Cassio Machado: conheça o chef que vem de SP para pilotar o Copa Café
Cineasta, andarilho e apaixonado por rock’n’ roll, o chef irreverente une a cozinha clássica com toques de modernidade
atualizado
Compartilhar notícia
O Copa Café Bar & Restaurante ganhou o coração dos brasilienses ao trazer um pedaço da Cidade Maravilhosa para a capital do país. E uma das mentes à frente do sofisticado empreendimento é o talentosíssimo chef Cassio Machado.
Entusiasta da cozinha contemporânea, ele é conhecido por criar cardápios autorais com a vertente moderna. Natural em uma família apaixonada pela gastronomia e movimentos culturais, Cassio foi apresentado ao meio muito cedo. Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, o profissional conta um pouco da trajetória da sua vida até assumir a cozinha do sofisticado Copa Café, que fica na QI 9 do Lago Sul.
A referência
Tudo começou quando os seus pais vieram do sertão para conquistar a vida na grande São Paulo. Com 16 anos, seu pai, Aderval Machado, começou a trabalhar no ramo gastronômico. Inteligente e apaixonado pela noite e intelectualidade paulista, ele se deu conta que cozinha era sua paixão. Formado na área, adquiriu habilidades com grandes mestres, inclusive da França e Itália.
Dessa relação próxima com o pai, nasceu o amor por tudo relacionado a arte e cultura: Bossa Nova, Tropicália e o cinema novo. Para alguns pode parecer um caminho diferente, mas foi fundamental para todo conhecimento adquirido por Cassio ao longo da sua vida e carreira profissional.
“Todos os movimentos culturais, eu não tive que aprender na rua, pois estava tudo na minha casa. Foi diferente dos meus amigos, que iam buscar o conhecimento fora. A minha veio de dentro para fora. Caetano, The Rolling Stones, isso tudo a gente viu muito criança.”
Cassio Machado
Ao longo de 15 anos de muito trabalho, o pai de Cassio tornou-se um grande chefe de cozinha e participou da criação do Terraço Itália — restaurante sofisticado de São Paulo — na década de 1960. E foi a partir desse momento que nasceu a paixão pelo ramo. “Eu com 8 ou 10 anos estudava ao lado do Terraço Itália e sempre subia por ele. E vendo aquele grupo na cozinha com 40 profissionais trabalhando parecia um filme”, relembra.
Mesmo fascinado pelo trabalho executado no restaurante, o profissional decidiu fazer o curso de cinema na Cinemateca Brasileira, aos 16 anos. Como não havia escolas de gastronomia da época e sempre foi apaixonado por cultura, ele viveu mergulhado nesse mundo de intelectuais da arte.
Mas uma viagem ao Rio de Janeiro em 1979 começou a mudar sua vida. Em Copacabana, Machado avista uma moça fazendo topless e vendendo sanduíche natural. Ali, foi paixão à primeira vista pela jovem e pelo lanche que ela carregava. “Toda minha formação, na verdade, nasceu em casa, do interesse pela cidade e de ver essa menina no verão carioca”, conta.
A paixão pela cozinha
Questionado pelo pai sobre o andamento do curso de cinema, Cassio demonstrou seu interesse em trabalhar no Terraço Itália, onde ficou um ano.
Com um desejo grande de inovar e desenvolver sua própria cultura, o profissional, apaixonado por viagem, resolveu buscar novos ares e conhecimentos. Europa e o próprio Brasil estão entre os seus destinos.
De volta a São Paulo, trabalhou com grandes nomes, como Roberto Peres, chamado carinhosamente de Tio Bob, chefes franceses, e Manoel Beato, hoje um grande sommelier do restaurante Fasano.
“Eu me aprofundei realmente na história da gastronomia com o Beato. Comecei a estudar, criei uma biblioteca particular de vinhos, porque não tinha nenhum curso de gastronomia e nem de vinhos. Todos nós somos autodidatas. Fui para o ramo dos vinhos e da culinária. Criei uma biblioteca maravilhosa”
Cassio Machado
Antenado na culinária da França, Cassio pegou toda a transformação da cozinha tradicional e o surgimento de uma nova era, na qual a conexão estava no frescor dos alimentos. Inclusive, foi algo que demorou um tempinho para adequar ao paladar dos brasileiros. “Os legumes tinha que está al dente, o pato tinha que ser malpassado, o salmão e o atum tinham que vir cru. Eu estava ligado e sabia tudo que acontecia na França,” relembra.
O expert em preparos coleciona um currículo extenso ao comandar o B&B Burger & Bistrot, Di Bistrot, Balneários das Pedras e Rex Food & Drink, Carmen di Granato, Brazilian Lounge e, atualmente, o Copa Café brasiliense.
O Copa Café Bar & Restaurante
Além de Cassio, o estabelecimento tem à frente Roberto Peres, Jailson Alves e Gustavo Vinhaes Gracindo. Antes de agitar o solo brasiliense, o Copa Café bombou em terras cariocas, mais precisamente na Avenida Atlântica. Pelo local, transitaram grandes nomes dos cenários nacional e internacional, como Caetano Veloso, Wagner Moura e Justin Bieber.
O chef conta que busca trabalhar nas suas criações a culinária clássica francesa, bistrô e elementos que costumava fazer com o pai. Entre os pratos feitos pelo talentosíssimo chef estão escargot, mexilhões frescos, filés e frutos do mar. Tudo com o próprio toque de inovação e qualidade.
“ Eu entendi que o negócio era fazer uma cozinha de bistrô extremamente benfeita, sofisticada e com um acabamento de muita excelência, o que já não tem por aí”
Chef Cassio Machado
Confira o espaço:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.