Caminhada na praia: veja como aproveitar as férias e ainda perder peso
A coluna conversou com um personal trainer para entender como as caminhadas na praia podem acelerar o emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Com a chegada do verão, as praias se tornam o destino preferido de quem busca relaxar e aproveitar as férias. Além de momentos de lazer, o cenário paradisíaco pode ser a oportunidade perfeita para manter a saúde em dia. Embora existam diversas opções de treino na areia, uma medida simples como as caminhadas ao ar livre pode ser o que faltava para quem deseja perder alguns quilinhos, especialmente depois dos excessos das festas de fim de ano.
Além de ajudar na queima de calorias, a caminhada fortalece a musculatura, melhora o equilíbrio e proporciona contato direto com a natureza. Para entender melhor os benefícios dessa prática, a coluna Claudia Meireles conversou com o personal trainer Rubens Dias, que explicou como potencializar os resultados e quais são os cuidados necessários para iniciar com a atividade.
Saiba os benefícios das caminhadas na areia
De acordo Rubens Dias, a caminhada na areia oferece desafios específicos que aumentam o esforço físico e potencializam os benefícios estéticos.
“Caminhar na areia pode aumentar o gasto calórico em até 50% em relação à caminhada no asfalto. Enquanto uma caminhada moderada em superfícies como calçadas ou ruas queima entre 200 e 300 calorias por hora, o esforço na areia pode elevar esse número para 300 a 450 calorias no mesmo período”, explica.
Se a resistência adicional da superfície instável da praia é um dos principais fatores para a perda de peso, o expert revela que realizar o exercício em uma areia mais fofa traz resultados ainda mais expressivos.
“Nessas condições, vamos notar que o pé afunda a cada passo, exigindo maior ativação de músculos estabilizadores, como panturrilhas, tornozelos, quadríceps e quadril. É uma experiência completa para quem deseja emagrecer ou melhorar o condicionamento físico”, detalha Rubens Dias.
Além disso, o fato de poder se exercitar descalço e contemplando a paisagem é entendido pelo profissional como um ponto a mais para iniciar ou manter os bons hábitos, mesmo durante as férias.
“Apesar de ser mais cansativo, caminhar descalço na areia ativa ainda mais os músculos e aumenta em 50% o gasto calórico. Para além dos benefícios estéticos, o esforço de caminhar ou correr na areia aumenta a frequência cardíaca, melhora a força e o condicionamento físico”, comenta.
Veja os cuidados necessários antes de iniciar o exercício
Por ser um exercício que exige ainda mais energia dos praticantes, Rubens alerta para os cuidados necessários antes de iniciar a caminhada para evitar lesões ou qualquer desconforto. “Enquanto estiver caminhando, é fundamental observar os sinais fisiológicos do corpo como a respiração muito ofegante, sudorese excessiva, rosto muito avermelhado, dores nas pernas ou tonturas”, adverte.
Para o especialista, esses sinais estão intimamente ligados aos fatores climáticos da temporada de verão, como também do maior esforço atribuído ao exercício.
“A principal medida para evitar os desconfortos é se manter hidratado. Por outro lado, é importante observar o quanto a areia da praia está desnivelada. Em casos de alto declive, o ideal é se exercitar na calçada para evitar entortes ou sobrecarga nas articulações do tornozelo, joelho e quadril, ainda mais para quem está iniciando com os exercícios”, alerta.
Em relação ao tempo de exercício para garantir resultados na balança, Rubens Dias revela que depende da disposição física de cada indivíduo.
“Se você é uma pessoa acostumada a fazer exercícios, procure equiparar seu esforço da praia ao seu esforço habitual. Se você costuma caminhar ou correr por uma hora, faça o mesmo tempo de costume, porém, diminua um pouco sua velocidade para se ajustar ao aumento de esforço devido à resistência da areia”, explica.
Por outro lado, se a pessoa está tentando se livrar do sedentarismo e quer começar 2025 com novos hábitos, Rubens sugere que comece devagar. “Apenas 15 a 20 minutos de caminhada na areia são suficientes para você dar o seu pontapé inicial. Coloque metas alcançáveis e que depois, também, não comprometam a sua viagem”, aponta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.