Come fruta durante o almoço? Veja 3 opções que devem ser evitadas
Os brasileiros amam incluir frutas no prato do almoço, mas será que todas as opções estão liberadas? Descubra!
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das características dos brasileiros é fazer combinações alimentares inusitadas, vale citar o hábito de rechear o prato do almoço com uma variedade de frutas. Mas será que todas as opções estão liberadas? A coluna Claudia Meireles fez esse questionamento e buscou a resposta com a nutricionista Verônica Dias, do Rio de Janeiro.
De acordo com a nutricionista especializada em modulação intestinal do Instituto Nutrindo Ideais, “o consumo de algumas frutas durante o almoço deve ser evitado a depender do objetivo alimentar”. Verônica cita como exemplos a melhoria na digestão e o controle do açúcar no sangue.
À coluna, a especialista elenca “algumas frutas que podem ser mais problemáticas para incluir durante essa refeição”.
1. Banana madura
Segundo Verônica Dias, a fruta é rica em potássio e fibras. “A banana tem um índice glicêmico moderado a alto, podendo elevar os níveis de glicose no sangue mais rapidamente”, explica.
2. Manga
“Apesar de ser uma excelente fonte de vitamina A e C, a manga apresenta um índice glicêmico elevado, o que pode causar picos de glicose em algumas pessoas se não for combinada adequadamente com outros nutrientes”, salienta a nutricionista.
3. Melancia
Em relação à melancia, a especialista destaca que a fruta é “refrescante e hidratante”, porém dispõe de alto teor de frutose. “Pode causar desconforto gastrointestinal em algumas pessoas, especialmente se consumida em grandes quantidades junto a outros alimentos ‘pesados'”, garante.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.