metropoles.com

Cassio Machado: conheça o chef que vem de SP para pilotar o Copa Café

Cineasta, andarilho e apaixonado por rock’n’ roll, o chef irreverente une a cozinha clássica com toques de modernidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
14/06/2022. Entrevista com o Chef do Copa Café. Fotos: Matheus Veloso/Metrópoles
1 de 1 14/06/2022. Entrevista com o Chef do Copa Café. Fotos: Matheus Veloso/Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O Copa Café Bar & Restaurante ganhou o coração dos brasilienses ao trazer um pedaço da Cidade Maravilhosa para a capital do país. E uma das mentes à frente do sofisticado empreendimento é o talentosíssimo chef Cassio Machado.

Entusiasta da cozinha contemporânea, ele é conhecido por criar cardápios autorais com a vertente moderna. Natural em uma família apaixonada pela gastronomia e movimentos culturais, Cassio foi apresentado ao meio muito cedo. Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, o profissional conta um pouco da trajetória da sua vida até assumir a cozinha do sofisticado Copa Café, que fica na QI 9 do Lago Sul.

Cassio Machado e Claudia Meireles
A referência

Tudo começou quando os seus pais vieram do sertão para conquistar a vida na grande São Paulo. Com 16 anos, seu pai, Aderval Machado, começou a trabalhar no ramo gastronômico. Inteligente e apaixonado pela noite e intelectualidade paulista, ele se deu conta que cozinha era sua paixão. Formado na área, adquiriu habilidades com grandes mestres, inclusive da França e Itália.

Dessa relação próxima com o pai, nasceu o amor por tudo relacionado a arte e cultura: Bossa Nova, Tropicália e o cinema novo. Para alguns pode parecer um caminho diferente, mas foi fundamental para todo conhecimento adquirido por Cassio ao longo da sua vida e carreira profissional.

Chef Cassio Machado
Cassio preparando drinks. Uma grande paixão do cozinheiro é o vinho

“Todos os movimentos culturais, eu não tive que aprender na rua, pois estava tudo na minha casa. Foi diferente dos meus amigos, que iam buscar o conhecimento fora. A minha veio de dentro para fora. Caetano, The Rolling Stones, isso tudo a gente viu muito criança.”

Cassio Machado

Ao longo de 15 anos de muito trabalho, o pai de Cassio tornou-se um grande chefe de cozinha e participou da criação do Terraço Itália — restaurante sofisticado de São Paulo — na década de 1960. E foi a partir desse momento que nasceu a paixão pelo ramo. “Eu com 8 ou 10 anos estudava ao lado do Terraço Itália e sempre subia por ele. E vendo aquele grupo na cozinha com 40 profissionais trabalhando parecia um filme”, relembra.

O chef une o melhor da cozinha clássica e moderna
Ele busca trabalhar a culinária clássica francesa, bistrô e comidas que costumava fazer com o pai

Mesmo fascinado pelo trabalho executado no restaurante, o profissional decidiu fazer o curso de cinema na Cinemateca Brasileira, aos 16 anos. Como não havia escolas de gastronomia da época e sempre foi apaixonado por cultura, ele viveu mergulhado nesse mundo de intelectuais da arte.

Mas uma viagem ao Rio de Janeiro em 1979 começou a mudar sua vida. Em Copacabana, Machado avista uma moça fazendo topless e vendendo sanduíche natural. Ali, foi paixão à primeira vista pela jovem e pelo lanche que ela carregava. “Toda minha formação, na verdade, nasceu em casa, do interesse pela cidade e de ver essa menina no verão carioca”, conta.

A paixão pela cozinha

Questionado pelo pai sobre o andamento do curso de cinema, Cassio demonstrou seu interesse em trabalhar no Terraço Itália, onde ficou um ano.

Já comandou o B&B Burger & Bistrot, Di Bistrot, Balneários das Pedras e Rex Food & Drink, Carmen di Granato, Brazilian Lounge e atualmente, o Copa Café brasiliense

Com um desejo grande de inovar e desenvolver sua própria cultura, o profissional, apaixonado por viagem, resolveu buscar novos ares e conhecimentos. Europa e o próprio Brasil estão entre os seus destinos.

De volta a São Paulo, trabalhou com grandes nomes, como Roberto Peres, chamado carinhosamente de Tio Bob, chefes franceses, e Manoel Beato, hoje um grande sommelier do restaurante Fasano.

Cassio Machado e Roberto Peres
Sua vida sempre foi ligada à cultura, música e gastronomia

“Eu me aprofundei realmente na história da gastronomia com o Beato. Comecei a estudar, criei uma biblioteca particular de vinhos, porque não tinha nenhum curso de gastronomia e nem de vinhos. Todos nós somos autodidatas. Fui para o ramo dos vinhos e da culinária. Criei uma biblioteca maravilhosa”

Cassio Machado

Antenado na culinária da França, Cassio pegou toda a transformação da cozinha tradicional e o surgimento de uma nova era, na qual a conexão estava no frescor dos alimentos. Inclusive, foi algo que demorou um tempinho para adequar ao paladar dos brasileiros. “Os legumes tinha que está al dente, o pato tinha que ser malpassado, o salmão e o atum tinham que vir cru. Eu estava ligado e sabia tudo que acontecia na França,” relembra.

Entre os pratos feitos pelo chef estão escargot, mexilhões frescos, filés e frutos do mar

O expert em preparos coleciona um currículo extenso ao comandar o B&B Burger & Bistrot, Di Bistrot, Balneários das Pedras e Rex Food & Drink, Carmen di Granato, Brazilian Lounge e, atualmente, o Copa Café brasiliense.

O Copa Café Bar & Restaurante

Além de Cassio, o estabelecimento tem à frente Roberto Peres, Jailson Alves e Gustavo Vinhaes Gracindo. Antes de agitar o solo brasiliense, o Copa Café bombou em terras cariocas, mais precisamente na Avenida Atlântica. Pelo local, transitaram grandes nomes dos cenários nacional e internacional, como Caetano Veloso, Wagner Moura e Justin Bieber.

Roberto Peres, Cássio Machado e Jailson Alves estão à frente do Copa Café

O chef conta que busca trabalhar nas suas criações a culinária clássica francesa, bistrô e elementos que costumava fazer com o pai. Entre os pratos feitos pelo talentosíssimo chef estão escargot, mexilhões frescos, filés e frutos do mar. Tudo com o próprio toque de inovação e qualidade.

“ Eu entendi que o negócio era fazer uma cozinha de bistrô extremamente benfeita, sofisticada e com um acabamento de muita excelência, o que já não tem por aí”

Chef Cassio Machado

Confira o espaço:

11 imagens
Conforto, inovação e sofisticação
O local traz a energia do Rio de Janeiro
O local inspira arte por todos os lados
Detalhes inspirados no calçadão de Copacabana
Local onde os clientes são recebidos
1 de 11

Entrada do Copa Café

Matheus Veloso/Metrópoles
2 de 11

Conforto, inovação e sofisticação

Matheus Veloso/Metrópoles
3 de 11

O local traz a energia do Rio de Janeiro

Matheus Veloso/Metrópoles
4 de 11

O local inspira arte por todos os lados

Matheus Veloso/Metrópoles
5 de 11

Detalhes inspirados no calçadão de Copacabana

Matheus Veloso/Metrópoles
6 de 11

Local onde os clientes são recebidos

Matheus Veloso/Metrópoles
7 de 11

Ambiente interno

Matheus Veloso/Metrópoles
8 de 11

O bistrô oferece muito conforto

Matheus Veloso/Metrópoles
9 de 11

Mesas e cadeiras sofisticadas

Matheus Veloso/Metrópoles
10 de 11

Ambiente destinado aos clientes

Matheus Veloso/Metrópoles
11 de 11

Parte interna do bistrô e restaurante

Matheus Veloso/Metrópoles

 

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?