metropoles.com

Café faz mal para a sua pele? Especialistas respondem!

A cantora Jennifer Lopez defende que a bebida “destrói a pele conforme envelhece”. Será que é verdade? Veja o que as especialistas pensam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagens cedidas ao Metrópoles e Arthur Menescal/Especial para Metrópoles
Adriana Vilarinho, Sandra Alvim e Priscilla Proença
1 de 1 Adriana Vilarinho, Sandra Alvim e Priscilla Proença - Foto: Imagens cedidas ao Metrópoles e Arthur Menescal/Especial para Metrópoles

Você já passou em frente a uma cafeteria e sentiu aquele aroma delicioso? O café, um dos ingredientes mais amados e presentes nas casas brasileiras, há muito tempo atrai uma legião de fãs. Para muita gente, o dia só começa depois do famoso cafezinho.

No entanto, diferentemente daqueles que não se imaginam sem a bebida, muitas pessoas pelo mundo são avessas a ela. É o caso de algumas celebridades, que se sentem sensíveis aos efeitos da cafeína.

Café mão de mulher
O café é queridinho dos brasileiros

Kim Kardashian, por exemplo, opta pela água em vez de degustar a bebida nas primeiras horas do dia. Sua irmã mais velha, Kourtney Kardashian, parou de saborear o cafezinho há quase duas décadas, pois se sente muito hiperativa e nervosa.

Ao descobrir que eliminar a cafeína ajuda a manter a clareza, o comediante Jim Carrey – que nunca escondeu os problemas de saúde mental – aboliu a bebida do dia a dia. Já para Zendaya, café, energéticos e refrigerantes “não fazem nada” por ela. Donald Trump também integra o grupo dos não adeptos à bebida alcoólica devido aos vícios do irmão mais velho, Fred Trump, que faleceu em 1981 em razão do alcoolismo.

Podemos acrescentar outros nomes a essa lista, como Naomi Campbell, Blake Lively, Tom Brady, Gisele Bündchen e Kate Beckinsale. Jennifer Lopez, por sua vez, defende que o ingrediente “destrói a pele conforme envelhece”.

Jennifer Lopez
Jennifer Lopez defende que o ingrediente “destrói a pele conforme envelhece”

Embora cada famoso defenda sua escolha e estilo de vida, será que o consumo de cafeína, realmente, pode fazer mais mal do que bem para o corpo? Assim como J.Lo acredita, seria o cafezinho um “inimigo” para a nossa cútis? Levantada essa dúvida, a coluna Claudia Meireles conversou com três especialistas a fim de entender a associação entre a bebida e a pele.

Confira:

Sob uma perspectiva da dermatologista Adriana Vilarinho

Segundo a médica, não há como afirmar se o café faz bem ou mal para a saúde, já que os hábitos alimentares, o metabolismo e o organismo de cada pessoa são únicos. “Tudo em excesso faz mal. No caso do café, pode haver o aumento de ácidos estomacais, levando a desconfortos como azia e queimação. Ou, ainda, piorar transtornos de ansiedade e insônia, para quem sofre com esses problemas”, explica.

Para a médica, geralmente não há restrições ou necessidade de suspensão do consumo da bebida. No entanto, é preciso ficar atento ao açúcar consumido em conjunto. “Ele é um vilão para a saúde da pele e, em alguns tratamentos, precisa ser evitado. No mais, não há restrições”, opina.

Dermatologista Adriana Vilarinho
Dermatologista Adriana Vilarinho opina sobre o café

De acordo com a profissional, o efeito diurético do ingrediente é muito leve, por isso, é um mito dizer que ele causa desidratação, até porque “ingerimos água ao consumi-lo, já que faz parte do preparo, assim como nos chás”. “Mas, repito, tudo em excesso pode causar desconfortos e malefícios”, reitera.

Como qualquer bebida que possua cafeína, seu consumo em demasia pode ter efeito estimulante e aumentar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Mas, para a especialista, isso não se restringe ao café.

Café
Beber café faz mal para a saúde da sua pele?

Questionada sobre a hipótese de a cafeína reduzir a circulação de sangue e, com isso, acabar afetando a cútis, Adriana Vilarinho nega. “Pelo contrário, o café tem efeito positivo nos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue pelo corpo e reduzindo o risco de inflamações, devido à presença da cafeína”, esclarece.

Mulher - produtos - skincare
Na pele, o café age como antioxidante

Adriana afirma que o poder antioxidante do ingrediente combate os radicais livres, e sua ação anti-inflamatória é ótima para a cútis. Diante disso, há muitos dermocosméticos voltados para o tratamento de celulite e gordura localizada, por exemplo, que têm essa substância em sua formulação, por ter capacidade de atravessar a barreira cutânea.

“A borra de café é um ótimo esfoliante, o que contribui para a limpeza da pele. Contudo, o ideal é sempre consultar uma dermatologista para avaliar a pele e o tipo de acne, para a recomendação do tratamento mais adequado”, fala Adriana Vilarinho.

Conforme a médica diz, não há uma relação entre acne e café. “Ressalto, novamente, que a questão maior é o açúcar consumido junto com o café, e não a bebida em si”, lembra. Segundo ela, o que pode ocorrer é o aumento da ansiedade pelo excesso de consumo, piorando a acne já existente.

Mulher removendo acne
Conforme a médica diz, não há uma relação entre acne e café

Outro mito, de acordo com a profissional, é que a bebida acarreta o envelhecimento da derme. “O envelhecimento é causado pelo excesso de exposição aos raios UV e luz visível, pela falta de hidratação e rotina de cuidados, pela genética, entre outros fatores”, responde.

“O café em excesso pode causar insônia, é claro. Porém, moderadamente, ele não afeta o sono. Agora, ter noites mal dormidas prejudica a pele, sim, já que a falta do sono aumenta o nível de hormônios do estresse e os radicais livres. A cafeína, na realidade, combate os radicais livres, ou seja, é um aliado quando consumida da forma correta”

Adriana Vilarinho
Sob uma perspectiva da consultora em nutrição holística Sandra Alvim

Para Sandra Alvim, as pessoas costumam usar o café como estimulante. Porém, os benefícios para a saúde vão muito além disso. A bebida aumenta os níveis de energia e levanta o astral, diminuindo o risco de depressão e suicídio. “Além disso, ela melhora a memória e os reflexos, diminui os riscos de danos ao fígado e protege contra o Alzheimer, a doença de Parkinson e outras doenças degenerativas, assim como a disfunção erétil”, conta a especialista.

A consultora relembra que, em 2008, estudos conduzidos pela Universidade de Harvard sobre saúde pública concluíram que a bebida não aumenta o risco de doenças ou morte prematura. “Portanto, a conclusão desses estudos foi de que não existe nenhuma evidência que sugira que o café promove algum mal à saúde”, diz.

“Cigarro, açúcar, alimentação pobre, falta de exercícios e estresse é que fazem mal para a saúde. Claro que tudo demais não é saudável, mas até três xícaras de café por dia, desde que não tenham açúcar, não fazem nenhum mal à saúde”, fala Sandra Alvim.

Sandra Alvim
Sandra Alvim acredita que a bebida não causa tanto mal quanto se imagina

De acordo com a profissional, os componentes bioativos encontrados na bebida são cafeína, diterpenos e cafestol (protegem o corpo contra doenças crônicas e degenerativas), Kahweol (pode atuar como um bloqueador contra alguns carcinógenos), polifenóis, manganês, potássio, vitamina B e niacina, além de alguns componentes ácidos.

“O café protege o corpo contra doenças do coração, esclerose múltipla e até diabetes do tipo 2; e melhora a performance mental. Mas é preciso escolher o café certo, de preferência orgânico, o local onde foi plantado, quando foi colhido e como é preparado. Isso faz muita diferença”

Sandra Alvim
xícara de café em fundo colorido
É preciso escolher o café certo, de preferência orgânico, o local onde foi plantado, quando foi colhido e como é preparado

Além dos efeitos antioxidante e anti-inflamatório, confirmados pela dermatologista Adriana Vilarinho, o ingrediente em questão tem propriedades hidratantes, ou seja, protege a pele. “Algumas xícaras por dia são tão hidratantes como a água”, ressalta Sandra Alvim.

Também em concordância com Vilarinho, a consultora em nutrição holística evidencia o potencial da cafeína na melhora do fluxo de sangue pelo corpo, o que diminui os riscos de morte por doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. “Inclusive, estudos do National Cancer Institute, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que o café diminui o risco de melanoma maligno (tipo mais grave de câncer de pele), de câncer do colo do útero, do fígado e de mama”, comenta.

Segundo a especialista, o café é uma bebida ácida e poderia estimular mais as glândulas sebáceas da pele, tornando-a mais oleosa. Todavia, “se você tem uma alimentação bem balanceada entre alimentos ácidos e alimentos alcalinizados, não precisa se preocupar”, anuncia ela.

“Antes do café, existem outras substâncias que causam acne, como o leite de vaca e seus derivados, o açúcar refinado, frituras, carnes vermelhas e alimentos processados”, informa a profissional.

Para Sandra Alvim, o excesso de cafeína aumenta os efeitos fisiológicos do estresse, logo, o corpo libera mais cortisol. Porém, isso ocorre apenas com o exagero de ingestão da bebida. “Tudo em excesso faz mal para o corpo”, enfatiza.

Café skincare
O café também é utilizado como esfoliante para a pele

A consultora afirma que se a pessoa toma um cafezinho pela manhã ou pela tarde, sendo seis horas antes de dormir, não será o café que vai tirar seu sono. “Procure descobrir com o seu médico o que está tirando o seu sono, mas não vamos culpar o cafezinho. Dormir pouco é péssimo para a pele. Dormimos pouco quando estamos estressados, com depressão, com preocupações, com falta ou baixa de hormônios e com ansiedade. Ingerir doces antes de dormir ou tomar refrigerantes, isso sim tira o sono”, opina.

Sandra conta que a bebida só não é indicada para pessoas com problemas de estômago – por conta da acidez – e mulheres grávidas ou que estejam amamentando. “Cada pessoa responde de uma maneira diferente às substâncias que ingere. Há pessoas que tomam café antes de dormir e dormem muito bem. Ou seja, vamos saborear nosso cafezinho de cada dia sem culpa”, conclui a especialista.

No vídeo a seguir, a consultora em nutrição holística Sandra Alvim fala mais sobre a bebida queridinha dos brasileiros:

Sob uma perspectiva da médica do estilo de vida Priscilla Proença

O ponto de vista de Priscilla Proença vai ao encontro das opiniões de Adriana Vilarinho e Sandra Alvim. Segundo ela, se o indivíduo não for sensível à cafeína e ingerir café em quantidades adequadas faz bem. “Ele é rico em fitoativos, antioxidantes benéficos à saúde. Por isso, seu consumo moderado até determinado horário [para não atrapalhar o sono] é indicado sim”, declara.

Pós-graduada em endocrinologia, a especialista ainda destaca que há estudos demonstrando os benefícios do ingrediente para o coração. Além disso, ela fala que, ao contrário do que se acreditava – que a bebida pioraria problemas como a rosácea – um novo estudo associou o seu consumo à baixa incidência dessa doença. “Porém, mais estudos precisam ser feitos para confirmar esta informação”, visa.

24/06/2021. Brasília- DF. Bate-papo sobre Mindulness na clínicaEssence com a dra Priscilla Proença e Mariana Delgado. Fotos: Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Priscilla Proença faz uma análise do café

“Todos os antioxidantes, inclusive os do café, beneficiam a saúde da pele, como de todo o corpo”, avalia Priscilla Proença. De acordo com a médica do estilo de vida, o sono é um importante mecanismo fisiológico de recuperação de danos.

O sono, ela destaca, revigora o corpo do estresse físico, metabólico e mental do dia anterior e o prepara para o próximo dia. Dormir menos horas do que se precisaria influencia na saúde da pele e de todo o corpo, “e os efeitos podem ser notados em uma pele desidratada e cansada, assim como corpo e mente também desgastados”, considera Priscilla, ao salientar a importância do sono para o organismo e o consumo moderado de cafeína.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?