Cerimônia de posse do ministro João Otávio de Noronha movimenta STJ
“Eu quero ser presidente do mais eficiente tribunal deste país”, afirmou o magistrado
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro João Otávio de Noronha foi empossado como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nessa quarta-feira (29/8), no plenário da Corte. Noronha é o 18º presidente do tribunal, que completará 30 anos em abril de 2019. Maria Thereza de Assis Moura é a nova vice-presidente.
Os dois comandarão o tribunal pelos próximos dois anos – entre 2018 e 2020 – em substituição à ministra Laurita Vaz e ao vice, o ministro Humberto Martins.
A cerimônia de posse foi acompanhada pelo presidente Michel Temer e pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia; pela procuradora-geral da República do Brasil, Raquel Dodge; e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia.
“Eu quero ser o presidente do mais eficiente tribunal deste país. Eficiente no julgamento, na publicação dos acórdãos e na gestão da Justiça. Precisamos de um choque comportamental e cultural” ,afirmou João Otávio de Noronha.
O presidente do STJ disse que investir em inteligência artificial será essencial para melhorar a gestão dos processos, aperfeiçoando a sistemática aplicada às demandas de massa, otimizando os mecanismos de triagem e acelerando a tramitação.
“É hora de investir pesado na inteligência artificial. Só com investimento tecnológico é que vamos acabar com os longos estoques de recurso repetitivo”, argumentou.
João Otávio de Noronha é ministro do STJ desde dezembro de 2002. Nascido em 30 de agosto de 1956, em Três Corações, Minas Gerais, fez carreira como advogado do Banco do Brasil, tendo exercido o cargo de diretor jurídico da instituição.
Confira quem compareceu ao evento: