metropoles.com

Comer menos de 1 xícara de grão acessível todo dia reduz o colesterol

Um estudo publicado pela revista científica Nutrients evidenciou que um grão acessível pode ajudar a reduzir o colesterol “ruim”

atualizado

Compartilhar notícia

Fcafotodigital/Getty Images
Foto colorida de feijão, lentilha e grãos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de feijão, lentilha e grãos - Metrópoles - Foto: Fcafotodigital/Getty Images

Dados do Ministério da Saúde mostram que o colesterol alto atinge 40% da população adulta no Brasil e cerca de 20% de crianças e adolescentes. O descontrole do conjunto de gorduras no organismo tende a contribuir para o fator de risco cardiovascular, o que pode vir a desencadear infarto e AVC, entre outras doenças.

De acordo com um estudo publicado pela revista científica Nutrients, um grão acessível pode ajudar a reduzir o teor do colesterol total e o ruim, chamado como LDL. A pesquisa avaliou o “poder” das lentilhas. Embora minúsculo, o legume dispõe de um efeito nutricional benéfico para a saúde de pessoas com alto risco de doenças metabólicas.

Os autores do estudo analisaram um grupo de pessoas com circunferência da cintura maior que o normal e que apresentavam altos níveis de triglicerídeos pós-refeição. Os participantes foram acompanhados por 12 semanas e tiveram de comer lentilha diariamente. Durante a investigação, os pesquisadores notaram reduções significativas no LDL.

Foto colorida de mão segurando colher que está dentro de bowl com alimentos. Ao fundo, há uma mesa com vegetais, frutas e pães - Metrópoles
O grão acessível ajuda a reduzir o nível do colesterol total e LDL, popularmente conhecido como ruim

O grupo consumidor do grão apresentou uma diminuição do colesterol ruim, mas também dos níveis de açúcar no sangue após as refeições e de medidas de inflamação. Esses índices em teor elevado podem impulsionar o surgimento de diabetes e de doenças cardiovasculares e crônicas.

Segundo os autores, as informações obtidas por meio da pesquisa irão ajudar a desenvolver estratégias nutricionais capazes de reduzir o risco de doenças e retardar a progressão de condições metabólicas. Ao portal norte-americano Health, o gastroenterologista Will Bulsiewicz mencionou que esse estudo só comprovou análises anteriores.

O médico esclareceu sobre as propriedades da lentilha que auxiliam na melhoria da saúde metabólica.

Fonte de fibra solúvel, o grão diminui os índices do colesterol total e LDL por “limitar a absorção de gordura e ajudar a eliminá-la como parte da evacuação”. Ele comentou que o legume traz na composição saponinas, compostos relacionados à redução do colesterol.

Foto colorida de mão segurando lentilha - Metrópoles
O gastroenterologista explicou os benefícios da lentilha para quem tem o colesterol alto

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?