Como reciclar cada produto de beleza? Saiba o passo a passo
Entenda como fazer o descarte consciente de cada embalagem e confira marcas de beleza que adotam um sistema sustentável
atualizado
Compartilhar notícia
Na última semana, dia 18 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, implementado em 2018 para conscientizar a população sobre a importância de reutilizar materiais que, em um primeiro momento, podem ser pensados como lixo.
Apesar da importância do tema e do quanto ele é difundido mundo afora, no Brasil as taxas de reciclagem estão longe do ideal. Em um levantamento feito em 2021 pelo SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), foi apontado que o país recicla apenas 2,1% do total de resíduos coletados. O percentual é o mesmo há pelo menos três anos.
Mas você deve se perguntar: onde você e seus produtos de beleza entram nisso? Apesar de sua rotina de cuidados parecer inofensiva para a natureza, só com o básico se produz mais lixo do que se pode imaginar. Em todo o mundo, mais de 120 bilhões de embalagens são produzidas por ano para a indústria da beleza, sendo a maioria de plástico.
Uma vez que, atualmente, a reciclagem é considerada o sétimo recurso do planeta Terra, ou seja, que a longo prazo vai superar os recursos naturais finitos disponíveis, é cada vez mais importante se conscientizar a respeito disso.
Além da necessidade de criar na população um hábito e preocupação que não existe no que diz respeito à sustentabilidade, também existe o fato de que algumas pessoas que querem reciclar produtos têm dúvidas de como fazer isso da forma correta.
Sabendo disso, a Sustainable Beauty Coalition deu dicas à Marie Claire do Reino Unido de como reciclar cada produto de beleza, e a coluna traz para você.
Confira:
Celofane
Muitos produtos de beleza, como fragrâncias e produtos de maquiagem, vêm embrulhados em celofane. Infelizmente, esse material não pode ser reciclado e deve ser colocado em sua lixeira normal.
Garrafas plásticas
Garrafas plásticas, como as de shampoos e condicionadores, são aceitas pela maioria dos programas de reciclagem. No entanto, certifique-se de esvaziá-las e limpá-las primeiro. Você também pode deixar as tampas, pois elas podem ser recicladas. Se o produto ainda não terminou, não o despeje na pia. Em vez disso, tire o máximo possível e coloque-o em sua lixeira normal (o mesmo vale para qualquer produto do qual você tenha um pouco de sobra).
Aerossóis
Sim, sprays de cabelo e desodorantes podem ser reciclados na maioria dos sistemas de coleta domiciliar. Mas certifique-se de que eles foram completamente acabados antes de reciclá-los.
Maquiagens
Tratam-se de produtos muito complicados para reciclar. No entanto, algumas marcas de beleza já se propuseram a criar pontos de coleta para reaproveitar as maquiagens. No Brasil, alguns exemplos são a Quem Disse, Berenice (Recicla), M.A.C (Back to M.A.C) e O Boticário (Boti Recicla).
Jarras de vidro
Contanto que estes tenham sido esvaziados e limpos, são livres para serem colocados em sua lixeira.
Algodão
Pode parecer estranho, mas o algodão pode ser descartado juntamente com o lixo orgânico, como restos de alimentos. Ou seja, depois de tirar a maquiagem, leve-os direto para a cozinha para jogar fora.
Acessórios de cabelo
Se ainda funcionarem, uma ideia sempre válida é tentar repassar ou doar o produto. Se estiverem quebrados, a melhor opção é procurar pontos de descarte para eletrodomésticos. Uma vez que os acessórios possuem plásticos e metais que podem ser prejudiciais à natureza, é necessário ser consciente antes de jogá-los no lixo.
Esmaltes, frascos de perfume e pincéis de maquiagem
Não podem ser reciclados. Por isso, devem ser colocados no lixo normal.
Escovas e pasta de dente
Como são totalmente recicláveis, desde o cabo de plástico até as cerdas de nylon, as escovas podem ser encaminhadas para a coleta seletiva.
Empresas verdes
Além da população fazer sua parte na ponta do processo, é importante que a indústria e as empresas de beleza também tomem medidas para diminuir o impacto da natureza. De uns anos para cá, algumas marcas adotaram um perfil sustentável – seja nas embalagens ou no conteúdo delas.
Confira algumas delas:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.