveis no mercado, há pessoas que ainda preferem por abordagens menos invasivas, ou seja, não injetáveis ou cirúrgicas. Quando falamos de rugas ou linhas de expressão, o caminho é o mesmo. Podemos contar com um universo de procedimentos que auxiliam na amenização do problema.
Esses tratamentos alternativos atuam na produção de colágeno da pele, proteína que garante firmeza e elasticidade ao tecido. Com isso, temos uma aparência muito mais saudável. Acrescente uma rotina de skincare personalizada e voilá: sua face ficará muito mais hidratada, jovem e brilhante.
A seguir, você confere cinco dicas para eliminar rugas e linhas de expressão sem agulhas:
1 – FPS
A dermatologista Anjali Mahto disse à edição britânica da Vogue que prevenir é sempre melhor do que remediar. Logo, incorporar um protetor solar na rotina de cuidados com a cútis é um ato fundamental. “Estima-se que cerca de 80% do envelhecimento da pele é resultado de danos causados pelos raios UV, portanto, um FPS deve realmente ser sua primeira opção”, explicou.
Clique aqui e descubra 7 protetores solares para cuidar da pele no verão.
2 – Ácidos esfoliantes
Outro truque é adotar o ácido esfoliante como aliado, o que aumenta a luminosidade, suaviza a textura irregular da derme e remove células mortas do rosto. “Os alfa-hidroxiácidos [AHAs] são uma ótima opção se sua pele pode tolerá-los, mas para uma versão mais suave, procure os poli-hidroxiácidos [PHAs]”, recomendou a médica.
“Seu tamanho molecular maior significa que eles não penetram tão profundamente quanto os AHAs, mas ainda têm excelentes propriedades esfoliantes”, esclareceu Anjali Mahto.
Clique aqui e entenda (de vez) para que serve cada ácido na rotina de skincare.
3 – Retinóides
Outro termo para você inserir no vocabulário: os retinóides, moléculas quimicamente relacionadas com a vitamina A e que incluem as substâncias ativas acitretina, adapaleno, alitretinoína, bexaroteno, isotretinoína, tazaroteno e tretinoína. Comprovadamente, eles reduzem linhas de expressão e rugas, além de estimularem a produção de colágeno.
“Os retinóides funcionam aumentando a renovação celular da pele para permitir que células mais jovens e frescas cheguem às camadas superiores da derme”, informou a dermatologista. “A chave é persistir — os retinóides podem aumentar a sensibilidade e, muitas vezes, resultar em descamação, além de levar uma média de três a seis meses antes de você notar qualquer melhora, com resultados continuando a melhorar ao longo do tempo”, afirmou a profissional.
A dica é inseri-lo à rotina de cuidados com a cútis lentamente, aplicando à noite, seguido de um bom hidratante.
4 – Microagulhamento + radiofrequência
Que tal experimentar a combinação de microagulhamento e radiofrequência para uma derme mais lisa? A especialista em pele Debbie Thomas falou ao portal que essa ação permite criar microcanais na pele, que, por si só, desencadeariam uma resposta regenerativa de cura. No entanto, a “mágica” acontece quando um minúsculo pulso de radiofrequência também é depositado na pele através das agulhas.
Vale lembrar que o microagulhamento é executado com agulhas bem pequenas para produzir furos minúsculos na pele, o que é diferente de um injetável, por exemplo, e não é desconfortável. “Ele sobrecarrega a firmeza e o preenchimento da pele”, destacou Debbie.
5 – Laser
Maryam Zamani, cirurgiã oculoplástica e médica de estética facial sediada em Londres, mencionou à Vogue britânica o Sciton Halo como uma opção ao combate às rugas. “É um laser fracionado híbrido usado para desencadear a resposta natural de cura do corpo para atingir com precisão os danos da pele e melhorar a aparência de linhas, rugas, danos causados pelo sol e poros dilatados”, comentou.
A profissional ressaltou ainda que o tratamento também estimula a produção de colágeno para resultados que melhoram com o passar dos meses.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.