Cheio de energia, empresário pioneiro Gilberto Salomão celebra 90 anos
Fundador do centro comercial homônimo no coração do Lago Sul, seu Gilberto ganhará uma comemoração intimista organizada pelos filhos
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília amanheceu em festa nesta quarta-feira (25/8). Pioneiro e figura ímpar da capital federal, Gilberto Salomão completa 90 anos de história. Para celebrar a importante data, seus filhos, Marta, Márcio e Marília Salomão, organizam uma festa intimista repleta de carinho e cuidados na casa do patriarca. O encontro será reservado apenas a amigos próximos e de longa data do aniversariante.
Fundador do Centro Comercial Gilberto Salomão, no Lago Sul, seu Gilberto é visionário e é famoso pelos esforços incansáveis quando o assunto é trabalho. Com nove décadas de vida, mantém-se sempre ativo. O empresário se cuida bastante e é extremamente disposto, além de íntegro, bondoso e caridoso.
O pioneiro foi casado com Maria Salomão, que faleceu em março de 2020, aos 87 anos, em decorrência de uma insuficiência respiratória. Eles formaram uma das famílias mais tradicionais e de prestígio da capital federal.
“Meu pai é um exemplo de trabalhador. Guerreiro, parceiro e homem de grande coração”, afirma Márcio Salomão.
Ao lado das irmãs, Marta e Marília, ele compõe o clã da família, do qual também fazem parte quatro netos: Marcos, filho de Marta; e Maria Victória, Maria Valentina e Gilberto Salomão Neto, filhos de Márcio e Claudia Salomão. Gilberto, dizem os familiares, é um pai, marido e avô carinhoso e presente.
“Nem todo herói usa capa… e eu enxergo o GS como um super herói. Que sorte aprender de perto né?”, declara Maria Victória. “Ele viveu os ‘nãos’, os desafios, e nunca desanimou. Mais à frente sempre achou a explicação e, por isso, ele tem fé, e caminha com ela… Percebemos isso com clareza. Isso transborda, é grande, abundante e genuíno”, conclui a neta.
Dando início às festividades, Gilberto Salomão brindou a chegada dos 90 anos em um almoço no restaurante Fuego, na Asa Sul.
Vida ativa
Gilberto Salomão executa, todos os dias, duas horas de ginástica na piscina, como também toma banho de água fria e é adepto de uma alimentação regrada. Certamente, esses são alguns segredos de sua saúde forte, além, é claro, da personalidade serena. Outro hábito que contribui para o bem-estar é beber álcool apenas socialmente.
Legado
Gilberto Salomão é conhecido por tratar os funcionários com carinho e preocupação.
Em conversa com a coluna Claudia Meireles, Madalena Ribeiro, que trabalha com o seu Gilberto há 52 anos, afirma que ele é imensamente dedicado ao projeto que levou seu nome. Fundado pelo empresário e por sua querida e falecida esposa, Maria Salomão, em 1967, o shopping está fixado no coração do Lago Sul, e acumula histórias memoráveis. “Desde o começo, o seu Gilberto visita o centro comercial todos os dias. Às vezes, até aos sábados e domingos”, recorda Madalena.
O shopping é um verdadeiro local de encontro de gerações. Por lá, o patriarca costuma receber os amigos para um café. Os moradores do Lago Sul enxergam o lugar como um espaço de apoio para todo tipo de necessidade.
Seu Gilberto veio de Uberaba e chegou a Brasília em 1959. Aqui, ajudou a erguer a nova capital. Na época, seu desejo era o de criar um bairro novo, chamado Lago Sul, onde foram construídas muitas casas. Tarefa árdua, pois ninguém queria habitar na região, distante e praticamente inabitada.
Para mudar essa situação, o empresário construiu o centro comercial e trouxe mercado, padaria, farmácia, entre outros serviços que poderiam atrair moradores. Foi quando, em 1967, ganhou forma o Shopping Gilberto Salomão. Até hoje, o empreendimento segue como point dos brasilienses.
A neta mais velha do pioneiro, a arquiteta Maria Victória, ingressou na empresa, em 2019, com um olhar millennial para modernizar o empreendimento familiar, sem tirar a sua essência. Clique aqui para saber mais sobre o papel da jovem na reforma do shopping.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.