Cardiologista revela melhor queijo para manter a saúde do coração
Para manter a saúde, algumas pessoas evitam queijos, mas um cardiologista afirmou que uma opção, em específico, pode ser benéfica
atualizado
Compartilhar notícia
O queijo está presente em diversas receitas, e as pessoas adoram degustar o saboroso alimento, mesmo que sozinho. No entanto, algumas opções possuem altos níveis de gordura, sódio e são calóricas, o que pode fazer com que algumas pessoas eliminem o derivado do leite da dieta.
“Alguns alimentos, como aqueles ricos em gordura saturada e sódio, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares”, disse o cardiologista Cheng-Han Chen ao New York Post. “Por outro lado, uma dieta baseada em vegetais, rica em fibras e com baixo teor de gordura saturada pode ser benéfica para a saúde do coração”, completou.
O cardiologista, no entanto, afirmou que o queijo não precisa se tornar o vilão da alimentação saudável e nem prejudicar o funcionamento do coração. “O queijo pode fazer parte de uma dieta saudável para o coração”, afirmou.
De acordo com Chen, os queijos precisam ser comidos com moderação e as pessoas devem optar por opções com pouca gordura saturada e sódio. Para o especialista, uma das melhores alternativas para a saúde do coração é a muçarela. “É uma boa fonte de proteína e cálcio e ainda contém probióticos que podem beneficiar a saúde intestinal e imunológica”, ressaltou.
Ele também afirmou que a muçarela tem baixo teor de sódio e gordura saturada e é rica em cálcio, o que melhora a saúde óssea. “A muçarela fresca também tem menos gordura saturada e sódio do que outros queijos”, comentou.
Apesar disso, ele alertou para a importância de conferir a quantidade de sódio das muçarelas nos rótulos, porque o teor do mineral pode variar. “É uma boa ideia evitar muçarelas com muito sódio, pois isso pode aumentar a pressão arterial, entre outros efeitos”, afirmou Chen.
O cardiologista afirmou que para manter a saúde do coração também é importante evitar o consumo de queijos altamente processados e industrializados, como o cheddar e o queijo colby. “Eles tendem a ser muito ricos em gordura saturada e sódio”, explicou.
Apesar do alimento derivado do leite ser rico em proteínas, ele não é a melhor forma de consumir o macro nutriente. Chen aconselha obter proteínas e cálcio em outros alimentos, como carne magra, iogurte, feijão e folhas verdes.
Além disso, ele indicou evitar processados e priorizar o consumo de alimentos ricos em fibras, que não tenham alto teor de gordura saturada e sódio.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram