metropoles.com

Como é o passeio de trem no Brasil eleito um dos mais lindos do mundo

O passeio de trem oferece um leque de experiências inesquecíveis, como se sentir flutuando pelas nuvens sem ser dentro de um avião

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
Passeio de trem
1 de 1 Passeio de trem - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Curitiba (PR) – O Brasil tem um dos passeios de trem mais bonitos do mundo, conforme elegeram os jornais The Guardian e The Wall Street Journal. O programa sobre trilhos fica no Paraná, mais precisamente na cidade de Morretes. Os visitantes costumam sair do município em direção à capital paranaense.

Além das paisagens paradisíacas, a atração oferece um leque de experiências, como se sentir flutuando pelas nuvens sem ser dentro de um avião.

A Coluna Claudia Meireles teve a oportunidade de fazer o passeio de trem. Antes do início da viagem pelos redutos exuberantes e intocáveis do Paraná, os passageiros conferem a montagem do “quebra-cabeça” dos vagões. Na ocasião, foram 27 deles.

1 de 1

Interior de um dos vagões de luxo

Zig Koch/Imagem cedida ao Metrópoles

No trajeto entre Morretes e a capital paranaense, os passageiros sobem mais de 900 metros acima do nível do mar. O itinerário durou mais de 3h30. Dentro da litorina da categoria boutique, a coluna aproveitou o tour em uma das aconchegantes poltronas. O passeio ocorreu no vagão batizado de Guardiões do Marumbi.

Um dos atrativos do vagão é a varanda central, que possibilita aos passageiros ver as maravilhas do percurso “livres de janelas”. A guia turística Caroline Feijó acompanhou os “viajantes” da vez. Ela contou a história da construção ferrovia, além de revelar curiosidades da rota que passa por 33 estações.

Início do passeio, saindo de Morretes rumo a Curitiba
Responsáveis pela construção da ferrovia

De acordo com Caroline, o planejamento de construção da ferrovia teve início em 1865; entretanto, passaram-se 15 anos até que o projeto efetivamente começasse a ser executado. A inauguração contou com a presença de dom Pedro II.

“A construção começou no ano de 1880 e finalizou em 1885. Ela é considerada até hoje uma das grandes obras de engenharia de todos os tempos. São mais de 40 pontes e viadutos, que ligam o litoral a Curitiba. A ferrovia foi construída de Paranaguá para Curitiba, porque os insumos chegavam em Paranaguá e iam pelo próprio trem, até onde tinham de ir”, explicou a guia.

O “carro” Guardiões do Marumbi foi inaugurado em dezembro de 2021. A decoração interna traz detalhes que homenageiam grandes nomes do montanhismo do Paraná. Inclusive, a denominação dada ao vagão se refere ao Pico do Marumbi, por onde o trem passa próximo e no qual há uma estação.

Trens passando pela natureza intocável
Conjunto do Marumbi

Segundo a guia, a ferrovia só passou a ser um programa turístico em 1997. O trem lotado leva em torno de 1,4 mil pessoas. Pela área preservada de Mata Atlântica, o veículo sobre trilhos anda a 35 quilômetros por hora, no máximo. Na região urbana, a velocidade reduz para 15.

Durante a excursão, os passageiros são recepcionados com uma taça de espumante. No serviço de bordo incluso, são disponibilizados café, água, refrigerante, cerveja, suco e chá gelado. Na metade do itinerário, todos recebem uma caixinha com o lanche. Em um dos trechos do percurso, os passageiros se sentem flutuando, já que não é possível ver o trem passando pelos trilhos.

Vagões da Serra Verde Express
Em alguns trechos da rota, os passageiros não veem o trilho

Entre tantos momentos esperados, ver o pôr do sol é um dos ápices do passeio. Passar pelos túneis deixa um friozinho na barriga, mas a sensação logo vai embora com a paisagem que surge após o veículo sair do ambiente. Do alto, os passageiros veem a cachoeira Véu da Noiva. Vale mencionar, ainda, a passagem dos trens de carga: alguns chegam a ter 130 vagões.

Com a passagem do trem de carga, a locomotiva turística precisa fazer uma parada, pois o veículo comercial tem prioridade sobre os trilhos. Oferecido pela Serra Verde Express, o passeio de trem é um programa para toda a família; inclusive, um dos “carros” está adaptado para os pais de pet, em um vagão que recebeu o nome de Bove.

O vagão Bove

*A repórter viajou a convite da Serra Verde Express

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?