Casapark Prime promove visita a exposição no Centro Cultural TCU
Casapark Prime leva arquitetos e designers de interiores para visita à exposição Entre Linhas e Formas: a Arte e o Design no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O Casapark Prime é conhecido por levar arquitetos, designers de interiores e lojistas para exposições na capital federal. Desta vez, o grupo de membros participou de uma visita guiada à exposição Entre Linhas e Formas: a Arte e o Design no Brasil no Centro Cultural TCU, na última quarta-feira (13/11).
A exposição teve curadoria assinada por Carolina Dias, Rodrigo Ferreira e William Ribeiro, e expografia de Emanuelle Pereira. A mostra reúne obras de 26 artistas visuais e 18 peças de designers de renome nacional e internacional.
Rodrigo Ferreira, um dos curadores, afirma que esta é uma das primeiras exposições que apresenta móveis como obras de arte dentro da galeria do Centro Cultural TCU. “Também pensando a Bauhaus, que vem ali em 1919 e dá todo o embasamento teórico para fazer essa interlocução com as artes visuais que foi produzida na década de 60, com o concretismo e o neoconcretismo”, destaca.
A arquiteta e estudante de museologia Emanuelle cuidou do projeto expográfico de Entre Linhas e Formas: a Arte e o Design no Brasil. De acordo com ela, muitas obras haviam sido escolhidas quando ela recebeu o convite e cuidou de criar narrativas, nichos e juntar pontos entre as peças.
“Uma expografia é basicamente o projeto da exposição. Então, quando você entra num museu, numa galeria de arte que vê toda a organização das obras, a gente classifica como expografia”, explica Emanuelle. “A ideia é a exposição contar uma história, seja ela mediada ou ela mesmo contar por si só”, acrescenta.
A exposição promove um panorama de obras de 1890 a 1980, que exploram transformações que moldaram o design no Brasil. O encontro entre design moderno e as artes visuais brasileiras permite uma análise sobre brasilidade, memória cultural e também correntes artísticas contemporâneas.
A artista Luciana Paiva tem duas obras expostas na mostra, um conjunto de colagens, Sobram Sombras, e um díptico, da série Reverso. A artista considera uma honra participar da exposição e celebra a oportunidade de apresentar um pouco do próprio trabalho.
“Ao conhecer os participantes da exposição é possível ter um olhar mais aprofundado sobre determinados trabalhos ou sobre a exposição em geral”, ressalta Luciana.
Arquiteto e fotógrafo, José Roberto Bassul também expõe na mostra e participou da visita guiada do Casapark Prime. Ele afirma que tem diferentes linhas de pesquisa, mas o trabalho apresentado busca encontrar signos concretistas em uma cidade que é o maior experimento do mundo da utopia modernista
“Eu busco efeitos de luz, situações que remetem à geometria e à abstração do concretismo. E, com isso, eu achato planos visuais, trazendo a tridimensionalidade do espaço público, aberto, urbano, para um efeito bidimensional, que lembra as linguagens concretistas no desenho, na gravura e na pintura”, enfatiza.
Confira os highlights do evento, por Zero 61 Produções:
Confira os clicks de Nina Quintana:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram