Cabelos sem vida? Expert Daiane Matos ensina como evitar fios porosos
Você já sentiu os fios de seu cabelo sem brilho e maciez? Isso pode ser um sinal de porosidade capilar. Veja como tratar
atualizado
Compartilhar notícia
Você já sentiu seus fios de cabelo sem brilho e maciez? Ou, ao passar as mãos, teve a impressão de que eles estavam rígidos, ressecados ou com as cutículas totalmente abertas e/ou danificadas? Então, o seu diagnóstico tem grandes chances de ser porosidade capilar, uma condição comum entre muitas pessoas.
Esse efeito indesejado ocorre, principalmente, em razão do uso de equipamentos de calor em excesso, como chapinhas, secador e babyliss. Outros fatores, como a falta de tratamento adequado para o seu tipo de cabelo e a não manutenção de corte das pontas, também acarretam na porosidade dos fios.
Como tratar?
De acordo com a cabeleireira Daiane Matos, para evitar madeixas porosas, o recomendado é fazer, sempre, a manutenção de corte para retirar as pontas. “Indico, também, um tratamento de 15 em 15 dias no salão com a avaliação do profissional e, por fim, um home care, de acordo com a necessidade do fio da pessoa, para manter o tratamento realizado no salão”, fala a profissional.
Leia: Especialista ensina a usar secador de cabelo sem danificar os fios
“Se o seu cabelo está sem vida, sem brilho e sem maciez, além de difícil de arrumar, é porque ela precisando de cuidados”
Daiane Matos
Novos hábitos
Segundo a expert, incorporar novos hábitos na rotina de cuidados capilares e esquecer antigas práticas que não são saudáveis para as mechas auxiliam no combate à porosidade. “Além da redução do uso de ferramentas de calor, o ideal é ter, no mínimo, duas linhas de home care indicadas por seu cabeleireiro no banheiro para ir intercalando o uso”, afirma Daiane.
A profissional ainda sugere aplicar um produto de proteção térmica sempre que for usar algum equipamento de calor, como o secador.
Leia: Sete protetores térmicos que salvam o cabelo
Por fim, Dai Matos propõe realizar umectação com óleo reparador somente no comprimento e nas pontas das mechas à noite, antes de dormir. Essa prática ajuda na recuperação do cabelo.
Afinal, essa é uma condição permanente?
Para a cabeleireira, não. Felizmente, “com disciplina, tudo tem jeito”. Ela, por fim, enfatiza a importância de todos os cuidados listados acima para reverter a situação.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.