Como cuidar dos lábios no verão, de acordo com especialistas
Durante o verão, os cuidados com os lábios devem ser redobrados. Confira dicas de médicos para evitar queimaduras
atualizado
Compartilhar notícia
No verão, a exposição solar fica muito maior e é necessário redobrar a atenção com os cuidados com a pele. No entanto, além das medidas que devem ser tomadas para a cútis, também é necessário cuidar dos lábios, que são frequentemente negligenciados.
Para descobrir o que não pode faltar na rotina de cuidados com essa região durante o período mais quente do ano, a coluna Claudia Meireles ouviu a médica dermatologista Luiza Archer e o médico Misael do Nascimento.
De acordo com Luiza, a região dos lábios é afetada pela queimadura de sol igual a pele. “O lábio pode ficar vermelho e inchado, por ser uma mucosa. Pode arder, ressecar e o lábio pode descamar também”, alerta.
Misael do Nascimento afirma que os lábios são ainda mais sensíveis que a pele e o processo de cicatrização é doloroso e demorado, então, é necessário bastante cuidado. “O excesso de raios UV sobre os lábios podem produzir ressecamento, envelhecimento, rachaduras e, inclusive, carcinoma espuninocelular (um tipo de câncer de pele)”, destaca.
Como proteger os lábios no verão
Para proteger a região, a dermatologista Luiza Archer indica utilizar hidratantes labiais com fator de proteção solar. Segundo ela, deve-se aplicar antes da exposição e reaplicar diversas vezes.
Como no universo masculino o uso do protetor labial é ainda menor, Misael do Nascimento diz que os homens estão ainda mais expostos às queimaduras solares. Por isso, ele indica opções de produtos incolores e sem sabor como prevenção.
Além disso, Luiza também recomenda barreiras de proteção física. “Use chapéu, viseira e se proteja na barraca, e evite o sol mais intenso – entre 9h e 15h”, salienta.
Como cuidar dos lábios após a queimadura solar
Nos casos em que a boca já sofreu a queimadura solar, é necessário hidratação local com cremes reparadores e hidratantes labiais, proteção solar, beber muita água e evitar pegar sol até a recuperação completa, conforme orienta Luiza Archer. “Como a pele está danificada, se pegar mais sol ela fica ainda mais sensível”, afirma.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram