Brasília, 61! Personalidades locais fazem surpresa à capital federal
Fernanda Gonzaga, Gustavo Moreno, Júlia Zardo e Jorge Salomão homenageiam o aniversário de Brasília com surpresas exclusivas. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
A advogada e poeta brasiliense Fernanda Gonzaga carrega Brasília como sua cidade do coração. Autora da obra literária Até Onde Vai a Rima, lançada em julho de 2019, ela foi convidada pela coluna Claudia Meireles para homenagear o quadradinho brasileiro por meio das palavras. A missão, vale destacar, não foi difícil: o texto, que você lê abaixo, ficou pronto em 20 minutos.
Escrever é algo espontâneo para Fernanda, que traduziu em versos a admiração que tem pela capital federal.
“Eu amo tanto Brasília que queria tê-la visto nascer. Ter palpitado o tamanho das vias. Inaugurado as tesourinhas”
Fernanda Gonzaga
Sob o olhar da fotografia
O poema nos serve de prefácio para este singelo cortejo a Brasília, aniversariante do dia. Cidade desenhada pelas mãos de um homem, que, em seus moldes de avião, o quadradinho se tornou a casa de muitos brasileiros.
Capital da política, economia, cultura e esperança, Brasília é bela e suntuosa. À vista disso, a coluna Claudia Meireles, brasiliense de corpo e alma, também convidou o fotógrafo conterrâneo Gustavo Moreno, com mais de 22 anos de experiência. Moreno guarda diversos prêmios, e sempre esteve presente para registrar os eventos mais memoráveis da cidade.
“Quando me foi pedido para fazer um ensaio de Brasília sob o meu olhar, eu pensei, primeiramente, em fazer essas fotos em preto e branco, devido ao que estamos vivendo agora, com a pandemia. A cidade está diferente, um pouco triste e sem cor. Tentei fugir um pouco do clichê, com fotos diferentes, de ângulos diferentes, iluminação diferente, horários diferentes. Mas não dá para fugir dos monumentos porque Brasília é arquitetura”
Gustavo Moreno
Confira, a seguir, as imagens captadas pelo profissional especialmente para o aniversário da cidade:
Sob o olhar da arte
A artista e arquiteta Júlia Zardo não poderia ficar de fora desta homenagem à capital. Dona de mãos habilidosas, a jovem encanta todos com seus desenhos e pinturas apaixonantes. A convite da coluna, ela presenteou Brasília com duas criações feitas à mão. As obras são tinta sobre papel no tamanho de 42 cm x 59 cm.
“Brasília é um museu de esculturas arquitetônicas a céu aberto, um céu de cores únicas. Impossível não se apaixonar por suas formas, por seu verde e sua luz. Impossível não se inspirar aqui”
Júlia Zardo
Confira o resultado:
Sob o olhar da música
O empresário e produtor musical Jorge Salomão é um nome de peso na cidade. Mente por trás de variados eventos que movimentam a região, ele foi convocado pela coluna para desenvolver uma playlist que celebra Brasília da melhor maneira. São 32 títulos que demonstram o orgulho de morar na capital.
Jorge pensou em artistas mais novos e jovens, alguns em ascensão e outros que “explodiram” recentemente. A playlist é eclética e conta nomes que poucos conhecem. “Minha ideia é mostrar para Brasília o que temos aqui”, diz o produtor.
“Brasília é a minha casa. Eu nasci aqui, cresci aqui, aprendi a tocar aqui, vendo música aqui… É um polo artístico muito grande. Está deixando de ser uma cidade misturada e sem identidade e personalidade. A cidade tem potencial para ser vista, de fato, como a capital do Brasil, uma referência muito grande, principalmente na área da música”
Jorge Salomão
Aperte o play e se jogue:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.