metropoles.com

Cabeleireiro das famosas ensina a cuidar melhor das madeixas no frio

Queridinho de famosas, como Nicole Bahls, Luísa Sonza e Mileide Mihaile, Nill Vale revelou táticas preciosas para manter os fios saudáveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
Nill Valle e Nicole Bahls
1 de 1 Nill Valle e Nicole Bahls - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Olhar-se no espelho e perceber que o cabelo está detonado. Enquanto os mais relaxados colocarão a culpa nos produtos utilizados, os atenciosos irão pensar e pesquisar os reais motivos que deixaram os fios opacos, secos e sem vida. Fica o lembrete: os cuidados com a cabeleira mudam conforme a estação. Por ser época de inverno, a temperatura em solo tupiniquim despencou e quem sofre com as alterações climáticas são as madeixas, do couro cabeludo às pontas.

Lidar com a mutação dos fios durante o inverno requer cuidados simples e rotineiros, conforme explica o cabeleireiro Nill Vale em entrevista à coluna Claudia Meireles. Ao longo da conversa, o profissional queridinho de famosas, como Nicole Bahls, Luísa Sonza e Mileide Mihaile, compartilhou táticas preciosas e ensinou como manter as madeixas saudáveis ao longo das estações frias. As dicas do expert te ajudarão a manter o cabelo radiante. Confira!

5 imagens
Um dos trabalhos impecáveis do expert
Nill Vale atua em um salão da capital maranhense
O cabeleireiro é expert em mechas loiras
O especialista compartilha os trabalhos no perfil homônimo do Instagram
1 de 5

Luísa Sonza e Nill Vale

@nill.vale/Reprodução/Instagram
2 de 5

Um dos trabalhos impecáveis do expert

@nill.vale/Reprodução/Instagram
3 de 5

Nill Vale atua em um salão da capital maranhense

@nill.vale/Reprodução/Instagram
4 de 5

O cabeleireiro é expert em mechas loiras

@nill.vale/Reprodução/Instagram
5 de 5

O especialista compartilha os trabalhos no perfil homônimo do Instagram

@nill.vale/Reprodução/Instagram
Xô, preguiça!

Tem dias em que a preguiça de lavar o cabelo fala mais alto, principalmente quando as temperaturas estão baixas. Como forma de evitar sentir mais frio, é comum prolongar a periodicidade da higienização, mas Nill deixa avisado que o hábito pode vir a prejudicar a saúde das madeixas: “Não podemos deixar de lavar. É essencial manter na rotina do dia a dia os cuidados capilares para os fios ficarem bonitos e saudáveis”.

De acordo com o embaixador da marca Truss, fios ressecados devem ser lavados a cada dois dias. “A falta de limpeza dos cabelos pode ocasionar problemas no couro cabeludo. Por exemplo, ao deixar de higienizá-los no período aconselhado, há uma elevação da produção de oleosidade, que se acumula na raiz e entope os bulbos capilares.” Consequentemente, o hábito provocará coceiras, dermatite seborreica e até mesmo queda. “No geral, indica-se fazer a lavagem das madeixas dia sim, dia não”, recomenda.

Nill Vale e Romeu Felipe
Nill Vale com a fonte de inspiração, o cabeleireiro Romeu Felipe

Em contrapartida, deixar os fios molhados também pode gerar grandes transtornos. “Ao lavar o cabelo, tenha atenção para garantir que desde a raiz até as pontas fique bem seco”, orienta Nill, profissional requisitado por celebridades. Segundo o cabeleireiro que atua no salão Drili Beauty House, em São Luiz do Maranhão, dormir com couro cabeludo e fios úmidos é um verdadeiro pecado. O hábito provoca mau cheiro, além do surgimento das temíveis caspas.

Cuidado!

O xampu a seco garantiu espaço na nécessaire de mulheres e homens por causa da praticidade. Em razão da crescente popularidade, o produto está disponível nas prateleiras em diferentes etiquetas. A fórmula tem como finalidade absorver o excesso de oleosidade do couro cabeludo e dos fios. Entretanto, deve-se evitar o uso do item no decorrer do inverno, conforme adverte Nill Vale.

Segundo o cabeleireiro, aplicar o xampu a seco nas madeixas durante as estações frias não é um erro, mas os usuários precisam manter cautela quanto à quantidade e periodicidade. “Em excesso, o produto pode provocar irritações no couro cabeludo e dermatite seborreica. Nesses casos, deve-se interromper o uso imediatamente.”

Nill Vale com Mileide Mihaile
Nill Vale embelezou Mileide Mihaile

Devido ao clima frio, os fios costumam acumular mais oleosidade e, por isso, os experts orientam higienizar as madeixas a cada dois dias. Quem troca a limpeza correta pelo xampu a seco irá prejudicar o cabelo, pois o produto não age diretamente no couro cabeludo nem faz a higienização necessária. “É um produto desenvolvido para aqueles dias ou situações que requerem praticidade, ou quando de fato não pode lavá-los”, salienta o embaixador da marca Truss.

Alerta máximo!

Não é segredo que tomar banho com água quente prejudica as madeixas. Embora o recado já tenha sido dado pelo profissional e em outras reportagens da coluna Claudia Meireles, Nill Vale prefere frisar, afinal, o mau hábito continua sendo praticado nas estações frias: “De forma alguma pode-se lavar o cabelo com água quente, porque a alta temperatura causa o ressecamento dos fios, sensibiliza o couro cabeludo e abre as cutículas, danificando-as”.

Nill Vale e Nicole Bahls
O especialista em madeixas com Nicole Bahls

O resultado da mania de lavar o cabelo com água quente? Madeixas danificadas. De acordo com o especialista em mechas personalizadas, os fios dão sinais de que não estão saudáveis no período invernal, e a culpa está na temperatura da água do banho:

Devido à baixa umidade do ar, os cabelos ficam opacos, quebradiços, ásperos e sem brilho. Isso nada mais é que o resultado do uso contínuo de lavagem com água quente. Sabemos que o uso da água nessa temperatura ocorre por conta do clima frio. Não se deve ter o hábito de lavar as madeixas excessivamente com água quente, por prejudicá-las da raiz às pontas. Inclusive, o couro cabeludo pode apresentar descamações

Nill Vale, cabeleireiro

O cabeleireiro sucesso na capital maranhense instrui começar a lavagem com água morna e finalizar com a fria. O macete propicia a vasoconstrição, ou seja, técnica de resfriamento capaz de evitar a desidratação dos fios, sem contar que aumenta maciez, brilho e disciplina. Somado ao truque, recorrer ao poder da hidratação capilar.

Nill Vale
O profissional deu dicas para cuidar dos fios no inverno
Fórmulas ideais

Nill não só ensinou como cuidar dos fios em estações frias como também elencou cinco fórmulas capazes de contribuir com a saúde das madeixas ao longo do período. Na lista, constam: xampu anticaspa, condicionador, máscara intensiva, óleos finalizadores e protetor térmico. “Esses produtos ajudam na limpeza, hidratação, maciez, brilho, fechamento de cutícula e proteção térmica”, esclarece o expert.

Queridinho de Nicole Bahls e Luísa Sonza, o especialista em loiro com mechas personalizadas deu detalhes das propriedades dos produtos e qual será o resultado após a aplicação: “As fórmulas agem de maneira que os cabelos fiquem limpos do couro cabeludo às pontas, sem causar danos para os mesmo. Atuam diretamente nos fios ao devolver nutrientes, evitar o ressecamento, acabar com as pontas duplas e preveni-los de futuras agressões”.

Enquanto os condicionadores nutrem e fecham a cutícula do cabelo, os óleos capilares selam a fibra das madeixas. Aos adeptos do uso constante de chapinha, babyliss ou secador, apostar em fórmulas com proteção térmica é fundamental, em especial, na temporada de baixas temperaturas, conforme ressalta Nill Vale: “Previne o ressecamento dos fios ao serem expostos à luz solar ou fontes de calor externas”. No frio, os aparelhos são requisitados com maior frequência.

Nill Vale
O cabeleireiro é embaixador da Truss, marca de produtos para cabelo

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?