Cabelo dos sonhos: 6 passos para aparar a própria franja em casa
Com as ferramentas e técnicas certas é possível cortar o cabelo em casa, de um jeito descomplicado. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
A franja voltou com tudo, em vários tamanhos e modelos, para agradar desde as mais decoladas até as que estão criando coragem para se arriscar com um novo penteado.
Mas a gente sabe que, em tempos de pandemia, não dá para correr para o salão de beleza a cada duas semanas para aparar as madeixas e que deixar os fios sobre os olhos pode ser um grande incômodo.
Por isso, ensinamos como você mesma pode aparar a franja em casa, em um passo a passo de seis etapas. É totalmente possível aparar o cabelo de um jeito rápido e prático.
Tenha as ferramentas certas
Cortar a franja é fácil, mas é preciso ter as ferramentas certas para alcançar um resultado perfeito. Tenha à mão: grampos ou prendedores de cabelo, um pente fino, um espelho de mão e uma tesoura de corte de cabelo.
A tesoura é a mais importante aqui, então tenha certeza de que ela está nova para garantir um corte regular e evitar pontas duplas no futuro.
Antes de cortar, seque e arrume o cabelo
Para quem não tem prática, a melhor maneira de ter certeza do resultado final é fazer o corte com o cabelo completamente seco e estilizado do jeito que você vai usar no dia a dia, seja ele liso, ondulado ou cacheado.
Assim, você observa o resultado em tempo real, sem correr o risco de ver o cabelo encolher por causa das ondas naturais quando secar.
Prenda o cabelo
Antes de pegar a tesoura, certifique-se de que separou apenas a parte do cabelo que será a franja para não cortar o comprimento das madeixas.
Com a ponta de um pente, desenhe um triângulo desde as extremidades das sobrancelhas até a parte central do cabelo. Quanto mais para trás for o vértice do triângulo, mais grossa será a franja. Depois de separar a mecha com um grampo, prenda o restante do cabelo para trás.
Corte em camadas
Divida os fios em duas ou três camadas horizontais – dependendo da quantidade de cabelo separado na etapa anterior. Corte primeiro a camada superior, mas aos poucos, de baixo para cima.
Com essa técnica é mais fácil corrigir imperfeições. Além disso, cortar a franja toda de uma vez pode deixá-la torta.
Corte para cima
Segure a tesoura com a ponta na direção da raiz do cabelo, levemente inclinada – e não horizontalmente – e corte apenas as pontas do cabelo. Isso vai criar uma linha suave e difusa, que dará à franja um aspecto mais leve e natural.
Agora, se o cabelo que será a franja estiver muito grande, primeiro faça um rabo de cavalo com ele e corte na altura do queixo. Só depois corte para cima.
Camadas graduadas
Faça algumas camadas de cabelo mais longas ao redor do rosto para dar um ar mais suave ao corte e menos simétrico.
Separe uma mecha de cada lado e, usando a franja como guia, faça o primeiro corte na altura do nariz e vá descendo até que as camadas se misturem. Agora você está pronta para arrasar!
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.