Como a Covid prejudica o coração? Pesquisadores fazem descoberta
Os especialistas revelaram os detalhes de como o vírus afeta o músculo mais importante do corpo em um estudo apresentado em julho
atualizado
Compartilhar notícia
A linha do tempo da pandemia da Covid-19 traz como ponto inicial os casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na China. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu o aviso a respeito do cenário em 31 de dezembro de 2019. Passados dois anos e meio, pesquisadores fizeram novas descobertas de como o vírus pode afetar o coração. Os especialistas revelaram os detalhes em um estudo apresentado no último dia 27.
“O dano cardíaco é comum entre pacientes hospitalizados com Covid-19, levando muitos a se perguntarem como o vírus afeta o coração”, destacaram os pesquisadores no estudo. De acordo com o relatório feito pela American Heart Association, o vírus “pode inflamar as células do músculo cardíaco e causar lesões” na região.
Considerado o músculo mais importante do corpo, o coração sofre danos em razão da proteína spike, presente na superfície do vírus, conhecido como Sars-Cov-2.
“Do lado clínico, já se sabe que a infecção por Covid-19 pode induzir lesão cardíaca. O que não sabemos são os detalhes mecanicistas de como isso ocorre. Suspeitamos que a proteína spike tenha papéis patológicos desconhecidos”, explicou Zhiqiang Lin, Ph.D., principal autor da pesquisa e professor assistente do Masonic Medical Research Institute, na cidade nova-iorquina de Utica.
As proteínas atuam de forma a ajudar o vírus a invadir as células saudáveis, considerado o primeiro passo da infecção. “Encontramos evidências diretas de que a proteína spike Sars-Cov-2 é tóxica para as células do músculo cardíaco”, acrescentou o autor do estudo. Não só isso. Ao danificar o funcionamento do coração, a condição interfere no sistema imunológico ao “desencadear um ataque prejudicial”.
Conforme explicou Lin, a pesquisa não cessa com as recentes descobertas. “Mais trabalho está sendo feito em meu laboratório para testar se e como a proteína spike mata as células do músculo cardíaco”, revelou o especialista em entrevista à Reuters. Ele acrescentou: “Nossos dados mostram que a proteína spike do Sarv-Cov-2 causa danos ao músculo cardíaco. Por isso, é importante se vacinar e prevenir a doença.”
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.