Carol Negreiros faz imersão de curso de inteligência emocional
A treinadora comportamental é a mente por trás do método Hero, que tem sido muito comentado em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Aos brasilienses que almejam mudar suas vidas, a coluna Claudia Meireles dá a dica: o método Hero, ministrado pela treinadora comportamental Carol Negreiros, tem sido muito comentado pela cidade. Com duração de três dias, e em um ambiente especial, o treinamento proporciona quatro emoções básicas: alegria, tristeza, medo e raiva. A técnica permite que a pessoa tenha um aproveitamento positivo dessas emoções e faz com que elas ajudem na conquista dos objetivos.
De acordo com Carol, o intuito do programa é desenvolver uma visão diferente do mundo, no qual os objetivos pessoais e profissionais possam ser alcançados de maneira sistematizada. Mas outras intenções podem ser acrescentadas à lista: melhorar a capacidade de desenvolver relacionamentos, mantendo a harmonia tanto nas relações familiares quanto na vida profissional; desenvolver autoliderança a partir do autoconhecimento, aprimorando ainda mais suas capacidades natas e eliminando pontos fracos; melhor administrar comportamentos e emoções; e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e liderá-las; entre outros.
Traçando essa linha, a idealizadora do trabalho ensina a deixar algumas adversidades para trás, como crenças e fatores limitantes na conquista do sucesso; medos e inseguranças; pontos fracos nos comportamentos e emoções; desânimo; ansiedades e cansaço do dia-a-dia; e sentimento de inferioridade.
A próxima imersão Hero será nos dias 5, 6 e 7 de março deste ano.
Puberdade
Jovens também têm seu espaço no projeto de Carol Negreiros. O Hero Teen é voltado a uma das fases mais desafiadoras do ser humano, a adolescência. Para este encontro, a idealizadora estipulou a faixa etária de 13 a 17 anos.
“Trabalharemos as mudanças físicas e hormonais características da idade, bem como as dificuldades enfrentadas nessa fase, como bullying, drogas, organização, internet, escola e demais temas. Ensinaremos detalhadamente como estabelecer objetivos e metas e como conquistá-los de modo simples e agradável”, complementa a profissional.
O Hero Teen será no dia 14 de março.
Para os pequenos
O Hero Kids foi criado para as crianças identificarem o seu próprio valor e suas emoções, e para quem aprendam a lidar com elas, resolvendo seus problemas emocionais. Por meio de atividades lúdicas, os facilitadores da AIGC Kids projetam experiências ricas de aprendizados e descobertas para crianças de 7 a 11 anos. Será um encontro com oito horas de duração, esperado para o dia 28 de março deste ano.
Por dentro da metodologia
A metodologia de Carol Negreiros engloba todas as formações e experiências adotadas pela brasiliense ao longo da carreira. Segundo ela, as três tipologias do método Hero giram em torno da família. Ela destaca que o treinamento é como uma “colcha de retalhos das melhores linhas de pensamento e do comportamento humano”, como Análise Transacional (egograma), Reichiana ou Reich (raiva), Sufismo (morte), Gestalt Terapia (dayado), Rebirthing, PNL, Inteligência Emocional e Psicologia Positiva.
Uma sugestão da especialista é para as empresas levarem seus colaboradores à imersão Hero. Para ela, esse tipo de iniciativa pode ser vista como uma forma de ajudar o emocional de cada colaborador, “para que eles tenham benefícios em casa e gerem mais produtividade. Pode acabar com ruídos na comunicação, entre outros. Os ganhos quando as pessoas estão mais saudáveis são inúmeros”, ressalta.
Ver essa foto no Instagram
Sobre a especialista
Há mais de 20 anos no mercado corporativo e com experiência profissional em Boston (INEXH), Abu Dhabi (Cel. Com), Singapura (St. Engineering) e Brasil (Mercedes Benz), Carol Negreiros é especialista em gestão e desenvolvimento comportamental. Ela viu na criação da AIGC a chave para contribuir com a evolução das pessoas.
Educadora, terapeuta, master practioner em PNL, trainer internacional e master coach com mais de 6 mil horas em sessões e treinamentos, consteladora familiar e hipnoterapeuta, é pós-graduada em psicoterapia e intervenção em crise e prevenção do suicídio.
Em entrevista para a coluna, Carol Negreiros revelou que foi no meio das vendas que se descobriu como gerente. Sua perspicácia a levou ao empreendedorismo em tudo o que fazia. “Se eu estava no shopping trabalhando, eu pensava ‘posso fazer um negócio daqui”’, diz.
Carol já trabalhou na embaixada do Kuwait no Brasil e em uma agência de viagens. Também foi proprietária de uma loja de roupas de academia e uma lanchonete.
“Em 2012, tive o primeiro contato com o desenvolvimento humano em específico, porque, na verdade, eu entendo que sempre trabalhei e desenvolvi pessoas. Através de um treinamento e imersão, me apaixonei pela programação neurolinguística e pelo resultado que pode ser gerado de maneira simples”, afirma.
“Eu amo trabalhar com pessoas e entender que se a inteligência emocional, relacional e interpessoal começa dentro de uma família, desde a base até chegar aos pais, a possibilidade de uma vida mais saudável é um fato.”
Carol Negreiros
Como surgiu o método
Carol frisa que conseguiu compreender que a maioria dos problemas das pessoas gira em torno de injustiças, como traição, injúria, abandono, abuso e violências. “O mal é repetitivo, independente de como é e do que foi vivido”, declara.
De acordo com a treinadora, sua metodologia vai ao encontro do “ressignificar”, e não do “apagar”. “O treinamento te desenvolve pessoalmente e profissionalmente, através do autoconhecimento. A frase chave do trabalho é: descubra quem você é. No dia em que você descobrir quem você é, nunca mais vai querer ser outra pessoa”, compartilha. “As críticas não têm mais peso, porque você sabe quem você é. Os complexos e as comparações se reduzem, e, sendo assim, você tem liberdade emocional”, completa.
Para Carol, a grande busca das pessoas, hoje, é pela liberdade. “Às vezes, elas nem sabem de quê, porque elas não entendem as emoções. Tudo é angústia, pânico e ansiedade, sendo que, na verdade, quando você conseguir entender como utilizar sua tristeza e saber que ela é boa e que ela pode te ajudar e te levar a uma reflexão, muitas patologias, estigmas e crenças que são implementadas e repetidas caem por terra. E talvez você esteja mais saudável do que imagina’’, defende.
O sonho da especialista é inaugurar um centro de apoio integrado voltado à gestão comportamental, que reúna diferentes modalidades da medicina e da terapia, como psicologia, meditação e psiquiatria. “Uma discussão de caso entre vários profissionais poderia gerar um tratamento mais efetivo. Afinal, o indivíduo é único”, diz.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.