Cabeleireiro das famosas, Romeu Felipe ensina a cuidar melhor do loiro
Romeu Felipe deu dicas às morenas que desejam adotar os fios loiros. Ele é o cabeleireiro de Yasmin Brunet, Marília Mendonça e Mariana Rios
atualizado
Compartilhar notícia
Olhar-se no espelho e imaginar dar um up no visual ao mudar a tonalidade das madeixas. Os fios castanhos ou pretos ficarão loiros, talvez da raiz às pontas ou apenas em algumas mechas. Sente-se com vontade de fazer alguma mudança radical? Enquanto não se decide quanto à transformação, a coluna Claudia Meireles conversou com Romeu Felipe, cabeleireiro das famosas. Quem sabe a opinião do expert possa ser o “empurrãozinho” que faltava para bater o martelo e correr ao salão de beleza.
À frente do salão ROM.Concept, em São Paulo, Romeu Felipe tem uma agenda disputadíssima. Ele cuida das madeixas de um leque de celebridades. No grupo de clientes do cabeleireiro estão Cleo, Yasmin Brunet, Manu Gavassi, Marília Mendonça, Luciana Gimenez e Mariana Rios. Todas confiam no expert de “olhos fechados” — e a coluna também. Especialista em coloração, o profissional badalado é referência em loiros.
Etapa inicial
Antes de colocar na mente que quer fazer uma transformação capilar do preto ou castanho para tons de loiro, deve-se primeiro levar em conta alguns tópicos, conforme explica o especialista: “O principal ponto a se considerar é a estrutura do cabelo, verificar se será possível ou não realizar o procedimento de mechas”. As técnicas de trabalho de Romeu Felipe são inspiradas nas madeixas de crianças. Ele cria mechas com o efeito natural, raiz esfumada e contornos claros.
“Sempre realizo um teste de mechas no cabelo de todas as minhas clientes, até mesmo com as de longa data. Com essa tática, eu verifico se o fio está saudável ou não. Quando as madeixas delas quebram ou ficam danificadas com o método, recomendo um protocolo de tratamento de reconstrução de quatro semanas. Após a terapêutica, faço o teste novamente”, endossa Romeu Felipe. O recurso é uma forma de evitar danos capilares.
Tendência
Depois do teste com o fio, o colorista segue para o segundo passo: “Avaliar se o tom escolhido será alcançado em um ou mais métodos”. Segundo Romeu Felipe, quando a cliente está com o cabelo natural e quer desfilar bem loira, é necessário analisar se conseguirá a tonalidade com um único procedimento ou vários. Na avaliação do profissional, o up no visual ficará over se a cor eleita para as madeixas não combinar com o tom de pele.
Eis a questão: como escolher o loiro ideal de acordo com a tonalidade da pele? Tons da raiz do cabelo, da pele e da sobrancelha funcionam como pontos-chave na hora da transformação, esclarece Romeu Felipe. Ele afirma que, atualmente, é tendência ter cabelos claros, mas não tão loiros. “Tenho apostado nos tons de café, chocolate, caramelo e cores com um pouco mais de marrom”, descreve o expert responsável pelos fios de Thássia Naves, Lou Montenegro e Duda Reis.
Fórmulas “mágicas”
Não é segredo que o loiro, por conta do processo de descoloração, debilita os fios. Contudo, o especialista frisa que dá para evitar o desgaste das madeixas ao usar bons produtos ao longo do processo de tingimento. As fórmulas de “excelência” também devem ser utilizadas após o cabelo ganhar uma nova cor. “Aconselho aplicar óleo diariamente, além de máscara e xampu de boa qualidade. Isso evitará que danifique entre um procedimento e outro”, ensina Romeu Felipe.
Ao defender o uso de produtos de qualidade, Romeu Felipe listou cinco fórmulas “mágicas” que toda loira deve ter em casa para manter a tonalidade e os fios saudáveis. Alguns dos itens trazem a etiqueta da Wella Professionals, marca da qual o cabeleireiro é embaixador global. O SP Luxe Oil Reconstructive Elixir recupera as madeixas danificadas, frágeis e ressecadas.
Também da Wella Professionals, o xampu e a máscara de tratamento sugeridos pelo expert em loiros integram a linha Fusion. O primeiro produto ajuda a revigorar os fios dos danos mais profundos. A fórmula faz uma limpeza no cabelo sem comprometer a saúde capilar. Já o segundo item deixa as madeixas até 95% mais resistentes, além de revitalizar as camadas fragilizadas por agressões antigas.
Pertencente à linha Penetraitt da marca Sebastian Professional, o xampu indicado fortalece a fibra capilar proporcionando maior resistência e elasticidade ao cabelo. No rótulo, consta a informação que o produto deixa as madeixas macias. Romeu Felipe sugeriu uma máscara de tratamento da mesma etiqueta. Ao agir na retenção de umidade dos fios, a fórmula impede o ressecamento deixando radiantes.
Fios saudáveis
A depender da saúde dos fios, em alguns casos o profissional indica fazer um protocolo de nutrição e reconstrução quatro semanas antes da descoloração. O método terapêutico aconselhado pelo colorista visa impedir as madeixas da clientela de ficarem prejudicadas com o método das mechas. Ao utilizar os produtos recomendados por Romeu Felipe, as fórmulas irão proteger o cabelo entre um procedimento e outro.
O tempo de pausa entre coloração é de quatro meses, no mínimo. Caso prefira apostar em madeixas mais naturais, o período aumenta para seis meses. “Depende do estilo de mechas da cliente”, ressalta Romeu Felipe. Lembrando que a maior contraindicação às adeptas do loiro é entrar em uma piscina. “Além de deixar o cabelo verde, o cloro danifica e impede o retoque das mechas, pois os fios estão prejudicados”, explica.
De acordo com o profissional, um grande mito relacionado ao tom loiro é que a progressiva contribui com a restauração dos fios. Ledo engano, enfatiza Romeu Felipe: “Na verdade, ocorre exatamente o contrário. Além de danificar as madeixas, o procedimento sela o cabelo, impedindo de hidratá-lo”. Ele completa: “A cliente com mechas deve usar óleo diariamente e hidratar, no mínimo, uma vez por semana, sempre intercalando nutrição e reconstrução.”
A seguir, confira algumas transformações das famosas. Elas adotaram o visual loiro e moreno por um tempo.
Como prefere as celebridades com as madeixas claras ou escuras?
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.