metropoles.com

Celso Junior: conheça a trajetória e novos projetos do fotógrafo

“Eu nunca trabalhei e vivi com outra coisa na minha vida que não fosse a fotografia”, contou o profissional em entrevista à coluna

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Galeria de arte Celso Junior
1 de 1 Galeria de arte Celso Junior - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

“Cada um expressa a informação de uma maneira. Eu sempre contei histórias através da fotografia”. Essa frase expressa bem a carreira de um dos fotógrafos mais prestigiados da capital federal, e referência entre noivos e debutantes que desejam registrar o marcante momento sob a perspectiva do artista. A trajetória de Celso Junior começou há mais de 30 anos e reúne grandes coberturas e prêmios como fotojornalista.

O profissional nasceu em Ribeirão Preto, mas foi criado na cidade de São Paulo. De uma família muito humilde e com mais cinco irmãos, precisou buscar emprego aos 15 anos para ajudar nas despesas de casa. Por um acaso ou destino, a primeira oportunidade veio para trabalhar no jornal econômico DCI, como ajudante no setor de fotografias. “Eles começaram a me ensinar o processo de revelação dos filmes na época, não era digital como hoje. Era muita responsabilidade”, relembra.

A fotografia sempre foi sua paixão

Celso foi estudando todo o processo. Ao perceber o talento a ser lapidado, o noticiário começou a investir em cursos profissionalizantes. Segundo ele, no entanto, os maiores professores foram os funcionários do ramo com quem conviveu durante muitos anos. Diante de tanto esforço, foi promovido a laboratorista fotográfico e passou a revelar as fotos dos profissionais em papel. Foi nesse momento que ficou completamente apaixonado pela área e nunca mais parou.

Artista posa com obras ao fundo
Requisitado para grandes eventos, a história do profissional começou com apenas 15 anos em jornais

Jovem, ele se dividia entre os estudos, o emprego e o desejo de aperfeiçoar-se. Fora do horário de trabalho fazia suas fotos para montar um portfólio. Com apenas 19 anos, foi promovido a repórter fotográfico.

“Eu nunca trabalhei e vivi com outra coisa na minha vida que não fosse a fotografia. Meu primeiro emprego, aos 15 anos, foi dentro do departamento de fotos e até hoje eu vivo disso”.

Celso Junior

Jornalista de formação, Junior acredita que a graduação foi um complemento importante para o exercício de fotojornalista, pois “quando você faz parceria com o repórter, a matéria cresce e isso é muito importante”.

Fotografias do artista são expostas nas paredes da galeria
Fotografias de Celso

Grandes coberturas

Por causa do pai, também chamado Celso, o expert desenvolveu o sonho de trabalhar no jornal O Estado de São Paulo. Fazer parte do time era uma forma de honrá-lo. Em 1997, decidiu bater na porta do noticiário com o portfólio na mão. “Qual vai ser a chance e como que eu vou ter a oportunidade de entrar dentro desse prédio? Quem é que vai me colocar aqui dentro? Eu tinha isso como meta, como um sonho”, questionava-se ao passar na frente do prédio da empresa na década de 1990.

O que começou com trabalhos esporádicos tornou-se parte do quadro de funcionários fixos em 1998. “Eu passei 15 anos lá e até hoje eu tenho um carinho muito especial”, garante.

Celso Junior em conversa com a Coluna Claudia Meireles

O primeiro contato com Brasília veio em 2002, na posse do ex-presidente Lula. Em 2003, mudou-se de vez para a capital. Dentro do cenário político, grandes eventos bateram à porta. Ao todo, foram mais de 50 países visitados.

Por meio do seu olhar sensível e minucioso, Celso acompanhou coberturas presidenciais na ONU, na Casa Branca, a Copa do Mundo da Alemanha de 2006 — um grande sonho de vida por amar futebol —, e a morte do Papa João Paulo II, que segundo o fotógrafo, foi o momento que marcou profundamente sua vida.

“Cada um expressa a informação de uma maneira. Eu sempre contei histórias através da fotografia”

Além disso, cobriu a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, e as Olimpíadas do Rio, em 2016, para a Getty Images. Foi em cobertura de matérias especiais sobre guerras internas no Brasil destaque para Os meninos do Contestado —, que ele conquistou 15 prêmios, entre eles o Esso e o Vladimir Herzog, considerados os mais importantes da categoria.

Cobertura de eventos

Com o passar dos anos, Celso Junior sentiu a necessidade de novos desafios, pois o fotojornalismo não estava fazendo os seus olhos brilharem como antes. Dessa forma, entrou no mercado de casamentos e eventos sociais, meio em que atua há 10 anos.

A equipe da Coluna Claudia Meireles foi recebida na galeria de Celso Junior

Para ele, fazer grandes coberturas jornalísticas e casamentos exigem o mesmo nível de responsabilidade. Trata-se, em suma, de trabalhar com os sonhos e expectativas das pessoas. Buscar novos desafios é uma forma de manter o prazer pelo trabalho vivo.

Celso Junior agora tem uma galeria própria, onde expõe seus trabalhos

“Acho que como toda profissão, e a fotografia não é diferente, nós precisamos nos reinventar. Eu sempre levei muito em consideração o prazer pelo que estou fazendo, conciliando tanto o negócio, a vida pessoal e o meu prazer profissional”, explica.

A primeira oportunidade de fazer um casamento foi em São Paulo. Diante de toda a qualidade das suas fotos, não parou mais. Só em 2019, foram 72 casamentos. Com a pandemia da Covid-19, as cerimônias de 2020 e 2021 foram remanejadas. Maria Eduarda Oliveira e Thiago Fleury e Isabella Koenigkan e Pedro Baracat estão entre os enlaces fotografados por Celso.

A galeria está localizada na QI 17, no Lago Sul

Galeria

Com o objetivo de expor seus trabalhos e fazer fotografias inspiradoras que possam compor as paredes de clientes, Celso fundou a própria galeria, localizada no Lago Sul, durante a pandemia. Sem ter eventos para realizar, vender quadros com as imagens tornou-se uma saída incrível para algo que já fazia. Ver seus trabalhos nas paredes de outras pessoas é motivo de orgulho para Celso.

Para o profissional, é preciso ter prazer pelo trabalho que executa

Em um espaço aconchegante, é possível encontrar obras que trazem cores, técnicas, arte e modernidade em cada detalhe. Celso Junior quer que cada pessoa que entre no espaço seja estimulada pela arte e crie um vínculo.

“Quero que o espaço tenha o espírito da arte, que não seja apenas fotografia”, explica o profissional, que almeja realizar exposições de artes e lançamentos de livros.

Confira alguns detalhes:
15 imagens
Celso na entrada da galeria
Parte externa
O espaço conta com artes de Bella Fine
Parte superior da galeria
A equipe da Coluna Claudia Meireles foi recebida na galeria de Celso Junior
1 de 15

Fachada da galeria

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 15

Celso na entrada da galeria

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 15

Parte externa

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 15

O espaço conta com artes de Bella Fine

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 15

Parte superior da galeria

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 15

A equipe da Coluna Claudia Meireles foi recebida na galeria de Celso Junior

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 15

Obras de arte da Bella Fine

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 15

Fotografias de Celso

Rafaela Felicciano/Metrópoles
9 de 15

Beleza e versatilidade em cada detalhe

Rafaela Felicciano/Metrópoles
10 de 15

Fotografias do artista são expostas nas paredes da galeria

Rafaela Felicciano/Metrópoles
11 de 15

Fotografias de Celso

Rafaela Felicciano/Metrópoles
12 de 15

Qualidade e técnicas impressionantes

Rafaela Felicciano/Metrópoles
13 de 15

Local lindo

Rafaela Felicciano/Metrópoles
14 de 15

Clientes compartilham de um local que respira arte

Rafaela Felicciano/Metrópoles
15 de 15

Detalhes

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Celso conta com o filho, Gustavo Sarmento, e a esposa, Paula Santana, como sócios do espaço. Cuidado, qualidade e compromisso são qualidades que os profissionais da galeria prezam na hora de atender as necessidades do público. O plano é transformar a galeria em algo grandioso no futuro.

 

O objetivo é expandir a galeria

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?