Chef Rosario Tessier compartilha receitas italianas em curso on-line
Nome à frente do tradicional restaurante Trattoria da Rosario ensina 10 pratos fáceis e que levam poucos ingredientes
atualizado
Compartilhar notícia
A comercial da QI 17, no Lago Sul, se tornou um dos pontos mais movimentados e bem frequentados da região. O motivo? Brasilienses que gostam de circular e degustar pratos da melhor qualidade encontram, no restaurante Trattoria da Rosario, um refúgio requintado. Não se sabe se o fechamento dos estabelecimentos, ocorrido em razão da pandemia de coronavírus, aumentou o desejo pelas massas italianas preparadas pelo chef napolitano Rosario Tessier, mas uma coisa é certa: a saudade por parte do público seleto do empreendimento está efervescente.
Frequentar o local pode ser uma opção, mas o mestre da casa arquitetou uma experiência, digamos, mais interativa. Ele resolveu compartilhar os segredos de algumas receitas saborosas aos amantes da gastronomia italiana por meio de um curso on-line. Os truques de Rosario foram pensados para agradar em cheio chefs amadores, mas que prezam por reunir a família em torno da mesa e trazer um gostinho da Itália ao lar.
A ideia, segundo ele, surgiu como uma forma de se reinventar na pandemia. “Estávamos em uma situação complicada, fechando cedo. Não tinha tanto público”, recorda.
O site criado para a iniciativa apresenta a seguinte descrição: “Este é um curso pensado em cada detalhe pelo nosso chef Rosario, em que ele mesmo ensina a preparar 10 receitas imperdíveis”. O serviço tem o custo único de R$ 197.
Rosario Tessier diz à coluna que pensou em pratos descomplicados, que levam matérias-primas fáceis de serem encontradas. “São receitas para quem está começando a cozinhar. Quem já é gourmet, melhor ainda”, brinca o restaurateur. Ele antecipa: “No futuro, vou me concentrar mais nisso, em ensinar receitas gostosas, mas com poucos e bons ingredientes, algo que todo mundo consiga realizar”, garante.
Confira os pratos escolhidos pelo profissional:
1 – Polvo a Luciano
Linguine de grano duro selecionado com polvo fresco, tomate cereja, cebola, alho, salsinha, manjericão e limão siciliano. Uma receita simples, fácil de preparar e que serve muito bem duas pessoas.
2 – Carbonara com bacalhau
A receita de carbonara com bacalhau é perfeita para ter aquela lembrança do fundo do mar e leva apenas 10 minutinhos de preparo.
3 – Polvo Marinato
O Polvo Marinato utiliza poucos ingredientes, mas que prometem deixar um sabor irresistível! Além disso, o chef dá dicas de como deixar o polvo no ponto perfeito.
4 – Risoto vegetariano
Mais uma vez, uma combinação perfeita de ingredientes práticos e fáceis de encontrar.
5 – Fettuccine do Caçador
Um dos pratos preferidos do chef e também de sua família, o Fettuccine do Caçador é desenvolvido com iguarias produzidas na própria Trattoria da Rosário.
6 – Pesce in Padella
Essa é uma receita feita com peixe nacional e que pode ser encontrado durante todo o ano.
7 – Riso Nero ai Frutti di Mare
Rosario e seus sous-chefs Emivan e Maicon reúnem suas especialidades em uma opção que leva poucos ingredientes, mas de muito sabor.
8 – Capelline com almôndega
Prato típico de domingo, essa massa é feita com molho de tomates caseiro e almôndega.
9 – Pasta Fagioli a La Malfitana
Uma combinação preparada com massa, feijão e frutos do mar.
10 – Espaguete Cacio Pepe
Opção rápida e ideal para dias de frio.
Sobre o chef
Desde 1993 atuando em renomados restaurantes no Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, Rosario Tessier fundou a Trattoria da Rosario, seu próprio negócio, em 2003, no edifício Fashion Park, na QI 17 do Lago Sul. O restaurante foi premiado em diversas publicações especializadas, e acumula sucesso de críticas.
Durante a pandemia de coronavírus, o empreendimento se reinventou e inaugurou uma varanda na área externa. Batizado de Piazza Navona, o espaço é uma homenagem a uma das mais célebres praças de Roma, no rione Parione, onde fica situada a Embaixada do Brasil em Roma.
A novidade agradou aos brasilienses, especialmente os que ainda não se sentem confortáveis em saírem de casa devido à Covid-19. A área é aberta, ampla e ventilada. Fez tanto sucesso que o público tem estendido seus almoços às tardes para drinques e conversas agradáveis. A varanda já foi palco de eventos, como casamentos e aniversários.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.