Cada imunidade, uma identidade. Conheça a sua e saiba como melhorá-la
Médico Jeffrey Bland defende que existem cinco principais personalidades de sistema imunológico. Conhecê-las pode melhorar (e muito) a saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Todos os dias, buscamos a fórmula perfeita para ter uma vida longa e saudável. A resposta para alcançar este objetivo pode estar em entender as características do nosso sistema imunológico. Quando funciona corretamente, ele é capaz de proteger o corpo contra doenças e infecções de fungos, bactérias e vírus, como o Sars-Cov-2, causador da Covid-19.
Cada corpo possui um conjunto de características que o torna único. Conhecê-lo melhor, segundo o médico Jeffrey Bland, é importante para que possamos atender às nossas necessidades específicas e, assim, otimizá-lo.
O fundador do Instituto de Medicina de Estilo de Vida Personalizado e do Instituto de Medicina Funcional, dos Estados Unidos, sugere que o sistema imune tem cinco personalidades principais, chamadas de identidades imunológicas. Elas são construídas diariamente, com nossos hábitos e estilo de vida, e são cruciais na resposta contra invasores.
“Seu sistema imunológico é importante diariamente e é especial para você”, disse Bland em artigo publicado no site MBG Health. “Depois de entender que seu sistema imunológico tem sua própria identidade, você pode começar a personalizar as terapias e intervenções que usa para apoiá-lo”, completou.
Conheça melhor as características de cada um deles.
Equilibrado
O perfil equilibrado é considerado o ideal. Aqui, as células de defesa reagem assim que detectam sinal de perigo, mas de maneira coordenada, preservando o bom funcionamento e equilíbrio do organismo.
Se este é o seu caso, a regra é: “Em time que está ganhando, não se mexe”. Mantenha o padrão com uma dieta balanceada, sono reparador, prática de atividade física e controle do estresse. Esses são alguns dos denominadores que contribuem para um sistema imunológico saudável.
Sensível
Pessoas que têm o sistema imunológico sensível tendem a responder imediatamente a pequenos gatilhos. Essa característica pode provocar alergias, erupções cutâneas e distúrbios gastrointestinais com mais frequência, como uma resposta exacerbada do sistema imunológico.
Nestes casos, é indicado fortalecer o microbioma com o consumo de probióticos e alimentos ricos em fibras, ômega 3 e quercetina, um flavonoide com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias encontrado em uvas, brócolis e trigo sarraceno, ou via suplementação.
Zangado
A personalidade zangada é caracterizada pelo sistema imunológico cronicamente superativo, ou seja, que reage contra ameaças em níveis muito baixos, e pela dificuldade em manter um equilíbrio saudável. Esse perfil costuma ser identificado por quadros de fadiga e dores nas articulações.
Fazer ajustes na alimentação pode ser a melhor estratégia para ajustar a resposta imunológica. Invista em refeições com vegetais crucíferos – como couve-flor, repolho, couve, agrião e brócolis –, azeite, alho e chá-verde. O médico ainda sugere a prática do jejum intermitente.
Arredio
Ao contrário do perfil zangado, o arredio é caracterizado pela sub-reatividade às ameaças. Neste caso, o sistema imune não faz a proteção adequada contra vírus e bactérias. Pessoas com esta personalidade de sistema costumam ser mais sensíveis a infecções, e ficam doentes com mais frequência e por mais tempo.
As melhores estratégias para tornar este perfil mais reativo é ter qualidade de sono – com, ao menos, sete horas diárias –, praticar exercícios físicos regularmente e dedicar um tempo à interação social. Além disso, a dieta deve ser rica em alimentos com zinco e vitamina C e cogumelos.
Confuso
O sistema imunológico confuso é aquele que ataca a si mesmo por não conseguir diferenciar os agentes patogênicos das células saudáveis. Há a possibilidade de causar complicações mais sérias à saúde, com problemas na pele, articulações, cérebro, intestinos e coração.
Neste caso, o médico recomenda a realização de exames para verificar os níveis de vitamina D e ômega 3, podendo ser indicado a suplementação. Invista também no consumo de probióticos e evitar a ingestão excessiva de açúcares e o uso indiscriminado de antibióticos.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.