Cabelo precisa de protetor solar? Experts contam como proteger os fios
A coluna Claudia Meireles conversou com dois dermatologistas para entender como a exposição ao sol pode afetar a saúde dos cabelos
atualizado
Compartilhar notícia
Na busca por um cabelo saudável e bonito, muitas pessoas se preocupam apenas com os danos causados por secadores, chapinhas e produtos químicos. Mas será que a proteção solar para os fios também não é importante? Para entender melhor como a exposição ao sol pode afetar a saúde dos cabelos, a coluna Claudia Meireles conversou com dois dermatologistas. Eles, então, revelaram os cuidados essenciais para proteger as madeixas.
Segundo o dermatologista Wesley Ferreira, da mesma maneira que a pele sofre com os raios solares, com o cabelo não é diferente. “Os raios UVB são os grandes responsáveis por causar prejuízos para a saúde dos fios. Quando analisamos as mechas, notamos que os principais danos são na estrutura da haste dos cabelos, ou seja, na parte que fica para fora do couro cabeludo”, explica.
Danos causados pela exposição ao sol
Ainda de acordo com o Wesley Ferreira, os raios UVB podem causar ruptura e descolamento das camadas externas do cabelo. “Essa exposição é o que, normalmente, pode acabar resultando nas famosas pontas duplas, que são rachaduras nas pontas dos fios“, explica.
Complementando a visão do especialista, a dermatologista Cynthia Portella alerta sobre os danos causados pela radiação UV à camada de lipídios dos cabelos. “Os lipídios são responsáveis por revestir a haste capilar, conferindo brilho e maleabilidade. Quando há essa ruptura da camada externa de gordura e proteína do cabelo, observamos uma mudança na textura das mechas, que ficam mais secas, opacas e com frizz”, comenta.
Couro cabeludo também precisa de proteção?
Apesar das mechas serem uma grande preocupação quando o assunto é deixar o cabelo bonito e sedoso, não são só elas que sofrem com a exposição solar. De acordo com Cynthia Portella, o couro cabeludo também é impactado negativamente com a incidência de sol sem proteção.
A especialista alerta quanto aos perigos das queimaduras na região, e garante que o tempo no sol pode acarretar em consequências ainda mais graves. “Dependendo de como se dá essa exposição, a pele do couro cabeludo pode desenvolver vermelhidão e ardência. Em casos mais graves, podemos observar o aparecimento de manchas que podem vir a se tornar um câncer de pele”, alerta Cynthia.
Wesley Ferreira também chama atenção para os riscos do desenvolvimento de câncer para um grupo específico de pessoas. “Vemos muitos casos de carcinoma basocelular, as queratoses, e até o temido melanoma, sobretudo, em pessoas idosas e aqueles que enfrentam a calvície”, comenta.
Saiba como cuidar dos fios no dia a dia
Como uma forma de proteger o cabelo dos raios solares, há quem ache que o ideal é utilizar os populares protetores térmicos. Cynthia Portella adverte que esse tipo de produto não garante nenhuma proteção solar. “O protetor térmico protege o fio das altas temperaturas de secadores e chapinhas. Nada tem a ver com a proteção contra os raios UV e UVB”, esclarece.
Segundo a especialista, a melhor maneira de prevenir as mechas dos danos causados pelo sol é buscando por um protetor solar específico para a saúde das mechas. Existem vários produtos no mercado que são formulados especificamente para proteger os fios dos raios UV.
Já para proteger o couro cabeludo, a expert entende que os protetores comuns dão conta do recado. “Para não pesar o cabelo, o ideal é escolher os protetor solar comum, mas que tenham uma textura mais fluida e sem cor”, recomenda.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.