Cardiologista revela alimento poderoso para limpar as artérias
Apesar dos avanços na medicina (que incluem o uso de medicamentos), a prevenção da doença aterosclerótica continua sendo a melhor estratégia
atualizado
Compartilhar notícia
O acúmulo de gorduras nas paredes das artérias é um problema comum entre os brasileiros. E, apesar dos avanços na medicina (que incluem o uso de medicamentos), a prevenção continua sendo a melhor estratégia. “É muito melhor evitar a doença aterosclerótica do que tentar tratá-la”, disse o cardiologista Bradley Serwer à publicação Yahoo!Life.
Uma das formas de precaver, certamente, é se atentar ao que consumimos. Isso quer dizer que uma alimentação balanceada pode ser muito eficaz no combate a esse tipo de problema.
“Uma dieta pouco saudável pode levar à formação de bloqueios nas artérias do coração, que pode se manifestar como um ataque cardíaco fulminante”, alertou Nicholas Ruthmann, médico especialista em doenças cardiovasculares.
Artérias obstruídas são como um tubo com paredes internas ásperas e acidentadas. “O tubo oco fica entupido, de modo que o sangue não consegue fluir tão facilmente”, afirmou o profissional. E aí que está o problema. “Limitar a quantidade de fluxo sanguíneo para um órgão importante, como o coração, o cérebro ou as pernas, pode levar a danos, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e dor ou perda de membros”, explicou Nicholas.
Alimento poderoso para a saúde arterial
Nicholas Ruthmann recomenda o consumo de folhas verdes, como couve, espinafre, alface romana e rúcula, pois esse tipo de alimento tem um perfil nutricional que oferece grandes benefícios para a saúde do coração. “Ou seja, coma mais saladas”, declarou o médico.
“As folhas verdes estão repletas de vitaminas, minerais, antioxidantes e nitratos, que ajudam a reduzir a pressão arterial e a manter as artérias abertas”, justificou.
Ainda, um estudo dinamarquês de 2021 realizado com mais de 53 mil pessoas mostrou que os participantes que consumiram vegetais ricos em nitratos, especialmente folhas verdes, tinham um risco menor de doenças cardiovasculares.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.