Como consumir colágeno corretamente para absorver o máximo da proteína
A coluna conversou com a nutricionista Ingrid Albuquerque e a médica Laís Rios para saber detalhes da ação do colágeno
atualizado
Compartilhar notícia
Em determinado momento, quem tem a rotina diária de cuidados com a pele se questiona o que fazer para mantê-la resistente, hidratada, firme e com elasticidade com o passar da idade. Eis que uma das respostas está na ação do colágeno, proteína essencial por conferir estrutura e proporcionar sustentação à cútis.
Atualmente, há à disposição um leque de suplementos à base de colágeno. Entretanto, antes de ingerir a fórmula, vale recorrer a um especialista em saúde para saber a dose ideal. A coluna Claudia Meireles, então, conta pata você como consumi-lo corretamente a fim de absorver o máximo do potencial da proteína.
“Hoje, existem de vários sabores, inclusive sem sabor também, o que facilita ser incorporado em receitas”, destaca. Ela aconselha consumir a fórmula entre as principais refeições, ou seja, nos lanches.
Ingrid orienta, por exemplo, ingerir o colágeno na ceia, antes de dormir. “Se a suplementação já vier com vitamina C adicionada, pode ser puro, com água. Caso não contenha vitamina C, consuma junto a uma fruta, rica nesse nutriente por facilitar a absorção do mesmo”, explica.
Quando o suplemento de colágeno não contar com vitamina C, a nutricionista recomenda combinar a ingestão com porções de abacaxi, morango, kiwi, laranja, tangerina, limão, acerola ou goiaba.
Ação do colágeno
À coluna, a dermatologista Laís Rios, de Brasília, reitera sobre a ingestão diária de colágeno hidrolisado “melhorar tanto a firmeza quanto a elasticidade da pele”. “Também ajuda a amenizar as rugas e linhas finas devido à absorção dessa substância e sua ação direta na pele”, frisa a médica.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.