Carlos Silva media visita guiada à exposição Burle Marx
A mostra Burle Marx está disponível na Casa Albuquerque. Evento teve o mailing assinado pela RP Claudia Salomão
atualizado
Compartilhar notícia
Na tarde desta quarta-feira (26/10), o curador Carlos Silva e convidados ilustres foram à Casa Albuquerque, no Lago Sul, para uma visita guiada à exposição Botânico Pictórico, do artista plástico brasileiro Burle Marx. O mailing foi assinado pela RP Claudia Salomão.
A mostra reúne pinturas e projetos do artista feitos para Brasília, em parceria com a Almeida & Dale Galeria, em uma seleção pensada pelo curador Guilherme Wisnik. Ao todo, foram selecionadas cerca de 40 obras, produzidas entre as décadas de 1960 e 1990, que dialogam com o bioma do cerrado. Carlos conta que buscou produzir uma discurso que organize o trabalho do artista e mostre a ideia por trás do processo criativo.
“Ela está organizada de uma maneira anacrônica, o que produz um ritmo diferente na criação do artista, porque não obedece a cronologia sequencial. Trata-se de um olhar curatorial sobre a produção que valoriza muito mais as interconexões entre as obras do que a cronologia”, disse.
Ele acrescentou destacando a genialidade de Burle Marx. “É um artista extremamente fértil. Ele tem projetos de arte que viraram jardins, há pesquisa em ourivesaria e vários outros tipos. É muito bonita a organização geométrica que ele propõe nas peças.”
Confira os detalhes:
Nascido em 1909, o artista brasileiro destacou-se internacionalmente pela trajetória entre a pintura e o paisagismo. Para Luiza Vaz, gerente da Casa Albuquerque, trazer essa exposição para a capital federal é importante, pois o público consegue compreender o jeito que ele pensava visualmente.
“Ficamos muito felizes de ter conseguido unir essas obras, que têm relação com Brasília. Vendo essas plantas de projetos, e os trabalhos dele em pintura, conseguimos perceber como o olhar dele funcionava de um jeito único. E ele aplicava esse olhar a coisas distintas, como por exemplo, o projetos da joias que também são desenhos preciosíssimos”, falou à Coluna.
A mostra Botânico Pictórico segue exposta até o dia 29 de outubro na galeria Casa Albuquerque, na QI 5 do Lago Sul.
Confira os cliques do momento:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram