Cabeleireiro das famosas revela cortes e tendências que rejuvenescem
Queridinho das celebridades, o especialista tem agenda disputada por Luiza Possi, Niina Secrets, Fernanda Nobre e Aline Campos (ex-Riscado)
atualizado
Compartilhar notícia
Cuidar da pele, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física são hábitos que funcionam como pílulas antienvelhecimento, mas também dá para rejuvenescer a fisionomia por meio de cortes de cabelo. Quando o assunto são as madeixas, ninguém melhor que o cabeleireiro Eron Araújo para desvendar as tendências capilares do momento. Queridinho das celebridades, o especialista tem agenda disputada por Luiza Possi, Niina Secrets e Aline Campos (ex-Riscado).
Ao seguir Eron no Instagram e se deparar com os visuais das famosas, a Coluna Claudia Meireles resolveu requisitar o cabeleireiro para saber quais modelos têm o potencial de dar um up na aparência, funcionar como o efeito Peter Pan e, claro, deixar por dentro das tendências. O expert da Amend Cosméticos atende em um salão homônimo na capital paulista. Na bio da rede social, ele se descreve como Hair Artisan (Artesão de Cabelo, em tradução do inglês).
De acordo com o profissional, existem cortes que rejuvenescem independentemente da textura. “Eu sempre recomendo às clientes mais maduras que o comprimento nunca deve passar da saboneteira”, explica. Para o especialista, o tamanho médio é chique e elegante, entretanto, depende “muito” da personalidade de cada cliente. Em relação aos fios lisos, Eron considera “perigoso” deixar bastante longo: “Peço para que não passe da altura dos seios”.
Fora a personalidade da cliente, cortar as madeixas requer levar em consideração o formato do rosto. Segundo o hair stylist, compreender quais modelos combinam com determinada estrutura da face vai além de avaliar a angulação da testa, bochecha e queixo. “Temos de entender o lifestyle da pessoa, visagismo e um pouco da altura e peso. Nós conseguimos fazer uma análise na hora de fazer o corte certo para cada pessoa”, defende.
Franja
Almeja parecer mais jovem? Uma das soluções encontradas é adotar a franja. O cabeleireiro garante que o corte “tem um potencial enorme de rejuvenescer”, mas há duas condições: “Desde que não seja uma franja colegial ou robusta com muito cabelo”. Eron destaca ser importante deixar o modelo mais despojado a fim de espantar qualquer indício de uma imagem infantil.
“Existe uma variedade de formatos de franjas que podem ser escolhidos, como diagonal, cortininha e mais ralinha”, comenta o expert. Ele complementa: “Sempre importante deixar a franja mais irregular e desfiada para não trazer a forçação de barra do aspecto colegial e infantil em uma mulher mais velha”. Ele aconselha que o corte deve trazer leveza, movimento e realçar a personalidade da cliente. “Esses fios na testa vão dar uma rejuvenescida”, sustenta.
Atemporal
Por vezes visto como clássico, o bob é o corte mais atemporal, conforme enfatiza o hair stylist de Rafaela Mandelli, Gaby Amarantos, Fernanda Nobre e Mônica Salgado. “Ele vai e volta. Nesses tempos mais contemporâneos, ganha mais leveza e movimento com as franjas, justamente para não trazer esse lado tão sério do clássico”, salienta.
Eron ressalta que cortes clássicos podem envelhecer a fisionomia, contudo, para o modelo se tornar atemporal requer aprimorá-lo. “Precisa sempre trazer esse toque de leveza e jovialidade a fim de não ficar tão sério”, orienta. Ele sugere adicionar uma leve ponta ou optar pelo estilo repicado ou todo assimétrico. “É um comprimento que eu amo, mas dando essa pinçada de modernidade no cabelo”, indica.
Quando se depara com modelos clássicos, o expert tende a acionar as vantagens do side bob. “Quando eu o recomendo é por ser difícil propor um pixie cut, corte que traz à tona as marcas e sinais da idade”, admite Eron. Na avaliação do especialista, um modelito curto precisa ter cabelo, um pouco caindo na orelha, na testa e cobrindo a nuca, independentemente da textura. “Isso traz um toque que ajuda a mulher a rejuvenescer”, endossa.
“Eu não sou daqueles [profissionais] que a mulher vai envelhecendo e encurtando o cabelo. O curto para mim é um side bob, algo mais curtinho, mas com essa preocupação do contorno do rosto e da cabeça. Isso faz toda a diferença na hora de escolher um corte para a mulher mais madura, sempre pensando na testa, nuca e orelhas”, frisa Eron Araújo, nome à frente de um salão visitado por famosas.
Tendências
De acordo com Eron Araújo, a tendência que promete fazer as madeixas femininas brilharem durante o verão está relacionada ao bem-estar pessoal. “A mulher tem de se sentir bem e confortável. Assumir os fios que possui com bons produtos e a textura usando sempre um finalizador de qualidade”, esclarece o hair stylist.
Quando a clientela recorre à expertise de Eron, o cabeleireiro busca deixar os cortes com o ar despojado. “Independentemente de ser liso, longo, curto, cacheado ou crespo, todos precisam dispor de um pouco de leveza e, também, de agressividade para não ficar tão formal. Afinal, um cabelo muito sério envelhece”, reforça.
Com a finalidade de trazer o lado rejuvenescedor em qualquer corte, o hair artisan desenvolveu uma técnica que une leveza, praticidade e fios irregulares. “Dá uma força para a mulher”, insiste.
Sobre o especialista
Eron Araújo começou a cortar cabelo “praticamente quando criança”. “Eu considero que a partir dos 12 anos já tinha certa habilidade. Comecei com a minha família e, depois, os amigos da escola”, rememora. Ele lembra que era “completamente intuitivo”. Aos 18 anos, o expert passou a trabalhar em um salão profissional, próximo da casa onde morava. Tempos depois, o cabeleireiro migrou para um estúdio na cidade paulista de Pacaembu.
“Era um salão afro e foi muito importante porque aprendi sobre texturas”, recorda Eron em bate-papo com a Coluna Claudia Meireles. Em busca de aumentar a bagagem profissional, o cabeleireiro integrou a equipe de um conhecido salão paulistano chamado Vizzone. O espaço ficava em uma área nobre de São Paulo. O especialista conquistou tanto uma cliente a ponto dela fazer propaganda para um renomado hair stylist.
“Ela era uma cliente muito fiel do Celso Kamura, mas fazia escova comigo toda semana. Um dia, a convenci de cortar comigo. Ela aceitou e foi retocar a cor com o Celso, que adorou o corte. A partir disso, minha carreira deslanchou. Ele me convidou para trabalhar com ele. Naquela época, o mercado editorial estava muito em alta”, lembra Eron Araújo.
O expert em cortes define o trabalho com Celso Kamura como “um grande laboratório”. Juntos, eles faziam desfiles e chegaram a produzir a beleza de modelos no São Paulo Fashion Week. Em seguida, ele aceitou o convite de Wanderley Nunes, cabeleireiro à frente do Studio W. Em 2011, Eron resolveu abrir o próprio salão, instalado no Jardim Paulistano. “Há exatamente 11 anos e meio estou como empreendedor e com projetos futuros”, conta.
Novidades
Em breve, Eron abrirá um novo espaço com ideias diferentes e conceitos mais contemporâneos, conforme argumenta: “Estou tentando fazer um salão que fale mais das nossas necessidades, não só englobe a beleza, mas todo o ciclo que faz parte da nossa natureza, vivência e dia a dia”. Ele confidenciou: “Será um ambiente bem inovador e cheio de detalhes que farão a diferença no atendimento, serviço e resultado final.”
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.