1 de 1 CNI lança Fórum Nacional da Mulher Empresária. Fotos: Deiviane Linhares/Especial Metrópoless
- Foto: Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
“O nosso grupo começou pequeno. Hoje, somos 30 líderes que incentivam e trazem outras mulheres”, enfatiza Mônica Monteiro em conversa com a Coluna Claudia Meireles. Ela é diretora do Grupo Bandeirantes e preside o Fórum Nacional da Mulher Empresária (FNME), órgão lançado na manhã dessa quarta-feira (25/5) na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), fixada na Asa Norte.
Além do presidente da CNI, Robson Braga, o evento contou com a participação de líderes e empresárias de diversos setores da indústria, como saúde, educação, mineração e sustentabilidade. Dada a importância da solenidade, os presidentes do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, também compareceram.
Ao todo, o FNME engloba 30 conselheiras. Todas tomaram posse na cerimônia de lançamento. Antes da assinatura do termo de criação do fórum, os convidados participaram de dois painéis. O primeiro abordou temáticas relacionadas ao Acesso a Financiamento e o segundo tratou do Futuro da Indústria de Energia. Os debates foram intermediados pela jornalista Marina Machado.
Importantes personalidades femininas participaram dos painéis, como Daniella Marques, secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia; Natalia Dias, presidente do Standard Bank; e Patricia Audi, presidente de relações institucionais e sustentabilidade do Santander.
De acordo com Mônica Monteiro, o fórum tem por objetivo apoiar estratégias que promovam o aumento da diversidade e a participação da liderança feminina no setor empresarial. “É um grande passo que nós estamos dando. A indústria se abre para que nós possamos protagonizar e fazer conexões dentro do segmento. São 30 mulheres, líderes ou empresárias. Nós reunimos todas elas”, frisa a presidente do FNME.
“Todas são incríveis! Temos grandes oportunidades para irmos para outros países, mais do que isso trazer outras mulheres. Esse grupo tem muita sororidade para incentivar e conectar com mais pessoas”, salienta Mônica Monteiro.
Na presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros se descreveu como “um defensor ardoroso das mulheres”. Segundo o executivo, um dos motivos para querer que as líderes femininas tenham cada vez mais visibilidade e ocupem postos importantes é o impulsionamento da economia.
“O capitalismo só se desenvolveu durante a Segunda Guerra Mundial, o primeiro sinal foi na Primeira, mas na Segunda quando os homens foram para os campos de batalha, as mulheres ocuparam os cargos, empregos tanto no comércio, fábrica e no campo. A mulher é consumidora. Quando ela passou a ter renda, se tornou consumidora e isso provocou o crescimento vertiginoso nas economias no mundo todo. Outrora, crescia 1% e em uma década aumentou de 13% a 14% ao ano”, explica o presidente da CNC à coluna.
Quitutes
Durante o evento, os convidados saborearam delícias no período matutino, como pães recheados, salada de frutas e palha italiana. Ao término do painéis, os presentes foram convocados a provar um apetitoso almoço com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Para harmonizar os pratos, taças do vinho Guaspari.
Como quitute de entrada, os executivos degustaram creme de abóbora com carne seca e roquefort. Entre os pratos principais, estavam medalhão de filé mignon ao roquefort e pimenta-do-reino com cogumelos frescos e bacalhau à Zé do Pipo e spaghetti de legumes ravioli ao pomodoro com crisps de alho.
Para fechar o caprichado menu, os convidados se deleitaram com as sobremesas servidas. Por exemplo, abacaxi com raspas de limão, pudim de leite condensado e petit gateau de chocolate com coulis de frutas vermelhas e morangos frescos.
16 imagens
1 de 16
Quitutes oferecidos no almoço
Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
2 de 16
Detalhes da mesa posta
Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
3 de 16
Menu do saboroso almoço
Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
4 de 16
Delícias degustadas pelos convidados
Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
5 de 16
Sobremesa
Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
6 de 16
O evento movimentou a CNI
Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
7 de 16
Salada
Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
8 de 16
Rótulos servidos
Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
9 de 16
Os convidados provaram prato entrada, principal e sobremesa