CasaPark reúne convidados em café da manhã com designer Ricardo Gaioso
Recentemente, Gaioso transitou por grandes eventos, como o Salão do Móvel de Milão, a Bienal de Veneza e a feira suíça Art Basel
atualizado
Compartilhar notícia
Na manhã desta terça-feira (12/7), um grupo de convidados participou de um café da manhã com o renomado designer Ricardo Gaioso. O encontro ocorreu no Espaço Itaú Cinema, no CasaPark.
A convite do shopping, o profissional veio compartilhar novidades fresquinhas do universo do design, da decoração, da arte e do mobiliário. Recentemente, Gaioso transitou por grandes eventos, como o Salão do Móvel de Milão, a Bienal de Veneza e a feira suíça Art Basel.
Há sete anos vivendo uma conexão Brasil-Itália para executar diferentes projetos profissionais, Ricardo Gaioso mora, atualmente, em Milão. “Estou morando lá desde abril deste ano”, fala à coluna Claudia Meireles. Com dupla cidadania, o resultado não poderia ser melhor.
O fato de a metrópole ser o berço do design e da arquitetura despertou o desejo do expert em entender mais sobre esse mercado tão promissor. “Eu queria ver não só o glamour, mas o ‘corre’ também”, diz ele.
Em 2019, Gaioso permaneceu na capital por três meses para participar de eventos locais — e conhecer quem realmente “faz”. “Lá estão os ‘gangsters”, brinca o designer. Para ele, os profissionais da cidade possuem uma atenção quase “obsessiva para detalhes. “Eles trabalham seis meses para fazer um projeto, por exemplo”, conta.
Ricardo Gaioso tem trabalhado com marcas italianas e marcas brasileiras que estão migrando para Milão. “Tenho uma equipe brasileira para atender uma marca nacional e uma equipe menor, com italianos, para atender as marcas de lá”, declara. Ele faz o que batizou de tropicalização, que é um link entre as empresas daqui e de lá.
“Milão é a capital do design no mundo. Quero aproveitar isso para a nossa realidade daqui [do Brasil]”
Ricardo Gaioso
Além de efetuar pesquisas de tendências e comportamento, o profissional opera como diretor criativo de audiovisual, por meio de vídeos, fotos e editoriais. “E estou levando algumas peças brasileiras para serem fotografadas em Milão”, revela.
Para o designer, o mais gostoso da capital italiana é o tamanho da cidade. “Eu faço tudo de bicicleta. O tempo é gostoso, eu chego nos lugares em 15 minutos e tudo é muito arborizado”, pontua.
Quanto ao spot perfeito para explorar o design, ele menciona o bairro Brera, que abriga a galeria Pinacoteca de Brera, com coleção de arte italiana secular, além da igreja de Santa Maria del Carmine, uma construção do século 15 cheia de afrescos. “É o local mais fácil e agregador, que tem a parte do glamour, do luxo e do experimental, com galerias interessantes e coisas de época”, cita.
Na opinião do profissional, o outono é uma excelente época para viajar a Milão. “É a minha estação favorita, após as férias de agosto. Em setembro, todo mundo está muito bem humorado”, finaliza.
Veja os cliques do evento:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.