Com câncer, rei Charles se emociona em 1º evento internacional
O rei do Reino Unido participou do primeiro grande evento internacional desde o diagnóstico de câncer, divulgado em fevereiro deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Conforme anunciou o Palácio de Buckingham em fevereiro, o rei Charles III está em tratamento contra um câncer. Após a notícia, o monarca britânico se afastou dos deveres oficiais e retornou, em partes, à agenda de compromissos no final de abril. Nesta quinta-feira (6/6), a majestade do Reino Unido participou do primeiro grande evento internacional desde o diagnóstico da doença.
Ao lado da esposa, a rainha Camilla, o rei Charles marcou presença no 80º aniversário da vitoriosa decisão de juntar as tropas do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e outros aliados que integraram a ofensiva histórica na costa da Normandia. A união militar contribuiu para a derrota do Terceiro Reich na Segunda Guerra Mundial.
Diante do triunfo histórico, chefes de Estados e veteranos de guerra se reuniram para celebrar o momento chave, batizado como Dia D. Charles ficou com a responsabilidade de presidir a cerimônia britânica em Ver-sur-Mer, uma comuna francesa. Ao lado do casal à frente da Coroa do Reino Unido, estava o presidente da França, Emmanuel Macron; e a esposa dele, Brigitte Macron.
“O monarca liderou a cerimônia em Gold Beach — codinome de uma das cinco zonas da invasão aliada da França ocupada pelos alemães nos desembarques na Normandia em 6 de junho de 1944 — junto ao presidente da França, Emmanuel Macron, e suas respectivas esposas, a rainha Camilla e Brigitte Macron”, escreveu o portal espanhol Hola! em um artigo.
Ao longo do evento, não passou despercebido a emoção do rei Charles e da rainha Camilla. O casal não conseguiu conter as lágrimas durante momentos da cerimônia, a exemplo de quando ouviu os testemunhos dos veteranos de guerra. A dupla depositou coroas de papoulas em homenagens aos mortos da batalha.
É o primeiro evento internacional que o rei Charles participa desde o anúncio do câncer. Segundo a imprensa, o soberano britânico deseja manter a agenda oficial enquanto estiver em tratamento contra a doença.
Ele retornou às funções reais após receber luz-verde da equipe médica que o atende. No próximo dia 15, o monarca irá comemorará aniversário no Trooping the Colour.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.