metropoles.com

Perigoso: 5 medicamentos que não podem ser combinados com café

A cafeína é uma substância conhecida por suas propriedades estimulantes e, por isso, não pode ser usada com alguns remédios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto com homem bebendo café e mão feminina com remédios
1 de 1 Foto com homem bebendo café e mão feminina com remédios - Foto: null

Embora o café seja uma das bebidas mais populares no mundo, é importante estar ciente de que certos medicamentos podem reagir negativamente quando consumidos com cafeína. Uma pequena xícara matinal misturada com remédios pode alterar a velocidade com que eles são absorvidos pela corrente sanguínea.

Uma pesquisa realizada em 2020 revisou vários remédios e como eles foram afetados pela ingestão de café. Os resultados mostram que a bebida “afeta significativamente a absorção, distribuição, metabolismo e excreção de muitos medicamentos”. Isso significa que beber café ao mesmo tempo que toma o remédio pode afetar sua funcionalidade.

A cafeína é uma substância estimulante encontrada no café e pode interagir com os ingredientes ativos de diversos medicamentos, afetando seus resultados e aumentando o risco de efeitos colaterais.

Professora da Universidade de Brasília e doutora em ciências farmacêuticas, Débora Santos ensina que o intervalo entre o consumo da cafeína e do remédio também influencia. “Não precisa cortar 100% o consumo, alguns medicamentos podem ser tomados com café se tiver intervalo. Por exemplo, beber café de manhã e o remédio à noite, mas o ideal é sempre buscar informações com o médico ou algum farmacêutico”, explica.

“Tem medicamentos em que a cafeína interfere na absorção”, diz a professora.

4 imagens
A combinação de medicamentos para insônia e ansiedade com cafeína pode diminuir a eficácia
Medicamentos como ciprofloxacino e levofloxacino, usados para tratar infecções bacterianas, podem ter sua absorção reduzida quando ingeridos junto com cafeína.
Combinação de cafeína com certos antidepressivos é perigoso
1 de 4

O café não pode ser consumido com alguns medicamentos

Canva
2 de 4

A combinação de medicamentos para insônia e ansiedade com cafeína pode diminuir a eficácia

Canva
3 de 4

Medicamentos como ciprofloxacino e levofloxacino, usados para tratar infecções bacterianas, podem ter sua absorção reduzida quando ingeridos junto com cafeína.

Canva
4 de 4

Combinação de cafeína com certos antidepressivos é perigoso

Canva

A Coluna Claudia Meireles lista cinco medicamentos que não devem ser combinados com o consumo de café:

Medicamentos para depressão e ansiedade 

O café e outras bebidas com cafeína podem afetar a forma como seu corpo reage a antidepressivos. Alguns medicamentos, como fluvoxamina, amitriptilina, escitalopram e imipramina, ao ter contato com quantidades de café, sofrem redução na quantidade de medicamento que é absorvido pelo corpo. 

A professora Débora Santos explica como nosso organismo pode reagir a essa combinação. “A maioria dos medicamentos com ação sedativa podem sofrer interferência da cafeína, pois ela estimula o funcionamento cerebral. A pessoa com ansiedade já tem um cérebro interativo, então, a cafeína pode aumentar esses sintomas”, explica.

Medicamentos para resfriado ou alergia

Os medicamentos para resfriados ou alergias costumam conter estimulantes do sistema nervoso central, como a pseudoefedrina, e o café também é um estimulante. Misturar os dois pode aumentar sintomas como inquietação e dificuldade de dormir.

Alguns remédios para alergia, como a fexofenadina, também são prejudiciais se misturados com café. A combinação pode estimular o sistema nervoso central, aumentando os sintomas de excitação.

Remédio para pressão alta

A hipertensão é a doença crônica mais comum entre os brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 38 milhões de pessoas sofrem com o problema. Paralelo a isso, o país também é apaixonado pelo consumo de café. 

Remédios para controlar a pressão arterial, como a felodipina, perdem sua eficácia total ao misturado com cafeína, pois impede que o medicamento seja absorvido pelo corpo.

A cafeína não combina com uma série de remédios
A cafeína não combina com uma série de remédios

Medicamentos para asma

A asma é uma doença crônica que afeta os pulmões, deixando as vias respiratórias inflamadas e irritadas. No Brasil, 20 milhões de pessoas sofrem desse mal. Em 2021, o SUS registrou cerca de 1,3 milhão de atendimentos a pacientes com o problema. 

A enfermidade é tratada com broncodilatadores, que atuam relaxando as vias aéreas e facilitando a respiração, mas que apresentam efeitos colaterais como dor de cabeça, inquietação, dor de estômago e irritabilidade. Consumir café ou outras bebidas ricas em cafeína pod  aumentar o risco destes efeitos secundários. 

Medicação para diabetes

Estudos mostram que a cafeína pode piorar os sintomas em pessoas com diabetes. Ingerir qualquer bebida com cafeína, como café, pode aumentar os níveis de insulina e de açúcar no sangue, de acordo com um estudo publicado pela American Diabetes Association. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?