Cardiologista cita as 4 melhores frutas para baixar a pressão arterial
No Brasil, a pressão alta atinge 30% população adulta. Segundo um cardiologista, quatro frutas podem ajudar no controle da hipertensão
atualizado
Compartilhar notícia

Entre as doenças com maior incidência em todo o mundo, a cardíaca continua sendo a principal causa de morte, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Da série de problemas cardiovasculares, o mais frequente é a pressão alta. No Brasil, a condição atinge 30% população adulta. Segundo um médico, quatro frutas podem ajudar no controle da hipertensão.
Com mais de duas décadas de experiência, o cardiologista David Sabgir concedeu entrevista ao portal estadunidense Eating Well. O especialista em saúde do coração recomendou comer determinadas frutas devido ao fato desses alimentos terem propriedades nutricionais capazes de estabilizar ou reduzir a hipertensão. Confira!
1. Banana
Conforme salientou o cardiologista, a banana parece ter sido “embalada” em um nutriente saudável para o coração: o potássio. “O mineral é reconhecido pela capacidade de reduzir os efeitos do sódio no corpo e de aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos”, atestou.

Sabgir explicou como o potássio age no organismo. Nas situações em que corpo estiver retendo muita água, consequentemente haverá mais líquido no sangue, o que aumenta a pressão arterial. O nutriente auxilia na remoção de parte do excesso de fluídos.
2. Abacate
Assim como a banana, o abacate dispõe de uma quantidade significativa de potássio. Apenas uma porção do alimento pode oferecer em torno de 250 miligramas do mineral essencial para o funcionamento do organismo.
“Uma dieta rica em potássio ajuda a compensar alguns dos efeitos nocivos do sódio na pressão arterial”, garantiu o médico.
Além do potássio, Sabgir evidenciou que os “alimentos cremosos” apresentam fibras dietéticas e gorduras insaturadas. Os dois compostos tendem a beneficiar a saúde cardiovascular.

3. Bagas
Costuma comer frutas do tipo bagas no café da manhã ou como lanche, saiba que está fazendo algo positivo para o coração. Consumir mirtilos, amoras ou framboesas constantemente favorece com o controle da pressão arterial.
“As frutas vermelhas contêm antioxidantes, incluindo antocianinas, que pesquisas sugeriram ajudar a reduzir a pressão arterial”, destacou o cardiologista.

4. Kiwi
David Sabgir frisou quanto ao consumo de kiwi ser uma boa fonte de vitamina C, nutriente com ativos que contribuem com a redução da pressão arterial em pacientes com “hipertensão primária”. A fruta também soma teor de potássio. Para comprovar a tese, o médico expôs estudos.
“Pesquisas recentes descobriram que uma porção diária de kiwi pode reduzir a pressão arterial sistólica [o índice corresponde ao valor mais alto que aparece durante uma aferição]”, disse o cardiologista. Ele se referiu a um estudo publicado pela revista Nutrients.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.