Centenário de Zanine Caldas é homenageado na Hill House do CasaPark
Conversa em torno de Zanine Caldas na Hill House abre as comemorações dos 100 anos de um dos ícones da arquitetura e do design mundial
atualizado
Compartilhar notícia
Na noite dessa quarta-feira (13/3), a Hill House, localizada no CasaPark, deu início às celebrações do centenário de José Zanine Caldas, um dos principais nomes do design e da arquitetura mundial. Arquitetos, designers, artistas, amigos e admiradores de Zanine participaram de uma conversa sobre sua obra e a herança cultural deixada por ele.
Junto com o bate-papo foram inauguradas as mostras fotográficas Ver, Transver, de José Roberto Bassul; O Silêncio Dos Meus Olhos, de Márcio Borsoi; e a instalação em homenagem ao arquiteto criada pelo filho dele, o premiado designer Zanini de Zanine.
“Estamos aqui, na Hill House, apresentando a vitrine com a poltrona Zeca que é um desenho do Zaninão, da década de 1950”, afirma Zanini de Zanine.
No encontro, aberto ao público, artistas e designers falaram de seus processos criativos e influências. Eles lembraram que a obra de Zanine Caldas está fortemente ligada a Brasília, desde os primórdios da capital federal, quando foi convidado para ser professor da Universidade de Brasília (UnB) pelo fundador da instituição, Darcy Ribeiro.
A vasta produção de Zanine está presente na arquitetura residencial da cidade, pautada pelo uso de matérias sustentáveis, como a utilização de madeira proveniente de árvores mortas. Nas feiras populares da Torre de TV e da Catedral, por exemplo, a obra de Zanine pode ser vista nas coloridas flores secas do Cerrado, processo que ele criou e deu de presente aos artesãos locais.
As mostras fotográficas de José Roberto Bassul e Márcio Borsoi ficam expostas até 1º de junho e a instalação até 1º de julho. As visitas podem ser feitas de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, exceto feriados.
Confira os cliques: