Brasília recebe 1º Congresso da Felicidade no Museu Nacional
AMA Brasília promoveu o 1° Congresso da Felicidade com palestras de Leandro Karnal e do ex-ministro do Butão Thakur S. Powdyel
atualizado
Compartilhar notícia
Pioneira e presidente da AMA Brasília, a professora doutora Cosete Ramos, conhecida por ser sinônimo de alegria, idealizou o 1º Congresso da Felicidade de Brasília. O evento, realizado no Museu Nacional da República nessa terça-feira (13/8), contou com palestras e outras atrações gratuitas sobre a ciência da felicidade.
Com o intuito de transformar Brasília na capital da felicidade, o congresso convidou grandes referências sobre o tema para palestrarem, como Leandro Karnal, Luiz Gaziri, Celina Joppert, Sálua Omais e o responsável por implementar o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) no Butão, o ex-ministro Thakur S. Powdyel.
“Nós abrimos caminho para Brasília se tornar esse local maravilhoso desde o dia em que chegamos aqui, em 21 de abril de 1960. Trilhamos o caminho vagarosamente, mas com a certeza de que essa capital construída com ânimo e entusiasmo do JK pode dar mais passos à frente”, conta Cosete Ramos, que planejou a iniciativa durante a pandemia de Covid-19.
Além disso, na ocasião, foi inaugurada a Vila da Felicidade e a galeria de arte com 10 obras premiadas sobre o tema Brasília Capital da Felicidade, realizado pela Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMA Brasília).
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o professor, historiador, escritor e palestrante Leandro Karnal falou sobre a relação entre a felicidade e a filosofia.
“O que a filosofia pode ensinar não é um caminho para a felicidade, mas as perguntas corretas para eu não ser infeliz a partir de um código alheio e estranho a mim. Isso é o essencial”, destaca.
Confira a entrevista na íntegra:
Mente por trás da criação da Felicidade Interna Bruta (FIB) como indicador do desenvolvimento dos países, o ex-ministro do Butão, Thakur S. Powdyel, em conversa com a coluna, elogiou a recepção dos brasileiros. “Você se sente muito bem-vindo. As pessoas são tão calorosas, tão alegres, atenciosas e corteses”, afirma.
Durante entrevista, Powdyel ainda destacou elementos em comum entre o Brasil e o Butão. O expert ressaltou que as duas populações buscam a felicidade, o bem-estar da humanidade, a integridade de nosso planeta, a paz e a segurança.
“O que me faz feliz é, de fato, a paz ao meu redor e além de mim, a amizade entre as pessoas, a boa vontade, a confiança e a busca comum pela humanidade, pela paz. O que realmente me deixa feliz é a solidariedade humana”, diz Thakur S. Powdyel.
O autor e especialista em comportamento Luiz Gaziri também participou dos talks e ressaltou a importância da ciência da felicidade, principalmente para organizações e empresas.
“Existem fatores que são universais da felicidade, que os cientistas estão descobrindo há mais de 30 anos. Com essas descobertas, temos um guia melhor para saber aquilo que fazemos no nosso dia a dia, que vai se traduzir verdadeiramente em felicidade, ao invés de ficar tentando outras coisas que não vão trazer aquilo que a gente quer”, defende.
A consultora e curadora de conteúdo certificada em psicologia positiva Celina Joppert também discursou no congresso e salientou a generosidade e a gentileza como dicas para alcançar o bem-estar. “A ciência traz essa parte que é mais concreta, de como a gente pode, intencionalmente, produzir felicidade e aumentar o nosso nível de bem-estar”, afirma.
A secretária da Mulher do Distrito Federal Giselle Ferreira foi outro nome que participou do Congresso da Felicidade e se mostrou esperançosa com o futuro da capital, principalmente para as mulheres. “Brasília tem tudo para ser além da capital da felicidade”, celebra.
A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) ressaltou a importância de manter a felicidade na hora de enfrentar os problemas. “A felicidade transforma o ambiente, transforma o ser. Hoje, depois da pandemia, infelizmente, nós tivemos muitas doenças mentais, então é muito importante que a gente fale da felicidade”, diz.
Para finalizar o dia, os presentes ainda puderam aproveitar o animado show de rock do bloco carnavalesco Eduardo e Mônica.
Confira os cliques de Luh Fiuza:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram