Carol Sleiman: conheça a empresária brasiliense à frente do Zaytona
Em conversa com a coluna, a empresária conta sua trajetória de vida até a criação do empreendimento voltado para culinária árabe
atualizado
Compartilhar notícia
Dizem que os filhos são o espelho dos pais, e não apenas na aparência, mas nos valores, crenças e costumes. Dessa forma, algumas paixões são passadas de geração para geração. Na vida da empresária Carol Araújo Sleiman, não foi diferente. A sócia do empório libanês Zaytona, em Brasília, viu o amor pelo empreendedorismo nascer por incentivo do falecido pai, Antônio Carlos, dono da rede de supermercados Planaltão.
“Minha maior escola foi dentro de casa”, diz a brasiliense em entrevista para a Coluna Claudia Meireles. Estudiosa e com o desejo de buscar formação profissional de qualidade, Sleiman partiu para os Estados Unidos, em 1999, e formou-se em marketing. Foi durante seus estágios em empresas de eventos que ela decidiu seguir a sua grande paixão.
Como a maioria dos empresários, para alcançar o sucesso é necessário uma boa dose de esforço, dedicação, experiência e trabalho árduo. Ao retornar ao Brasil, em 2004, Carol se juntou ao primo, dono da empresa de eventos e, juntos, fizeram a Expotchê — festa dedicada a cultura gaúcha —, por oito anos.
Carol decidiu dar um novo passo e mudou-se para São Paulo para acompanhar meu marido, nascido no Líbano, que tem uma fábrica de pão libanês. “Eu assessorava a empresa no marketing. Decidi abrir um empório árabe em São Paulo. Foi um sucesso. Vendemos para uma grande rede da cidade e retornamos a Brasília para abrir a mesma fábrica de pães no Centro-Oeste”, recorda.
Ver essa foto no Instagram
O Zaytona
Foi a partir do sucesso da Cedro Pães que veio o desejo de abrir a Zaytona. “Com o know-how que temos da capital paulista conseguimos trazer os melhores produtos árabes até o DF. Nós vimos a necessidade de vender nossa produção no varejo, algo que até então era comercializado apenas no atacado daqui”, explica.
Em maio de 2021, nasceu a empresa especializado em gastronomia libanesa. Em pouco tempo, o local bombou e virou ponto de encontro de amigos e familiares, que se deliciam com comida árabe, drinques e música ao vivo.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
“É uma mistura de sabores e tradições. Nosso chef é libanês, por isso, conseguimos manter a cultura, qualidade, temperos e sabores nos nossos pratos”
Carol Araújo Sleiman
Quem passar pelo estabelecimento poderá saborear pastas como hummus, babaganoush, coalhada, mohammara (kibe, esfirras, kafta, kibe cru, shawarmas), ou pratos mais elaborados, a exmeplo de arroz de cordeiro, couscous marroquino e torre de kibe cru.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
“Com o sucesso da nossa comida, os clientes começaram a pedir para fazermos buffet. Foi quando surgiu o Zaytona em Casa. Aqui, posso unir minha expertise em eventos com o melhor da culinária do país do Oriente Médio”, conta Carol.
Atualmente com 50 colaboradores, o grupo é formado pela Zaytona Mini Market Lago Sul e Mangueiral, Zaytona em Casa, Zaytona Sweets e Cedro Pães. A novidade é o serviço de Food Truck & Kombi Zaytona, que leva a cozinha até o cliente. “Nossa expectativa é aumentar nossas lojas para que possamos atender várias regiões de Brasília”, avalia a profissional.
Casada e mãe de dois filhos, Carol divide o tempo entre cuidar da família e o amor pelo negócio. Mais do que ninguém, a empresária sabe dos desafios que a profissão exige, mas encoraja outras mulheres que desejam seguir no ramo: “Sonhe alto, se desafie. Dê o seu melhor e coloque energia, amor e comprometimento que o sucesso chegará”, conclui.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram