metropoles.com

Brasilienses fazem excursão para Itália em homenagem a Anita Garibaldi

Liderado por Cosete Ramos Gebrim, o grupo conheceu monumentos dedicados à revolucionária catarinense e a seu companheiro, Giuseppe Garibaldi

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cortesia
Cosete-Ramos-Gebrim-Anita-Garibaldi-4-CAPA
1 de 1 Cosete-Ramos-Gebrim-Anita-Garibaldi-4-CAPA - Foto: Cortesia

Há poucas semanas, um grupo de brasilienses liderado por Cosete Ramos Gebrim, presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (Ama Brasília), embarcou para Roma, na Itália, com a missão de homenagear Anita Garibaldi. A revolucionária catarinense é reconhecida como heroína pelo Brasil e pela Itália, país de origem de seu companheiro, Giuseppe Garibaldi.

Membros da Ama Brasília e do Instituto Anita e Giuseppe Garibaldi do Rio Grande do Sul, cuja presidente é a historiadora Elma Santana, estavam juntos na Caravana Anita Garibaldi do Brasil. Eles visitaram os principais monumentos que homenageiam o casal que lutou pelos dois países.

Tetraneta de Anita, Constanza Garibaldi participou do encontro ao lado de Rosalva Lombardo, Maria Cristina Pena Montes, Viviane Goulart, Edilene Vasconcelos e Liliane de Aquino Queiroz. Eles prestaram uma homenagem em frente à estátua Anita Garibaldi, na Colina do Gianicolo.

Aos pés do monumento, Cosete deixou água, terra e pedrinhas vindas do Brasil e agradeceu à Anita pela mulher que ela foi. Por fim, os participantes deram as mãos e repetiram a frase: “Somos todos Anita Garibaldi!”.

Cortesia
O grupo se reuniu no monumento

 

A presidente da Ama lembra do momento com entusiasmo. “Foi um dia glorioso, no qual o passado se uniu ao presente; e o Brasil se juntou à Itália na homenagem à maior heroína do Brasil, Anita Garibaldi, e ao maior herói da Itália, Giuseppe Garibaldi”, enfatizou.

Completando o passeio italiano, o grupo se reuniu com o prefeito da comuna italiana de Aprília, Antonio Terra. A turma também visitou a casa em que Giuseppe Garibaldi viveu e prestou uma homenagem a ele na Ilha de Madalena. Novamente, Cosete deixou água, terra e pedrinhas do Brasil nos monumentos.

A presidente da Ama enfatizou que estava saudando o herói da Revolução Farroupilha do Rio Grande do Sul. “Para a nossa alegria, o discurso foi muito aplaudido pelos italianos presentes”, contou.

Confira os cliques da viagem:

Getty Images
Monumento à Anita Garibaldi

 

Cortesia

 

Getty Images
Detalhes do monumento

 

Getty Images
Ele chama atenção pelas dimensões

 

Cortesia
Cosete Ramos Gebrim

 

Cortesia

 

 

Cortesia

 

Cortesia

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?