Chá de planta acessível é poderosa fonte antienvelhecimento; veja qual
Descubra os benefícios de consumir o chá diariamente. A coluna entrevistou o doutor em química biológica Lucas Cintra
atualizado
Compartilhar notícia
Usar diariamente protetor solar, aplicar botox, passar sérum de retinol, manter a rotina de skincare, alimentar-se saudável e beber a quantidade ideal de água por dia estão entre as “fontes da juventude”, capazes de amenizar os sinais do envelhecimento da pele. E dá para colocar mais um item nessa lista: um poderoso chá que, segundo o farmacêutico Lucas Cintra, poderia muito bem ser uma das porções do Peter Pan.
Aos interessados em beber e saber as propriedades da eficaz fórmula, o doutor em química biológica pelo Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade de Franca (GPNUF), em São Paulo, revelou qual é a infusão. De acordo com Lucas, a bebida é feita com pétalas de rosa branca, planta com o nome científico de Rosa alba L.
Benefícios
O especialista explicou que chá de rosa branca traz na “composição substâncias e óleos essenciais com capacidade antioxidante, os quais captam os famigerados radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento”. A bebida integra também compostos anti-inflamatórios, bactericidas e fungicidas que resultam em condições
Além de minimizar o envelhecimento precoce, o chá de rosa branca oferece um leque de benefícios ao bom funcionamento do organismo. “A planta contém uma vasta série de antioxidantes naturais como flavonóides, terpenóides, compostos fenólicos, entre outros”, enfatizou o farmacêutico.
Como atuam a ponto de neutralizar os radicais livres, os elementos presentes nas pétalas acabam por “prevenir o desenvolvimento de doenças e perturbações crônicas relacionadas ao estresse oxidativo e espécies reativas de oxigênio (ROS)”, esclarece Lucas.
O expert listou enfermidades que resultam dessas alterações do organismo: “Diabetes, câncer e doenças neurodegenerativas, cardiovasculares, hepáticas e associadas ao envelhecimento”. O doutor em química biológica deixa como lembrete a respeito do chá de rosa branca servir como calmante e laxante.
Modo de preparo
A quem almeja beber o chá como fonte de rejuvenescimento, Lucas dá a alternativa de passar o preparo na pele. “Pode ser usado também na hora de lavar o rosto ou de limpá-lo, sempre com a ajuda de algodão”, sugere. Ele ensina a fazer a bebida: “A cada 10 gramas de pétalas brancas, use 500 ml de água. Coloque os ingredientes para ferver. Em seguida, espere esfriar e tome”.
Com dúvidas sobre qual o melhor horário para ingerir o chá de rosa branca? O especialista salienta não existir o momento perfeito. No ponto de vista de Lucas, o mais importante é consumir a bebida: “Não importa o horário. Os benefícios serão sentidos de qualquer maneira. Pode-se fazer o chá e tomá-lo ao longo do dia”.
No caso de apresentar olhos irritados, o chá tende a ser uma eficaz terapêutica. “Use para lavar os olhos nessas situações a fim de trazer alívio”, recomenda o expert. O farmacêutico lembrou que pétalas de rosa branca desidratadas também podem ser utilizadas ao preparar a bebida.
Outras opções
Outras plantas também ajudam a prevenir os sinais de envelhecimento, elencou o doutor em química biológica: “Lavanda, camomila, chá verde, rooibos e a centella asiática. São opções das quais é possível consumir na forma de chá”, emenda. No uso tópico, isto é, externo, Lucas instrui recorrer aos benefícios da aloe vera e de óleos essenciais, a exemplo, de lavanda, palmarosa, patchouli, gerânio e o próprio de rosas.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.