Cine Brasília recebe cineastas para lançar livro de memórias da UnB
Além do lançamento, o espaço contou com exposição, mostra de filmes e um debate sobre a UnB no cinema
atualizado
Compartilhar notícia
Na noite desta quarta-feira (27/7) o Cine Brasília recebe o segundo lançamento do livro UnB Anos 70 Memória do Movimento Estudantil. O espaço contou com exposição, mostra de filmes e um debate sobre A UnB No Cinema ao longo dos mais de 60 anos de existência.
As quase 500 páginas reúnem a história do começo da luta dos alunos do curso de medicina até a eleição da primeira diretoria do DCE Livre.
“Levantamos mais de vinte curtas, médios e longas e mais de 80 vídeos. A UnB tem uma rica documentação cinematográfica. Essa noite foi justamente para isso: reunir esses cineastas para contarem as histórias dessas filmagens e mostrarem que a universidade tem uma história riquíssima”, explica a organizadora do livro, a jornalista Maria do Rosário Caetano.
Durante o evento, foram exibidos os filmes Vestibular 70, de Vladimir Carvalho e Fernando Duarte (1970), Universidade de Brasília: A Construção da Liberdade, de Jorge Bodanzky (1988), O Vidreiro, de Marcos Souza Mendes (1994) e KISS KISS KISSINGER, de Jimi Figueiredo.
Em seguida, foi realizado uma roda de debate com os documentaristas Maria Coeli Vasconcelos, Maria Maia, Vladimir Carvalho, Jorge Bodanzky, Jimi Figueiredo, Hélio Doyle e Lino Meireles. Além dos produtores Antônio de Pádua Gurgel, Caetano Curi, o professor José Carlos Coutinho e o diretor da UnB TV, Rafael Vilas Boas. Cada integrante relembrou a vida durante a universidade e contaram um pouco da produção dos filmes.
Sobre o livro
A ditadura militar marcou gerações que viveram no Brasil entre 1964 e 1985, principalmente as que faziam parte dos movimentos de resistência. Entre líderes estudantis e seguidores do movimento, alunos da Universidade de Brasília (UnB) na época tiveram papel importante nos anos de luta. E um grupo desses ex-ealunos decidiu reunir as memórias do que viveram no livro UnB Anos 70 Memória Do Movimento Estudantil.
Embora tenha sido organizado por Maria do Rosário Caetano, o livro conta com diversos colaboradores. Na lista estão Carlos Megale, José Umberto de Almeida, Flávio Alberto Botelho, William Devoti, Luiz Antônio Nigro Falcoski, Walter Peninha e Marco Antônio Ribeiro Vieira Lima.
Quem também colabora com o UnB Anos 70 é o jornalista Davi Emerich, que entrou na universidade em 1973 e foi expulso em 1976. Já a história da perseguição da ditadura à UnB foi contada por Tereza Cruvinel. Ela relata as invasões à universidade entre os anos de 1964 e 1977 e como foi o movimento estudantil na década de 1970.
Veja os cliques do evento:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.