Como será o Réveillon em Noronha após a proibição dos aviões a jato?
Há anos, Fernando de Noronha tem sido o refúgio para muitos famosos. O acesso à ilha se tornou ainda mais difícil devido a uma restrição
atualizado
Compartilhar notícia
O território brasileiro é uma imensidão sem fim. Mas existe uma lista seleta de destinos nacionais, digamos, exclusivos. No quesito Réveillon, o litoral é campeão devido à beleza deslumbrante das praias e a mais alta qualidade das festas de Ano Novo. Mas já parou para pensar aonde as celebridades brasileiras costumam ir para passar a noite de virada?
Há anos, Fernando de Noronha tem sido o refúgio para muitos famosos — e parece que isso não vai acabar tão cedo. Pertencente ao estado de Pernambuco, o arquipélago paradisíaco é formado por 21 ilhas em uma extensão de 26km². A principal e maior de todas, que também recebe o nome de Fernando de Noronha, é a única habitada. As demais integram o Parque Nacional Marinho, e só podem ser visitadas com licença oficial do IBAMA.
O destino é declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e protegido pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
Por que Noronha é tão atraente para os famosos?
A rotina agitada e a agenda cheia das celebridades brasileiras demandam uma pausa para descanso. Fernando de Noronha é o recanto ideal para quem busca paz, tranquilidade e privacidade. Devido aos altos custos de uma viagem ao local, é possível assegurar exclusividade no arquipélago — tudo que um famoso quer, não é mesmo?
Durante o dia, é possível se deliciar no mar azul turquesa e nas praias à escolha de cada um — seja a mais movimentada ou a mais despovoada. Já ao escurecer, o que há de melhor nas festas noturnas agita a ilha cinematográfica reunindo gente bonita e música boa.
Réveillon
Primeiramente, vale destacar que o número de pessoas liberadas para as festas de Ano Novo em Fernando de Noronha é limitado. Ainda, elas são privadas. Para participar da folia, é preciso desembolsar boas quantias.
O Réveillon de 2019/2020 foi o primeiro do arquipélago a ser aberto ao público, com evento pago pelo governo de Pernambuco e administração da ilha e realizado na praça do Porto de Santo Antônio.
As festas Corona Sunsets, Zé Maria, Borogodó, Réveillon Carvalheira, Memórias e Bênção foram algumas das mais disputadas no destino. Renomados DJs e cantores desembarcaram por lá para se apresentarem. Isso tudo sem contar com as festividades particulares nas pousadas de Noronha.
Pousadas
Se estamos falando de exclusividade, pense no mais alto patamar das pousadas disponíveis para os turistas. É a Maria Bonita, pousada inaugurada pelo ator Bruno Gagliasso em 2016. No final de 2020, o global inaugurou outra similar, batizada de Maria Flor. A diária? Humildes R$ 2 mil…
Ver essa foto no Instagram
Os business da hotelaria de Gagliasso são a prova viva de que ele próprio tem um amor sem igual pela ilha. Mas não só ele. Bruna Marquezine, Giovanna Lancellotti, Isis Valverde, Ludmilla, Hugo Gloss, Fernanda Motta e Fernanda Paes Leme são alguns dos nomes que já se hospedaram no local.
Outra parada obrigatória para quem for dormir em Noronha é a pousada Morena, com vista privilegiada para o Morro do Pico, cartão-postal da região. Impossível não olhar as fotos instagramáveis do empreendimento sem desejar passar um dia sequer no recanto. A brasiliense Vic Henriques já visitou o spot.
Ver essa foto no Instagram
Por fim — e não menos impactante —, o Nannai Noronha Pousada Boutique. Com apenas 10 acomodações, a poucos metros da Baía do Sueste, uma das mais protegidas da ilha, o hotel traz de brinde a visão das ilhas do Chapéu e Cabeluda. De Brasília, a viajante Isabella Nogueira Lim já se hospedou lá.
Ver essa foto no Instagram
Rostinhos conhecidos
Já que estamos falando de celebridades, que tal conhecer mais o rol de famosos que escolheram, nos últimos anos, a ilha para curtir o Réveillon? A chegada de 2020 foi celebrada no paraíso por Giulia Costa, Isabella Santoni, Manu Gavassi, Carol Dantas, Hariany Almeida, Nathália Dill, Felipe Roque, Paulinho Vilhena, Giovanna Lancelotti, Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Bruno Gissoni, Yanna Lavigne e Aline Riscado.
Já Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso, Bruna Marquezine, Agatha Moreira, Giovanna Lancelotti e Rodrigo Simas foram alguns que festejaram o ano de 2022 no arquipélago dos sonhos. Caio Castro curtiu o Ano Novo em Morro de São Paulo, na Bahia, mas seguiu para Noronha para aproveitar as “férias das férias”, conforme publicou no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Surubão de Noronha
Uma polêmica de 2019 envolvendo Fernando de Noronha e o casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank repercutiu na internet. Apelidada de Surubão de Noronha, a “treta” nada mais é do que uma acusação feita por um perfil anônimo no Instagram de que artistas da Globo participaram de orgias na ilha. Como Gagliasso é dono de pousada e sempre desembarca no destino, seu nome acabou se tornando o centro das atenções na época.
Leia: Bruno Gagliasso fala tudo sobre orgia dos famosos
Aviões a jato proibidos
O acesso à ilha se tornou ainda mais difícil devido à recente proibição da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de pousos de aviões a jato, como Boeing e Embraer, no aeroporto local. Esse é o tipo de aeronave mais usado no destino.
A regra passou a valer no dia 12 de outubro e, de acordo com a portaria da Anac, a medida não tem prazo determinado e valerá até o cumprimento de condições que não foram divulgadas. O motivo da restrição foram as condições da pista.
Hoje, Noronha recebe cinco voos por dia, sendo quatro em aviões a jato e um em Boeing. Aos sábados, o destino também acolhe um voo da Azul, no turboélice ATR, que segue permitida pela ANAC.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.