Comer queijo pode ser o segredo para dormir melhor; entenda
Médico analisa estudo que defende que quem consome queijo tem menos probabilidade de ter apneia do sono
atualizado
Compartilhar notícia
Alimento amado pela maior parte das pessoas, o queijo oferece diversas vantagens para a saúde. Além de ser rico em vitaminas, proteínas e aminoácidos, um estudo recente descobriu que pessoas que comem o laticínio também têm menos probabilidade de ter apneia do sono do que aquelas que evitam o produto.
O distúrbio comum durante o descanso faz com que a respiração pare e comece repetidamente enquanto o corpo está adormecido. Essas interrupções podem causar diversos problemas, como doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos e declínio cognitivo.
A pesquisa, publicada na revista Sleep Medicine, analisou dados de 400 mil pessoas que participaram de dois estudos de longo prazo, o UK Biobank e o FinnGen Biobank. Os resultados mostraram que quem consumia queijo tinha um risco 28% menor de ter apneia do sono do que aqueles que não o faziam.
De acordo com o médico Vinícius Carlesso, o estudo aborda uma questão de saúde pública significativa, uma vez que a apneia do sono afeta milhões de pessoas e está associada a sérias complicações cardiovasculares e metabólicas.
Embora o quadro seja causado por diversos motivos, excesso de peso e circunferência do pescoço mais espessa podem aumentar o risco de desenvolver o problema. Por isso, acredita-se que os nutrientes do queijo influenciam o metabolismo.
“A descoberta de que componentes do queijo podem influenciar biomarcadores ligados à saúde metabólica e cardiovascular é promissora, sugerindo potenciais intervenções dietéticas como complemento às estratégias tradicionais de manejo da apneia”, destaca Carlesso.
Apesar dos benefícios comprovados do queijo, é importante mais pesquisas para entender a relação entre a dieta e o tratamento de apneia do sono. Para o médico, deve-se considerar a complexidade dos biomarcadores, a generalização dos estudos e os fatores dietéticos.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram