metropoles.com

Com efeito na beleza, redução de testa se populariza. Saiba detalhes

Com vontade reduzir a testa? O médico Cesar Daher explica e esclarece dúvidas sobre a cirurgia plástica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ViewStock/Getty Images
Mulher em maca de cirurgia com papel na testa
1 de 1 Mulher em maca de cirurgia com papel na testa - Foto: ViewStock/Getty Images

Toda vez que você dá uma espiada no espelho ou se vê em uma foto, os seus olhos miram o tamanho da testa? Caso integre o grupo, certamente já procurou a respeito de tratamentos ou truques de beleza que possam ajudar a amenizar a região, como a franja. Mas, se estiver em busca de algo permanente, uma alternativa é a cirurgia de redução de testa, batizada como frontoplastia.

Para esclarecer detalhes sobre o procedimento, a coluna Claudia Meireles conversou com o cirurgião plástico Cesar Daher. O médico já fez mais de 2,5 mil operações. Atualmente, ele atende no Centro Médico Lúcio Costa, fixado na Asa Sul, em Brasília. Ele formou-se na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em 2005.

Rosto de mulher. Ela está com as mãos nas têmporas
Conheça sobre o procedimento que visa diminuir o tamanho da testa

Procedimento

Conforme explica o expert, a frontoplastia é “relativamente simples”. Primeiramente, o cirurgião faz um avanço do couro cabeludo sobre a testa, o que consequentemente diminui o comprimento vertical da região frontal. Dependendo da elasticidade do couro cabeludo, em alguns casos a redução da região pode chegar até quatro centímetros, segundo ressalta Daher.

Embora quatro centímetros possa parecer pequeno em uma régua ou fita métrica, o tamanho reduzido por meio da cirurgia tende a transformar a aparência geral do rosto e gerar o aumento da autoestima dos pacientes.

Mulher jovem com as mãos na testa
Em alguns casos a redução da região pode chegar até quatro centímetros, conforme afirma o médico

Questionado sobre as vantagens de se submeter à operação, o profissional membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) destacou: “As testas grandes, principalmente nas mulheres, deixam o rosto mais masculinizado, algumas vezes com o aspecto de calvície. Esse procedimento tende a tornar a face mais harmônica e jovem”. Há um levantamento leve da sobrancelha e elevação da pálpebra superior.

O médico conta que, normalmente, quem o procura para fazer a frontoplastia são pessoas entre 25 e 40 anos. No entanto, ele garante que a operação pode ser realizada a partir dos 18 anos. À coluna, Cesar Daher salientou como faz as avaliações dos pacientes:

“Sempre levamos em consideração as características pessoais de cada indivíduo, seus anseios e expectativas. Mostramos as possibilidades e levamos em conta o que é belo e o que existe naturalmente”.

A frontoplastia levanta levemente a sobrancelha e a pálpebra superior

Cicatriz

Uma das maiores preocupações dos pacientes é em relação à cicatriz. “A marca fica exatamente na transição entre a testa e o couro cabeludo”, enfatiza o especialista. De acordo com o especialista, o decorrer da cicatriz depende muito das características e dos cuidados dos pacientes. “Geralmente, são muito boas, toleráveis e melhoram com o tempo”, garante o cirurgião plástico.

Em relação aos cuidados, o pré-operatório da frontoplastia exige que o paciente faça jejum de 8 horas e higiene local. “Rotinas normais de um cirurgia pequena convencional”, explica o expert. Depois de se submeter ao procedimento, deve-se praticar o “repouso relativo” por três semanas. “Evitar apenas atividades físicas de alta demanda, como academia e modalidades aquáticas”, recomenda Daher.

Mulher de olhos fechados e duas mãos seguran
O procedimento requer cuidados pré e pós-operatório

Para os cuidados pós-operatórios, o cirurgião plástico orienta fazer compressas geladas nos primeiros dois dias. “Realizar a higiene local até a total cicatrização, com álcool e sabonetes neutros”, indica. O médico frisa sobre evitar que a região sofra traumas e pegue sol. Prender o cabelo ou passar maquiagem? Apenas depois que a área estiver completamente cicatrizada, aconselha o profissional.

Sobre o especialista

Graduado desde 2005 pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), no estado de São Paulo, Cesar Daher é especialista em cirurgia plástica e operações em geral. O médico tem uma clínica no Centro Médico Lúcio Costa, localizado na Asa Sul, em Brasília. Ele é o preceptor da especialização em cirurgia plástica do Hospital Daher, no Lago Sul.

No currículo, Cesar traz a especialidade de instrutor do Dallas Rhinoplasty and Cosmetic Surgery, no estado norte-americano do Texas.

Homem de terno e gravata
O cirurgião plástico Cesar Daher

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?