Clínica Perfecta orquestra evento em prol do Outubro Rosa
A ocasião foi marcada por talk com especialistas e desfile com mulheres que enfrentaram o câncer de mama
atualizado
Compartilhar notícia
Outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Durante todo o período, são realizadas diversas ações voltadas à prevenção da doença. Na noite dessa terça-feira (4/10), a clínica brasiliense Perfecta, especializada em diagnóstico por imagem, orquestrou um evento em prol do Outubro Rosa, no Centro Médico Lúcio Costa.
A ocasião foi marcada por um talk com especialistas, que debateram a importância dos exames preventivos e o processo de cura da doença. Além disso, a emoção invadiu o coração de todos quando mulheres que venceram ou estão em tratamento contra a enfermidade atravessaram a passarela com um sorriso no rosto. O objetivo foi demostrar que, apesar de difícil, o momento é carregado de esperança.
Para Daniela Cavalcanti, proprietária da Perfecta, é necessário abordar o Outubro Rosa com outros olhos. “Queremos celebrar a vida ao invés de falar apenas da doença. Há um número muito grande de detecção de tumores todos os dias, mas há uma quantidade muito grande de pessoas curadas também. Nós queremos mostrar isso! Queremos levantar outras mulheres que estão descobrindo o câncer de mama e passam por tratamento”, disse.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor na mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de novos casos em 2020, e representa 15,5% das causas mais comuns de morte por câncer. Felizmente, as possibilidades de cura podem chegar a 95%, se a pessoa for diagnosticada precocemente, de acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).
Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, Philipe Bronzeado Cavalcanti, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, reforçou a importância dos exames: “Procure um especialista e faça os seus exames regulares anualmente — mamografia e ultrassonografia. Não se esqueça também de realizar o autoexame.”
Receber o diagnóstico de câncer é, muitas vezes, encarado como uma sentença de morte pelo paciente. Danny Ribeiro, dona do salão Wisu e responsável por embelezar as modelos do desfile, descobriu a condição em 2018, passou por quimioterapia, mastectomia para retirar a axila e radioterapia. Em 2021, teve uma recidiva na mama direita. No início, ela conta que foi apavorante e desafiador. Contudo, ela decidiu olhar para o momento difícil com outra perspectiva.
“No decorrer do tratamento, você vai observando que não é uma sentença, mas uma chance de ressignificar muita coisa na vida. Foi isso que aconteceu comigo, como mãe, esposa e empresária. Hoje, consigo enxergar a vida de uma forma mais leve. Trago marcas no meu corpo, mas que significam que eu venci”, afirma a profissional.
Durante o evento, os convidados puderam saborear ceviche de peixe branco, bobozinho de camarão, chips de maçã verde e mousse de queijo e gorgonzola preparados pelo Zuri Buffet. No bar, foram servidos espumantes e água saborizada. Além disso, o Eliá Spa teve um espaço dedicado a massagens faciais e corporais.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram