Confira 10 destinos brasileiros pouco explorados para conhecer em 2022
O influenciador Álvaro Fernandes listou 10 destinos para conhecer o quanto antes. Ele comanda o canal Estruturando Ideias
atualizado
Compartilhar notícia
Se pudesse descrever uma das melhores sensações do mundo, qual seria? Sem dúvidas, algumas pessoas vão responder viajar. Montar o roteiro, arrumar as malas, não esquecer da passagem, cruzar o portão de embarque e chegar ao destino. Caso a linha do tempo descrita soe como música aos seus ouvidos, vale ficar atento às dicas do influenciador Álvaro Fernandes. Ele desbravou mais de 40 países, sendo 25 sem falar inglês.
Carioca, Álvaro criou o canal Estruturando Ideias. Na plataforma, compartilha experiências, como desbravar os seis continentes no modo mochilão ou na versão luxuosa. A coluna Claudia Meireles pegou carona com o influenciador, não para destinos internacionais, mas sim para viagens em solo verde-amarelo. Em um bate-papo descontraído, ele deu dicas e listou 10 lugares pouco explorados no Brasil que merecem ser visitados ainda neste ano.
Primeiro e próximos embarques
A primeira viagem que Álvaro fez – ou melhor, lembra-se de ter feito – foi para os Estados Unidos, em 1998. À época, ele tinha 11 anos. “Uma experiência incrível. Eu conheci a Disney e Miami”, relata. O passeio marcou a infância do influenciador a ponto de guardar vários detalhes na memória por uma década. “Depois de anos, voltei aos EUA para um intercâmbio. Retornei à Disney e me lembrava de tantas vivências”, revela.
“O que me chamou mais a atenção foram as pessoas felizes nos parques. Na época, os adultos radiantes por estarem nos outlets comprando. Eles saíam com 10, 15 sacolas. Achei uma loucura”, rememora Álvaro. Como um bom viajante, o influenciador já está com os próximos destinos escolhidos. Em abril, ele aterrissa na Colômbia, no mês seguinte, é a vez de pisar na Grécia.
Em solo tupiniquim, o influenciador pretende passar um período na Região Sul. Mas, os planos de Álvaro não se resumem a esses destinos. “Assim que a pandemia diminuir e ficar mais tranquilo o tráfego de pessoas, vou para a Europa. Passarei uma temporada por lá”, garante. Questionado sobre qual lugar brasileiro tem como favorito, ele enfatizou: “Difícil escolher só um, posso citar dois?”.
Curitiba e Recife lideram a lista dos destinos prediletos de Álvaro Fernandes. “São duas cidades opostas, mas que me agradam muito. A primeira por conta dos parques, encantos e cervejas maravilhosas. Já a segunda, apresenta uma receptividade ímpar, alegria e calor, que gosto muito”, confessa.
Bagagem de histórias
Os obstáculos não impediram Álvaro de cruzar o Oceano Atlântico. Por exemplo, não ter fluência em língua inglesa. O influenciador fala “pouquíssimo” o idioma. Mesmo assim, completou em oito meses o roteiro de mais de 25 países. Na ocasião, ele estava desempregado. Sem opção e com pouca grana, decidiu seguir viagem. A experiência ocorreu em 2017. Tendo finalizado a meta, o carioca tratou de viver novas aventuras em outros destinos.
Com uma bagagem de histórias para contar, o influenciador chegou a dormir no deserto do Saara quando desbravou o Marrocos. No local, a primeira impressão que ele teve foi: “Um choque cultural enorme. Depois que viajei mais, conheci outros países parecidos”. “Ao chegar em Marraquexe, sofri um impacto muito diferente pela religião, língua e costumes. Realmente, quase 100% o oposto do Brasil”, recorda.
O baque no Marrocos gerou frutos positivos em Álvaro Fernandes. “Desfrutar e entender um pouco da cultura local é algo que nos leva a crescer como pessoa”, argumenta.
Atenção aos planos
A máxima “tudo o que for fazer na vida, requer planejamento”, entretanto, conforme atesta o influenciador, viajar exige maior programação. Na avaliação dele, o tópico é fundamental “tanto financeiro quanto de tempo”. Segundo Álvaro, os viajantes erram na hora de não pesquisarem a melhor estação do ano, o clima local, o valor das atrações do roteiro e se hospedam em áreas distantes dos pontos turísticos do destino.
Álvaro ressalta que alguns viajantes “muquiranas” deixam de se alimentar por considerar como um “gasto a mais”. “Nunca é”, defende. Reservar a ida às atrações, via internet, com antecedência e fazer o “essencial” seguro viagem são outros conselhos.
1 – Planejamento financeiro
2 – Planejamento da quantidade de dias
3 – Pesquisar atração do ano e clima local
4 – Valor das atrações e esquecer de reservar com antecedência pela internet
5 – Seguro viagem
Bora ali?
A coluna não deixaria Álvaro ir para a próxima viagem, na verdade, terminar a entrevista, sem listar lugares pouco explorados no Brasil. Do ponto de vista do influenciador, os 10 destinos devem ser conhecidos. Como o mês atual é fevereiro, há 10 meses para se programar e desbravar os paraísos tupiniquins.
1 – Chapada das Mesas, no Maranhão
“Fui ano passado, é algo magnífico”, destaca o viajante. O lugar integra balneários e cachoeiras paradisíacas.
2 – Alter do Chão, no Pará
De acordo com o influenciador, o reduto paraense promete ser uma grande atração para os próximos anos. “Além de ser bonito, os preços são bem acessíveis”, indica.
3 – Bombinhas, em Santa Catarina
“Praias belíssimas, diversas trilhas e tudo pertinho, sem contar as ótimas opções gastronômicas”, sugere o carioca.
4 – Governador Celso Ramos, em Santa Catarina
Segundo Álvaro Fernandes, o destino é pouco explorado. O lugar tem diversas praias, sendo considerado o ponto de fuga para quem mora em Balneário Camboriú.
5 – Itajaí, em Santa Catarina
Do ladinho de Balneário Camboriú, a cidade abriga várias praias espetaculares. Há opções para todos os gostos, como quem prefere o mar agitado ou mais calminho. “Tornou-se um reduto badalado, principalmente pós-praia”, afirma.
6 – Ilha do Mel, no Paraná
Quem prefere uma ilha pacata, segue a sugestão bem perto de Curitiba. O paraíso está rodeado de belíssimas praias. Álvaro recomenda o refúgio para quem quer descansar. “Lugar ideal”, aconselha. Ele acrescenta: “Dá para fazer um bate e volta, não indico, mas caso não tenha tempo, é melhor do que não ir”.
7 – Ubatuba, em São Paulo
O influenciador descreve o destino como surpreendente. “Pouco explorado pelos brasileiros, apenas os paulistas vão lá. O lugar engloba belíssimas praias e trilhas”, garante.
8 – Trindade, no Rio Janeiro
Fica a dica de Álvaro: “Paz e sossego é em Trindade. Esse cantinho carioca apresenta um mar tranquilo e atrações com preços acessíveis”.
9 – Nobres, em Mato Grosso
O influenciador explica que o turismo em Nobres tem crescido, porém, continua pouco explorado. “Certamente, está na lista para ser um destino bem visitado nos próximos cinco anos”, aposta o viajante.
10 – Jalapão, no Tocantins
Em busca de uma viagem acessível e rústica? No Jalapão, o viajante nem se lembra que o sinal da internet está fraco. “Paraísos pitorescos tornam o Jalapão um dos lugares mais incríveis do Brasil”, reforça o influenciador. Ele instrui visitar o Parque Estadual do Jalapão.
“Absurdamente lindo, o parque engloba desde os magníficos fervedouros, uma experiência de outro mundo, até mesmo dunas espetaculares. Atrativo, o Jalapão é uma surpresa diferente”, evidencia Álvaro. Ele sugere sete dias para explorar bem a região e as cidades ao redor do paraíso no estado do Tocantins.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.