metropoles.com

Como a Covid prejudica o coração? Pesquisadores fazem descoberta

Os especialistas revelaram os detalhes de como o vírus afeta o músculo mais importante do corpo em um estudo apresentado em julho

atualizado

Compartilhar notícia

Kateryna Kon/Science Photo Library
Foto colorida. Montagem de coração e células da Covid
1 de 1 Foto colorida. Montagem de coração e células da Covid - Foto: Kateryna Kon/Science Photo Library

A linha do tempo da pandemia da Covid-19 traz como ponto inicial os casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na China. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu o aviso a respeito do cenário em 31 de dezembro de 2019. Passados dois anos e meio, pesquisadores fizeram novas descobertas de como o vírus pode afetar o coração. Os especialistas revelaram os detalhes em um estudo apresentado no último dia 27.

“O dano cardíaco é comum entre pacientes hospitalizados com Covid-19, levando muitos a se perguntarem como o vírus afeta o coração”, destacaram os pesquisadores no estudo. De acordo com o relatório feito pela American Heart Association, o vírus “pode inflamar as células do músculo cardíaco e causar lesões” na região.

Considerado o músculo mais importante do corpo, o coração sofre danos em razão da proteína spike, presente na superfície do vírus, conhecido como Sars-Cov-2.

“Do lado clínico, já se sabe que a infecção por Covid-19 pode induzir lesão cardíaca. O que não sabemos são os detalhes mecanicistas de como isso ocorre. Suspeitamos que a proteína spike tenha papéis patológicos desconhecidos”, explicou Zhiqiang Lin, Ph.D., principal autor da pesquisa e professor assistente do Masonic Medical Research Institute, na cidade nova-iorquina de Utica.

Ilustração vírus Covid-19- Metrópoles
A proteína spike permite que o vírus entre nas células saudáveis

As proteínas atuam de forma a ajudar o vírus a invadir as células saudáveis, considerado o primeiro passo da infecção. “Encontramos evidências diretas de que a proteína spike Sars-Cov-2 é tóxica para as células do músculo cardíaco”, acrescentou o autor do estudo. Não só isso. Ao danificar o funcionamento do coração, a condição interfere no sistema imunológico ao “desencadear um ataque prejudicial”.

Conforme explicou Lin, a pesquisa não cessa com as recentes descobertas. “Mais trabalho está sendo feito em meu laboratório para testar se e como a proteína spike mata as células do músculo cardíaco”, revelou o especialista em entrevista à Reuters. Ele acrescentou: “Nossos dados mostram que a proteína spike do Sarv-Cov-2 causa danos ao músculo cardíaco. Por isso, é importante se vacinar e prevenir a doença.”

Foto colorida. Coração e veias
Para prevenir a saúde, Lin aconselha tomar todas as doses da vacina contra a Covid-19

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?